quarta-feira, 30 de março de 2011

TONY É O MAIS NOVO PAPAI DA CIDADE


Nasceu ontem no Hospital regional de Currais Novos a filhinha do nosos amigo Tony Macêdo e pela alegria do papai a filha deve ser linda.Parabéns Tony de todos nós seus amigos e principalmente o pessoal aqui da Secretaria de Turismo e Meio Ambiente.
Se preocupe não, fique tentando que logo chegará os outros filhos que formarão aquele time de futebol que você tanto deseja.Fé em Deus!

PREFEITO AVAMAR VOLTA DE BRASÍLIA CONFIANTE


Depois de sua viagem a Brasília, Avamar Alves retorna a suas atividades e conversou com o blog falou que em Brasília as articulações foram favoráveis para o nosso município, algumas promessas de novos projetos bons surgiram através do deputado Felipe Maia, e apesar da situação não está muito boa com relação aos Recursos (FPM), o Prefeito parece estar mais confiante.
perguntado sobre o Bodofolia (Carnaval fora de Epoca), se vai fazer o sabado e domingo esse ano, Avamar foi bem catégorico:"Olha se tiver como a Prefeitura fazer, no ínicio do mês de abril eu digo, prometo fazer o possível, eu tento fazer tudo para agradar a população, bodoense porém todos sabem que existem limites e regras que têm de serem seguidas". Afirma Avamar.



DO BLOG:È com certeza não será por falta dos pedidos do Prefeito Avamar Alves, da busca, da vontade e articulação do mesmo, que caminhos melhores não se abrirão para o nosso município.

PSE E AÇÕES VOLTADAS PARA AS ESCOLAS DE BODÓ


Ontem dia 29 reuniram-se no auditório da Prefeitura Municipal de Bodó a Secretária de Educação Alesandra Dantas, as coordenadoras e diretores das escolas do município. O tema discutido na reunião foi o evento que a Secretaria de Educação através do PSE ( Programa Saúde na Escola), está promovendo nos dias 26 e 27 de abril na sede e na zona rural do município, uma ação global voltada para todos os estudantes de Bodó.
Inúmeras sugestões foram dadas e aprovadas pela equipe da educação e parceria foi lançada as demais Secretarias Municipais, inclusive a de Saúde, Assistência Social, Turismo e Meio Ambiente.
Na reunião foram apresentadas também as prestações de contas da Secretaria de Educação, principalmente de todo material para uso de todas as escolas locais, comprados com os recursos do PSE.

terça-feira, 29 de março de 2011

GIRASSOL FASCHION MODAS É A MAIS NOVA LOJA DE BODÓ!





Está sendo inaugurada hoje a loja "Girassol Fashion Modas."Com diversidades de roupas para adulto, infanto juvenil e crianças, além de acessórios e outros artigos...
O BODOFOLIA vem ai e você claro vai conhecer a loja e as roupas das marcas:Vankok, Eloá, Kanyon e Sawary Jeens, belíssimas bermudas e camisas para os homens, e roupas exclusivas para as mulheres.
A loja fica situada na rua Ana do Nascimento em Bodó.
Conheça a Girassol Fashion Modas e fique FASHION também.


Organização: Maria e Figuerêdo.

segunda-feira, 28 de março de 2011

I °SEMINÁRIO MUNICIPAL DA JUVENTUDE EM BODÓ


Neste domingo (27) foi realizado o I° Seminário Municipal da Juventude, na Escola Sérvulo Pereira de Araújo em Bodó, os assuntos em foco foram as Políticas públicas voltadas para: Desenvolvimento, Cultura, Meio Ambiente e Religiosidade, na oportunidade foi lançada a Campanha da Fraternidade 2011 que traz o Tema: Fraternidade e a vida no Planeta e o Lema: " A Criação geme em dores de Parto".

O evento contou com a presença de jovens da Comunidade Rural de Macambira, do Sítio São Francisco, de Buraco de Lagoa e os jovens do Grupo "Unidos Pela Paz",(Bodó), D. Lourdes Xavier representou a Igreja Católica, Francisco Walderêdo (diretor da EESPA e Gestor Ambiental Local) representou os Educadores Locais, Aldenôra Silva ( Poder Público) Yslânia e Cleide Macêdo ( Conselho Tutelar), foi um dia diferente, contou com palestras sobre "O perigo das Drogas na Adolescencia", Yslânia Freitas conselheira Tutelar foi a palestrante desse tema, e a Secretária de Turismo e Meio Ambiente Aldenora Silva, conversou com a juventude sobre o tema da Campanha da Fraternidade e Questões Ambientais Locais, Laudiene Pereira coordenadôra do Grupo de jovens de Bodó, apresentou o hino da CF 2011 e animou com louvores e orações os presentes.

Os jovens participantes do evento puderam usar a palavra, alguns demostraram a preocupação com o Meio Ambiente através de apresentações culturais, dinâmicas, de músicas, de discursos e de ações durante todo o dia. O encerramento foi na Igreja de São Pedro com celebração de uma missa por Pe. Josino Raimundo e a participação de toda a juventude e comunidade bodoense.

DO BLOG: Foi tudo excelente, muito organizado, foi um evento ecologicamente correto, bom será se todos aderirem aos ensinamentos de Educação Ambiental e implantarem, multiplicarem, mobilizarem ainda mais outras pessoas. Parabenizo aqui a todos os jovens participantes, principalmente ao Grupo de Jovens "Unidos Pela Paz" de Bodó, a Secretaria Municipal de Turismo e Meio Ambiente foi parceira na realização do evento com grande satisfação e continuará a disposição para outras realizações.

DICA: MOBILIZE VOCÊ TAMBÉM ! Dedique-se, cuide e lute pela vida saudável dos jovens, no momento em que se faz uma mobilização como esta estamos contribuindo muito e exercendo a nossa cidadania. Vejam as fotos.

















terça-feira, 22 de março de 2011

PREFEITO AVAMAR VIAJA À BRASÍLIA PARA ARTICULAR POLÍTICAS PÚBLICAS MUNICIPAIS


O Prefeito de Bodó Francisco Avamar Alves viajou nesta terça feira dia 22 de março para articular Políticas Públicas com os representantes federais.

SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL PROMOVE HOMENAGEM AS MULHERES DE BODÓ


As mulheres de Bodó foram convidadas para um dia especial em comemoração ao dia da Mulher, o evento aconteceu dia 16 de março na ADCB (Associação de Desenvolvimento Comunitário de Bodó), as homenagens foram apresentadas pelas profissionais da Secretária de Assistência Social (CRAS e CREAS) que valorizaram, elogiaram e estimularam todas as bodoenses.

O sanfoneiro Deca do Acordeon animou a mulherada com o forró Pé de Serra, enquanto um café da manhã foi servido, em seguida teve o momento da beleza, quando todas puderam se embelezar fazendo escova nos cabelos, tendo suas unhas feitas e se maquiando.

O Prefeito Avamar Alves e sua esposa Alesandra Dantas juntamente com a Secretária de A. Social Rita do Carmo participaram e levaram também suas homenagens de forma bem especial a todas as mulheres presentes.

VACINAS PARA MAIORES DE 18 ANOS

Hoje em dia estamos cada vez mais vuneráveis a doenças virais, por tanto devemos está protegidos para esses para esses ataques de poderosos virus. Abaixo segue a lista de doenças e suas vacinas. Algumas são encontradas na rede pública.

TRÍPLICE VIRAL:
Contra sarampo, caxumba e rubéola. Uma ou duas doses até os 49 anos,
de acordo com histórico, de forma que todos recebam no mínimo duas
doses. Dose única para homens e mulheres com mais de 49 anos.

HEPATITE A: Duas doses. Não disponível em postos de saúde.

HEPATITE B:
Três doses. Nos postos até os 24 anos. Também são imunizados
indivíduos vulneráveis para a doença, incluindo gestantes,
profissionais de saúde; catadores de lixo, doadores de sangue,
manicures, podólogos, profissionais do sexo e usuários de drogas.

segunda-feira, 21 de março de 2011

O DR. JOSÉ FERNANDES É O NOVO MÉDICO DE BODÓ


A partir desta segunda feira o médico José Fernandes começa a atender no Centro de Saúde de Bodó. Segundo o prefeito Avamar Alves a contratação de um médico para o PSF de Bodó estava muito difícil, as tentativas foram muitas mas como o município só tem um PSF, fica mais complicado encontrar um candidato disposto a aceitar a vaga.
O prefeito reconhece que sem médico as despesas aumentam muito mais, porque o translado de pacientes para outras cidades são constantes, portanto a contratação do Dr. José Fernandes veio em boa hora, de uma vez que no momento era uma das prioridades para o município.


EDUCAÇÃO AMBIENTAL :FAÇA A SUA PARTE!


OFÍCIO Nº 008//2011, em 03 de março de 2011.

Exmº. Sr.

Francisco Avamar Alves

Prefeito Municipal de Bodó

Nesta.

Assunto: solicita aquisição de coletores de lixo reciclável

Senhor Prefeito,

Solicito de Vossa Excelência, que seja autorizado ao setor competente a proceder com a aquisição de 10 (dez) conjuntos de lixeira composto cada um de 4 (quatro) unidades coletoras de lixo reciclável e que seja nas cores verde, amarela, vermelha e azul, totalizando 40 (quarenta) recipientes destinados para instalação nos diversos pontos da cidade de Bodó, com vistas a que possamos adotar na comunidade o processo de coleta seletiva do lixo reciclável (papel, plástico, metal e vidro).

Nossa solicitação justifica-se pelos inúmeros benefícios proporcionados com esse processo, tanto para a cidade como para o meio ambiente, que consiste na separação e recolhimento dos resíduos descartados por empresas e pessoas, onde os materiais que podem ser reciclados são separados do lixo orgânico (restos de carne, frutas, verduras e outros alimentos. No sistema de coleta seletiva, os materiais recicláveis são separados em: papéis, plásticos, metais e vidros, onde sabemos que existem indústrias que reutilizam estes materiais para a fabricação de matéria-prima ou até mesmo de outros produtos, sendo de extrema importância para a sociedade, além de significar uma grande vantagem para o meio ambiente uma vez que diminui a poluição dos solos e rios, sendo de extrema importância para o desenvolvimento sustentável do planeta.

Portanto, são pelas razões justificadoras acima que solicitamos tal aquisição, propondo que os coletores sejam instalados nos setores constantes da relação em anexo, o que esperamos seja o pleito deferido.

Bodó, 03 de março de 2011.

Maria Aldenora da Silva

Sec. Mun. De Turismo e Meio Ambiente

HOMENAGEM A SÃO JOSÉ O PAI DE JESUS


José nasceu provavelmente em Belém, o pai se chamava Jacó (Mt 1,16) e parece que ele fosse o terceiro de seis irmãos. A tradição nos passa a figura do jovem José como um rapaz de muito talento e de temperamento humilde, manso e devoto.

José era um carpinteiro que morava em Nazaré. Com a idade de mais ou menos 30 anos foi convocado pelos sacerdotes do templo, com outros solteiros da tribo de David, para se casar. Quando chegaram ao templo, os sacerdotes colocaram sobre cada um dos pretendentes um ramo e comunicaram que a Virgem Maria de Nazaré teria se casado com aquele em que o ramo se desenvolvesse e começasse a germinar.

Maria, com a idade de 14 anos, foi dada em casamento a José, todavia ela continuou a morar na casa da familia em Nazaré da Galileia ainda por um ano, que era o tempo pedido pelos Ebreus, entre o período do casamento e a entrada na casa do esposo. Foi alí, naquele lugar, que recebeu o anúncio do Anjo e aceitou: “Eis-me, sou a serva do Senhor, aconteça a mim aquilo que disseste” (Lc 1,38).

Como o Anjo lhe havia dito que Isabel estava grávida (Lc 1,39), pediu a José para acompanhá-la a casa da sua prima que estava nos seus últimos três meses di gravidez. Tiveram que enfrentar uma longa viagem de 150 km porque Isabel morava a Ain Karim na Judéia. Maria ficou com ela até o nascimento de João Batista.

Maria, voltando da Judéia, colocou o seu esposo diante a uma maternidade que ela não podia explicar. Muito inquieto José combateu contra a angústia do suspeito e meditou até de deixá-la fugir secretamente (Mt 1,18) para não condená-la em público, porque era um esposo justo. Na verdade, denunciando Maria como adultera a lei previa que fosse lapidada e o filho do pecado morresse con ela (Levitino 20,10); Deuteronomio 22,22-24).

José estava para atuar esta idéia quando um Anjo apareceu em sonho a fim de dissipar os seus temores: “José, filho de David, não temer de casar com Maria, tua esposa, porque aquele que foi generado nela, vem do Espirito Santo” (Mt 1,20). Todos os turbamentos sumiram e não só, antecipou a cerimonia da festa de ingresso na sua casa con a esposa.

Com ordem de um edito de César Augusto que ordenava o censimento de toda a terra (Lc 2,1), José e Maria partiram para a cidade de origem da dinastia, Belém. A viagem foi muito cansativa, seja pelas condições desastrosas, seja pelo estado de Maria já próxima à maternidade.

Belém naqueles dias era cheia de estrangeiros e José procurou em todas as locandas, um lugar para a sua esposa mas as esperanças de encontrar uma boa acolhença foram frustradas. Maria deu a luz ao seu filho em uma gruta na periferia de Belém (Lc 2,7) e alguns pastores correram para visitá-la e ajudá-la.

A lei de Moisés prescrivia que a mulher depois do parto fosse considerada impura, e ficasse 40 dias segregada se tivesse partorido um macho, e 80 dias se uma femea, e depois deveria se apresentar ao templo para purificar-se legalmente e fazer uma oferta que para os pobres era limitada a duas rolas e dois pombos. Se o menino era primogenito, ele pertencia pela lei ao Dio Jahvé. Vindo o tempo da purificação, eles vão ao templo para oferecer o primogenito ao Senhor. No templo encontraram o profeta Simeão que anunciou a Maria: “e também a ti uma espada traspassarà a alma” (Lc 2,35).

Chegaram depois os Magos do oriente (Mt 2,2) que procuravam pelo recém nascido Rei dos Judeus. Vindo ao conhecimento disto, Herodes teve um grande medo e procurou com todos os meios de saber onde estava a criança para poder eliminá-la. Os Magos entanto encontraram o menino, estiveram em adoração e ofereceram os dons dando tranquilidade à Santa Familia.

Depois que eles partiram, um Anjo do Senhor, que apareceu a José, o convidou a fugir: “Levanta-te, pega o menino e a sua mãe e foge para o Egito, e fica lá até que não te aviso quando voltar; porque Herodes está procurando o menino para matá-lo. (Mt 2,13).

José foi logo embora com a familia (Mt 2,14) para uma viagem de mais ou menos 500 km. A maior parte do caminho foi pelo deserto, infestado da numerosas serpentes e muito perigoso por causa dos brigantes. A S. Familia teve assim que viver a penosa experiencia de prófugos longe da própria terra, para que acontecesse, quanto tinha dito o Senhor por meio do Profeta (Os XI,1): “Eu chamei o filho meu do Egito” (Mt 2,13-15).

No mês de Janeiro do ano 4 a.C., imediatamente depois da morte de Herodes, um Anjo do Senhor apareceu em sonho a José no Egito e lhe disse: “Levanta-te, pega o menino e sua mãe e vai na terra de Israel; na verdade morreram aqueles que procuravam matar o menino” (Mt 2,19). José obedeceu às palavras do Anjo e partiram mas quando chegou a eles a notícia que o sucessor de Herodes era o filho Archelao teve medo de ir embora. Avisado em sonho, foi embora da Galileia e foi morar em uma cidade chamada Nazaré, porque assim aconteceria quanto foi dito pelos profetas: “Ele serà chamado Nazareno” (Mc 2,19-23).

La S. Familia, como cada ano, foi a Jerusalém para a festa da Pascoa. Passado os dias de festa, retornando a casa, acreditavam que o pequeno Jesus de 12 anos fosse na comitiva. Mas quando souberam que não era com eles, iniciaram a procurá-lo desesperadamente e depois de três dias, o encontraram no templo, sentado no meio dos mestres, enquanto os escutava. Ao verem ele, ficaram perplexos e sua mãe lhe disse: “Filho, porque nos fez isto? Eis, teu pai e eu, angustiados te estavamos procurando”. (Lc 2,41-48).

Passaram outros vinte anos de trabalho e de sacrifício para José, sempre perto a sua esposa e morreu pouco antes que seu filho iniciasse a predicação. Não viu a paixão de Jesus no Golgota provavelmente porque não teria podido suportar a atroz dor da crocificação do Filho tanto amado.