quinta-feira, 29 de março de 2012

REUNIÃO DE APRESENTAÇÃO DOS PARQUES EÓLICOS REUNIU A POPULAÇÃO DA SERRA DE SANTANA EM LAGOA NOVA

                                           público
                                          Genilson Fagundes (Emater) questionando
                                           Autoridades na formação da mêsa
                                           Geraldo Magela e o vereador josé Airton
                                          Avamar Alves e Assis Silva
                                          Prefeitos: Avamar (Bodó), Assis Silva (Santana) e Erivan (Lagoa Nova)
                                           Geraldo Magela, Zé Airton e Teofanes ( Vereador de LN)
                                         Tinhá com amigos
                                           Elza, Sandra, Lucicárdia, Aucione, Dôra, Raquel e D. Etelvina
Na noite desta quarta-feira (28), a cidade de Lagoa Nova-RN, recebeu pessoas dos municípios de Bodó e Santana do Matos no ginásio poliesportivo João Balão, onde representantes das empresas responsáveis pela construção dos Parques Eólicos "Calangos" 1, 2, 3, 4 e 5, apresentaram todo o projeto, tirando as dúvidas da população serrana.
Os participantes puderam fazer perguntas e uma das mais questionadas  foi  com relação a distribuição de empregos para os três municípios.Segundo os representantes serão gerados 500 empregos no processo de construção dos Parques e na sequencia apenas 30 pessoas darão continuidade a manutenção dos mesmos.
O município de Bodó receberá a maior parte da arrecadação dos impostos, Santana do Matos uma outra parte e o município de Lagoa Nova será o mais beneficiado, tendo em vista que é a cidade polo, Lagoa Nova irá receber todos os equipamentos, a estrada que liga o município a Currais a empresa confirmou refomas para melhorias no acesso aos Parques, prometeram firmar parcerias com a Educação e o Social dos municípios, vai haver uma concentração econômica nas três cidades, o desenvolvimento aumentará principalmente no turismo de uma vez que os Parques serão abertos a visitação.
Quanto a distribuição de empregos muito em breve a empresa disponibilizará o seu pessoal para cada  município com o objetivo de levantar um diagnóstico de cada um deles. Segundo os representantes da Iberdrola dentro de três meses iniciarão os trabalhos de construção e em 2013 será concluido todo o projeto que tem a durabilidade de 20 anos.
Na reunião estavam presentes os Prefeitos de Bodó Avamar Alves, Lagoa Nova Erivan Costa e de Santana do Matos Assis Silva, os Secretários, Vereadores, Presidentes de Câmaras Municipais, Lideranças Políticas e representantes de Associações, além de um grande público todos anciosos por desenvolvimento na região serrana, a imprensa do Seridó e do RN,  marcou presença e cobriu todo o evento.

quarta-feira, 28 de março de 2012

MOBILIZADORES DO SELO UNICEF PROMOVEM REUNIÃO PARA DISCUTIR O SEGUNDO FORUM



  A articuladôra do Selo Unicef, Alesandra Dantas, se reuniu hoje com representantes do CMDDCA ( Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente), do CT ( Conselho Tutelar), e da CPS ( Comissão Pró-Selo), reuniram-se hoje  no auditório Silvestre Soares (PM), com o objetivo de organizar o segundo Forum do Selo Unicef que será realiizado no mês de junho em Bodó.

AVAMAR RECEBE REPRESENTANTES DOS PARQUES EÓLICOS



 O Prefeito de Bodó Avamar Alves, na manhã desta quarta-feira, recebeu mais uma vez representantes dos Parques Eólicos que serão construidos na área rural do município Bodoense.Hoje (28),serão apresentados para toda a população da Serra de Santana o Projeto dos Parques Eólicos numa reunião que acontecerá ás 18:30h no ginásio poliesportivo "João Balão" na cidade de Lagoa Nova.

terça-feira, 27 de março de 2012

TORNEIO NA SERRA DE SANTANA REUNIU AMIGOS NO FINAL DE SEMANA

                                          Tinhá, Tony, Netinho e Zé Airton
                                         Bebé, Sidy, eu, Aucione,Lucimar, Zé, Nilsinho, Guducha, Tinhá, Tony Macêdo, Dedé e Chaguinha. 

                                           Rosicleide e Daniel do blog: Lagoa Nova Verdade
                                          Competidores
                                           Ranyery Guimarães, Tinhá e Ivanês
                                           Daniel, Tinhá e Rany
                                           Tinhá, Rany, João Felix e Dapaz
                                           Rany e Tinhá
                                          O empresário "Netinho " recepcionando os amigos

                                          O amigo Zé Airton, Nilsinho e Tinhá
                                          Zé Airton, eu e Nilsinho
                                          Zé, Nilsinho, Lucimar, eu , Guducha e Tinhá
                                          Toda a turma e Netinho

Neste domingo foi realizado um torneio na Comunidade Cabeço dos Ferreiras na residência de Ivanês. O torneio foi organizado pelo amigo Daniel do blog "Lagoa Nova Verdade", por sinal muito simpático o jovem que pretende disputar uma cadeira na Câmara Municipal de Lagoa Nova.
No evento podemos reencontrar vários amigos e amigas e aproveitamos o momento para desfrutar das companhias agradáveis de todos, coisa que devido a correria do cotidiano torna-se dificil de acontecer, no entanto agente pode comprovar nesses momentos que o mais importante em nossa vida é justamente isso: Compartilhar momentos especiais ao lado de pessoas especiais.

PRÉ-CANDIDATOS DO PMDB PRESTIGIAM EVENTO DO PARTIDO ONDE ORIENTOU POSTULANTES NA PARTE JURÍDICA


2226
Do Seridó, muitos candidatos à reeleição e pré-candidatos prestigiaram a reunião do PMDB, comandada pelo deputado federal Henrique Eduardo Alves, no Hotel Monza, em Natal.

Candidatos à reeleição, os prefeitos Jackson Dantas (São José do Seridó), Padre Jocimar Dantas (Jardim do Seridó) e Aníbal Pereira (São João do Sabugi). Entre os pré-candidatos presentes: Milena Galvão (Currais Novos), George Queiroz (Jucurutu), Joci Lins (São Vicente), Isaías Cabral (Acari), Tida Pantaleão (Carnaúba dos Dantas), Adriano Gomes (Santana do Seridó), Dona Gracinha Dantas (Lagoa Nova), Marcelo Porto (Bodó), Professor Tico (Tenente Laurentino Cruz), além de lideranças de Cruzeta (Geraldo Alves), Alberto Araújo (Jardim de Piranhas), Neto Laurentino (Florânia), Júnior de Janúncio (Florânia),  Álvaro Melo (Cerro Corá), entre outros.

MINISTÉRIO PÚBLICO ELEITORAL FRISA QUE BLOGS E SITES NÃO DEVEM PROMOVER SÓ UM CANDIDATO, POIS PODEM RESPONDER PROCESSOS.

Ainda na entrevista que concedeu aos blogueiros Josimário Nunes (A Fonte) e Gilvan Cabral, ambos de Jardim do Seridó, a promotora da Comarca de Jardim do Seridó, que abrange também Ouro Branco, Polireda Madaly Bezerra de Medeiros também comentou possíveis infrações de Blogs e sites durante a cobertura das eleições 2012.
Quais são as orientações com relação ao mundo virtual, blogs, sites nessas eleições?Inicialmente as notícias devem ser veiculadas sem a intenção de promover candidatos, até por que o responsável pode ser processado. A liberdade de imprensa existe, mas os profissionais da imprensa devem observar as leis que existem no Brasil. Informem, façam suas críticas, mas sempre dentro das leis. É preciso acima de tudo respeito às partes. Informem as notícias da campanha, do pleito eleitoral sem promover candidatos. A liberdade de imprensa é extremamente importante, mas tem limite. Dessa forma, os donos de blogs, sites tem o direito de informar só que devem respeitar a Lei.
O espaço dado a determinado candidato deve ser igual para o outro candidato, seria isso?Na verdade, antes de 2010 a lei não permitia nenhum tipo de manifestação política antes do pleito eleitoral. Houve uma mudança nas eleições passadas e ficou acertado que é possível pré-candidatos compareçam a programas de rádio, TV, jornais, blogs, desde que seja dado o direito igual aos outros.

sexta-feira, 23 de março de 2012

BODÓ GANHARÁ EM BREVE UM NOVO EMPREENDIMENTO


 
Em conversa recente com o empresário Manoel Luiz Neto ( Netinho), proprietário da Churrascaria Bela Vista em Massangana/Bodó-RN, o mesmo confirmou que muito em breve estará construindo um novo restaurante  bem no centro da cidade de Bodó. Segundo Netinho esse é um sonho antigo e que ele pretende concretizar e prosseguir com o modelo de sucesso que o seu atual empreendimento tem conseguido na região da Serra de Santana.
Atualmente a Churrascaria de Netinho recebe uma grande clientela bem familiar, serve uma comida regional deliciosa e tem um atendimento diferenciado realizado pela própria família de Netinho.



Atenção pessoal  vamos fazer uma visita esse final de semana   a  Churrascaria do Netinho e saborear aquela galinha caipira deliciosa, além de outras opções para refeições, você vai experimentar os melhores tira-gosto tomando a sua geladinha e atualizando os assuntos com os amigos (as).



PROJETOS DE PARQUES EÓLICOS NA SERRA DE SANTANA SERÃO APRESENTADOS A POPULAÇÃO

                                 Eu em visita a simpática Karla Muricy na Pousada Chalé dos Cajueiros.

A representante da Empresa UPtime Comunicação Karla Muricy, está hospedada nos Chalés dos Cajueiros, acompanhada de uma competente equipe de trabalho, viabilizando os últimos detalhes do evento de apresentação do Projeto do Complexo de Parques Eólicos de Calango 1, 2, 3, 4 e 5, que acontecerá na próxima quarta-feira (28), no Ginásio Poliesportivo "João Balão", ás 18:30h na cidade de Lagoa Nova-RN.
 Já foram entregues todos os convites, as divulgações nos carros de som estão sendo feitas em toda a região, jornais, blogs e rádios noticiam a importância do grande evento de apresentação dos Parques Eólicos que serão contruidos na Serra de Santana, mas precisamente nos município de Bodó e Santana do Matos.
O evento reunirá pessoas das cidades que compõem a Serra, principalmente das cidades de Bodó,Cerro Corá, Santana do Matos e Lagoa Nova, além de toda a imprensa do estado.Na oportunidade serão esclarecidas as dúvidas sobre todo o projeto da Energia Eólica que está chegando com força total na região serrana e com certeza  a expectativa é enorme por parte da  população que já aposta nas  melhorias adquiridas com todo o processo de construção do referido Projeto que vem deixando todos anciosos e já sonhando com um  desenvolvimento econômico ainda maior na região.


PREFEITO JAIME CALADO LANÇA PROGRAMA INOVADOR DE INFORMATIZAÇÃO DO ENSINO PÚBLICO


PREFEITO JAIME CALADO "ORGULHO DE ENTREGAR COMPUTADORES PARA ALUNOS DO MUNICÍPIO...


Trezentos alunos receberam netbooks na primeira etapa e mil professores vão ser contemplados com notbooks

 Investir na melhoria da qualidade do ensino público de São Gonçalo do Amarante, esse é o objetivo do Programa Um Computador Por Aluno, lançando pelo prefeito Jaime Calado na manhã desta segunda-feira (12), na Escola Municipal Cantinho do Saber da comunidade do Novo Santo Antônio. A solenidade foi prestigiada pelo deputado estadual Fernando Mineiro, o presidente da Câmara Municipal Geraldo Veríssimo, os vereadores Raimundo Mendes, Eraldo Paiva e Joselito Dantas, além de secretários municipais, servidores públicos, pais e alunos.
 O Programa Um Computador Por Aluno é uma ação da Secretaria Municipal de Ensino, custeado com recursos próprios, e que vai beneficiar nessa primeira etapa cerca de 300 alunos. Inicialmente serão realizadas experiências piloto nas escolas de Novo Santo Antônio e na Escola Municipal Maria Judite em Coqueiros, mas a meta é abranger para os estudantes de todas as unidades de ensino. Os netbooks são bloqueados com senhas específicas para as atividades de classe e estão adaptados com programas educacionais que vão auxiliar os professores nos conteúdos em sala de aula.
 Além da distribuição dos netbooks para os alunos, o prefeito Jaime Calado entregou os notbooks para os professores da escola de Novo Santo Antônio. De acordo com o secretário municipal de Educação, Abel Neto, vão ser contemplados mil professores da rede municipal de ensino com o recebimento de um notbook da marca positivo. A professora do 5º ano, Eudenice Pereira, comemorou. “Essa é uma iniciativa maravilhosa da prefeitura de São Gonçalo. Uma ação inovadora e que vai gerar muitos benefícios à educação, pois vai incentivar nós professores no trabalho e garantir a assiduidade dos alunos na escola”, declarou.
 O prefeito Jaime Calado aproveitou a oportunidade para informar que está investindo mais de 40 % da arrecadação na melhoria do ensino e falou do novo momento para a educação do município. “Estamos escrevendo hoje mais uma página importante para São Gonçalo, com uma ação pioneira e que vai revolucionar o formato da educação, permitindo um futuro de oportunidades para o nosso povo”, enfatizou Jaime.
 A Escola Municipal Cantinho do Saber recebeu kit de saúde que vai ser utilizado nas orientações sobre a saúde bucal.  A distribuição dos kits será realizada em todas as escolas municipais.

SANTANA DO MATOS REALIZOU ASSEMBLEIA CIDADÃ



2194 O atendimento a crianças especiais foi uma das novidades desta que é a 13ª edição
 
As sessenta crianças atendidas pela Associação de Educação Especial Tia Maria, em Santana do Matos, tem uma rotina regular, que adiciona às lições escolares o carinho de todos os voluntários no projeto. Somente há pouco mais de um ano a associação ganhou sede própria, mas sobrevive ainda de doações. Nesta quarta-feira (20) seus alunos tiveram um dia especial: com a presença da Assembleia Cidadã na cidade, a manhã foi de consulta ao pediatra.
 
O fato poderia não carregar nada de excepcional, não fosse por um detalhe: Santana do Matos, assim como muitos municípios do RN, tem déficit de várias especialidades médicas. E a Pediatria é uma delas. “A demanda aqui por esse tipo de atendimento é imensa. Hoje foi um dia muito especial para nós, pois só quem tem melhores condições financeiras consegue levar suas crianças para serem atendidas em outras localidades”, disse sorridente Maria Auzanete Dantas, uma das mães voluntárias da associação. Além da consulta ao pediatra, o dia diferente também foi marcado por jogos de recreação que conquistaram a atenção dos pequenos e empolgaram também os seus pais.

GOVERNADORA SE REUNIRÁ COM FACCIONISTAS DO SERIDÓ NA PRÓXIMA SEGUNDA EM NATAL

Os empresários de facções do Seridó serão recebidos na próxima segunda-feira (26) em Natal, pela governadora Rosalba Ciarlini (DEM). A audiência foi marcada pelo deputado federal João Maia (PR), após ter abraçado a causa dos faccionistas, que através das 36 facções empregam milhares de pessoas, no ramo de confecções do Seridó.
A luta é para que a empresa Hering do Brasil, principal parceira dos empresários e quem sabe, outras indústrias nacionais possam aumentar o fornecimento de matéria-prima para serem fabricadas na região. Algumas facções fizeram altos investimentos, aumentaram a oferta de emprego, mas a demanda de serviço não acompanhou o mesmo crescimento.
Recentemente, em Brasília tanto João Maia como a governadora Rosalba abordaram o assunto com o ministro do Desenvolvimento Econômico, Fernando Pimentel. A Associação Seridoense de Confecções confirmou que toda diretoria também participará da audiência com a governadora Rosalba.

Do blog do Marcos Dantas

ADESE REALIZOU MUTIRÃO E MOBILIZOU INSTITUIÇÕES PARA LIMPEZA DO RIO BARRA NOVA EM CAICÓ



2205 Dezenas de sacolas de lixos recolhidas no rio Barra Nova
A preservação ambiental, consequência direta da educação ambiental, só pode ser mantida com a colaboração de todos. A partir desse princípio, A Agência de Desenvolvimento Sustentável do Seridó (ADESE) promoveu um grande mutirão de limpeza e orientação aos participantes da ação de educação ambiental que teve como objetivo comemorar o Dia Mundial da Água, às margens do Rio Barra-Nova, zona oeste de Caicó.

A ação que aconteceu nesta quinta-feira (22) reafirma a preocupação em manter o meio-ambiente saudável e limpo. Foram recolhidos em média 800kg de lixo, com o uso de luvas e sacos plásticos. Na coleta houve orientação da Polícia Ambiental em caso de recolha de vidros e outros produtos perigosos. O lixo foi enviado para o lixão da cidade.
Destaca-se a participação de  equipes formadas por integrantes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Obras, do Exército Brasileiro, Polícia Ambiental, Corpo de Bombeiros Mirins, Projeto Patruleiro Mirim 6º BPM, EMPARN, SENAC, Loja Maçônica Trabalho e Fraternidade, Conselho Comunitário do Bairro Vila do Príncipe, Colégio Diocesano Seridoense, Colégio CEIS, Projeto PETI, e empresas privadas: SLUP Sorvetes, Água Purific, Sacos Pláticos "Tá Limpo".

Do blog: Marcos Dantas

quinta-feira, 22 de março de 2012

SECRETÁRIO DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO DO ESTADO VISITA A SERRA DE SANTANA

O Secretário Adjunto da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado, o Senhor Américo Nobre de Mariz Maia, esteve na manhã desta quinta- feira visitando o Seridó. Pela manhã o Secretário se reuniu com representantes das Prefeituras das cidades que compõem a Serra de Santana, a reunião aconteceu nos chalés dos Cajueiros e teve  a participação dos  vereadores de Lagoa Nova: Célia, Manoel Frade e Teofanes, dos Secretários Municipais das cidades de Bodó: Adriano Assunção e Aldenôra Silva, de Cerro Corá: Santos, Adevaldo e Jorimar, de Lagoa Nova: Walace Frade e Gilberto, além de agricultores, empresários e representantes de associações, que foram muito bem recepcionados por Gilberto e Eliane, proprietários dos chalés e representantes da Secretaria de Turismo Lagoanovense.
O encontro só foi realizado devido a articulação de Fernando Antonio Bezerra diretor da FIERN em parceria com o SEBRAE ( Sheyson e Ives), que continuam como sempre fazendo boas articulações, apoiando e mobilizando os municípios   na busca de um desenvolvimento ainda maior para todo o Seridó.
O Secretário visitou antes a cidade de Cerro Corá e foi recepcionado pelo prefeito Raimundo Marcelino Borges " Novinho" que acompanhado de alguns Secretários Municipais vistaram a unidade de polpa de frutas do Sitio Novo na zona rural do município serrano, em seguida fizeram uma visita a facção de confecções na zona urbana. De lá o Secretário seguiu até os chalés dos cajueiros acompanhado do Prefeito Novinho, dos seus Secretários e alguns representantes de associações.
.Na reunião todos os participantes puderam explanar os problemas dos seus municípios, e muitas solicitações foram feitas ao Secretário e a governadora do estado Rosalba, como por exemplo a contrução da estrada tão prometida, todos cobraram também mais atenção  para a EMATER  no sentido de que seja realizado um trabalho melhor na região onde o corte desordenado dos cajueiros no momento é um dos maiores problemas da Serra de Santana, foi solicitado também melhorias na  adutôra de abastecimento d'agua para toda a região, na oportunidade falou-se também sobre a chegada dos Parques Eólicos na região eos benefícios que virão junto com eles,  sobre o fortalecimento e incentivo das  fábricas que geram renda,  um apoio maior ao  turismo regional, as minerações, entre outros assuntos de grande interesse para o desenvolvimento econômico da nossa querida SERRA de SANTANA.
O Secretário de Agricultura de Lagoa Nova Walace Frade, em sua fala além de solicitar vários pedidos e ser solidário com os pedidos dos colegas presentes, ainda sugeriu soluções para alguns problemas encontrados no seu município e na região, justificou também a ausência do Prefeito Erivan Costa que não participou porque tinha viajado a Capital do Estado por um motivo muito justo o de receber uma retro-escavadeira equipamento que beneficiará ainda mais a agricultura familiar Lagoanovense.


 

 Encantado com a região, o Secretário Américo Nobre, direcionou vários elogios a cidade de Cerro Corá, ao empreendimento Chalés dos Cajueiros e a toda região serrana, depois de agradecer e prometer viabilizar o que estivesse ao seu alcance,  o Secretário prosseguiu sua viagem até Parelhas para cumprir sua agenda.

terça-feira, 20 de março de 2012

SAUDADES DE ALGUÉM ESPECIAL QUE NOS DEIXOU E FOI MORAR COM DEUS

   Esse era o meu tio querido por todos os familiares e muito mais por Deus que precisou dele ao seu lado ... Vamos nos unir e fazer as nossas orações para que ele permaneça repousando ao lado do Pai Eterno...Amém!!!

APRESENTAÇÃO DO PROJETO DE PARQUES EÓLICOS SERÁ DIA 28 EM LAGOA NOVA

Geraldo Gomes foi condenado por improbidade, mas só perderá o cargo de imediato se não recorrer ao TJ/RN

As primeiras informações da condenação do prefeito Geraldo Gomes (DEM), que deve ressarcir solidariamente com o engenheiro R$ 19.479,90, ou seja, seis vezes a diferença entre o valor pago indevidamente e o valor referido no edital do último concurso aberto e que era pago à engenheira que pediu exoneração. Mas, o juiz Marcos Vinícius Pereira Júnior só determinou a posse da vice-prefeita Milena Galvão (PMDB), após o trânsito em julgado. O prefeito deve recorrer da decisão ao Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte. 
 
“Após o trânsito em julgado, comunique-se ao Tribunal Regional Eleitoral o teor desta decisão, para os fins de anotação da suspensão dos direitos políticos dos réus e lance-se no cadastro do CNJ de condenados por improbidade administrativa. Ressalte-se que após o referido prazo deve ser empossado o Vice-Prefeito para o exercício do restante do Mandato 2009/2012 (fazer conclusão para as providências necessários). Com relação às condenações em valores, vista ao Ministério Público após o trânsito”, fiz trecho da sentença.
 
Retirado do blog do Marcos Dantas

Expectativa em Currais Novos é sobre a sentença que juiz vai despachar do processo de improbidade de Geraldo Gomes

2171  Prefeito de Currais Novos chegando ao Fórum nesta segunda-feira

O prefeito Geraldo Gomes (DEM) começou a semana sendo ouvido no Fórum de Currais Novos, sobre uma ação pública movida pelo Ministério Público Estadual, onde o prefeito é acusado de prática de atos de improbidade administrativa. O fato em tela é referente a contratação de um engenheiro civil para a prefeitura.
A ação foi movida em junho de 2011, quando uma denúncia sobre o engenheiro Jeremias dos Santos Silva, contratado pelo prefeito Geraldo Gomes, configurando prática de atos de improbidade administrativa conformados nas hipóteses dos artigos 9, 10 e 11 da Lei nº 8. 429/92. O juiz Marcos Vinícios Pereira Júnior deve emitir sua decisão nesta terça-feira (20).

Segundo Firjan, municípios do Estado não conseguem excelência na gestão fiscal, mas FEMURN discorda

A Tribuna do Norte informa que os municípios do Rio Grande do Norte estão longe de ter uma boa gestão de suas finanças. De acordo com o Índice Firjan de Gestão Fiscal, 91,6% das 156 cidades potiguares avaliadas [143, em número absoluto] foram classificadas como tendo Gestão de Dificuldade ou Crítica, no que diz respeito à eficiência orçamentária. Um total de 8,3% dos municípios (13 cidades) têm uma gestão fiscal considerada "boa" e nenhum tem excelência em sua gestão fiscal.
 
Para o presidente da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte - Femurn, Benes Leocádio os dados não podem ser analisados isoladamente, e sim no contexto fiscal do país. Nos últimos anos, segundo Benes, "as sucessivas perdas para os municípios na distribuição do bolo tributário" reduziram de forma acentuada as transferências relativas ao Fundo de Participação dos Municípios (FPM).Em 1998, quando a Constituição Federal entrou em vigor, os municípios recebiam o equivalente a 22,5% do bolo tributário federal. Em 2011, esse percentual caiu para menos de 15%. Da receita tributária de 2001, da ordem de R$ 1 trilhão, o governo federal direcionou R$ 73 bilhões para rateio entre os 5.564 municípios brasileiros.

ESCULTOR SERIDOENSE MORRE EM CURRAIS NOVOS


2169
O escultor Ziltamar Soares "Mancha", de 63 anos morreu na noite desta segunda-feira (19) em Currais Novos, onde estava internado desde a semana passada, vítima de crise renal. Seu corpo foi encaminhado para o Instituto Médico Legal de Natal, e o sepultamento será nesta terça-feira (20) em São Vicente, cidade onde ele morava. Além de escultor, Mancha também era blogueiro.

Escultor respeitado, Mancha foi responsável por vários trabalhos, dentre os mais conhecidos a imagem de Santana da entrada da Ilha em Caicó; o monumento dos Três Reis Magos, na entrada de Natal; de Uruaçu e Cunhau; do prédio da reitoria da UFRN; capela do Campus Central da UFRN; monumento do Machadão; monumentos em 32 agências do Banco do Brasil, no país e no exterior; em 16 agências da Caixa Econômica e no Banco do Nordeste, de várias empresas no Brasil e no exterior e da entrada de Currais Novos.

HOSPITAL DE CURRAIS NOVOS TEM 48 HORAS PARA PROVAR QUE REMÉDIOS VENCIDOS NÃO PERTENCIAM A UNIDADE

O Ministério Público resolveu entrar na investigação de quem é a responsabilidade das 64 caixas com mais de 200 quilos de remédios, lacradas e jogadas no lixo do Hospital Regional de Currais Novos. Os remédios foram apreendidos por policiais da Delegacia Civil da cidade, depois de denúncias anônimas. No oficio enviado à direção do Hospital Regional, a promotoria deu prazo de 48 horas para que a Unidade apresente documento, que comprove alguma parceria, se é que existe entre o hospital e a prefeitura, já que há fortes indícios de que os medicamentos pertençam ao Município, e seriam para abastecer as unidades básicas de saúde.

Durante participação no programa do pastor João Batista, apresentado diariamente na Sidys TV, o diretor Jalmir Simões garantiu que os remédios não pertenciam ao Hospital Regional, já que não são de uso hospitalar, e que 80% dos medicamentos usados na unidade são injetáveis, que não era o caso dos encontrados no lixo do hospital. Simões também fez um apelo para que deixassem de jogar ligo dentro do hospital. “Isso apenas mancha a imagem da nossa Casa, já que temos como missão principal salvar vidas, não apenas de Currais Novos, mas de toda a região do Seridó, como nas últimas semanas fizemos, com pacientes de Caicó e Jardim do Seridó”.

Médicos do RN podem aprovar indicativo de greve nesta quarta

2167 Geraldo Ferreira em reunião com Domicio Arruda nesta segunda-feira

Em audiência realizada nesta segunda-feira (19), na secretaria de Saúde do RN, médicos apresentaram uma pauta de reivindicações ao secretário da pasta, Domício Arruda.  A pauta exposta apresentava diversos pontos entre eles: proposta de remuneração com referência no piso salarial da FENAM; criação de uma gratificação de plantão para unidades de saúde de 24 horas; valor da produtividade paga aos médicos; incorporação da gratificação de alta complexidade para os médicos do ambulatório, municipalizados e aposentados, condições de trabalho nas unidades da SESAP e posicionamento contrário dos médicos à terceirização proposta nas unidades estaduais.

Diante da extensa pauta, o secretário de saúde comprometeu-se inicialmente em apresentar até quarta resposta a duas reivindicações mais emergênciais da classe médica. Dessa forma, os médicos aguardam receber até a assembleia geral, a ser realizada nesta quarta, dia 21, às 19h, um posicionamento relacionado à incorporação dos médicos aposentados, de ambulatório e municipalizados assim como uma resposta com relação à produtividade paga aos profissionais médicos. Segundo Geraldo Ferreira, presidente do Sinmed, caso os médicos não obtenham uma resposta com relação aos itens inicias da negociação um indicativo de greve já pode ser lançado na assembleia desta semana. “Os médicos não aceitarão protelação, a secretaria de saúde, junto à administração do Estado precisam agir”, afirmou.

Presença feminina na disputa deixa de ser reserva e passa a ser exigência da Justiça Eleitoral

2162 Wlademir Capistrano falou sobre novidades na lei eleitoral
Ainda na entrevista que concedeu ao nosso Blog, o advogado Wlademir Capistrano também falou sobre novidades, com relação à reserva de 30% das vagas disputadas nas eleições, para o público feminino. Pela lei, o percentual agora passa a ser de preenchimento obrigatório. O dispositivo específico que trata das candidaturas de mulheres foi alterado em 2009, com a edição da lei 12.034 que alterou a Lei das Eleições.  Isso já valeu para as eleições 2010, mas nas eleições municipais será a primeira vez que será colocada em prática.
Na eleição deste ano o percentual de 30% de vagas para as Câmaras Municipais não é de reserva e o partido não pode deixar em aberto. Ele tem que preencher essas vagas obrigatoriamente. Se o partido preencher o número de candidatas mulheres que sejam menor do que 30%, ele tem que reduzir o número de candidatos homens, para adequar ao percentual de 30 e 70%. O que não pode haver de modo algum em 2012 é que o número de pedidos de registros de candidaturas de mulheres, seja menor do que 30% do número total de vagas”, explicou o advogado.
Mesmo com todas estas novidades, a lei na avaliação de Wlademir ainda não será capaz de mudar a prática dos partidos, quando registram candidaturas de mulheres, apenas para atender a exigência da Lei Eleitoral, não lhe dando todas as condições para a disputa. “Infelizmente essa prática existe e a Justiça não tem como controlar, até porque a Justiça não pode obrigar que ninguém faça campanha, ela obriga que o partido registre a candidatura. Se a mulher não fizer campanha, a Justiça Eleitoral não tem como controlar isso. Mas pelo menos já se impõe que haja as candidaturas, que é um avanço”.

CANDIDATO A PREFEITO VAI TER QUE REGISTRAR PLANO DE GOVERNO JUNTO COM SUA CANDIDATURA

Uma novidade nas eleições deste ano: o candidato que for disputar a prefeitura, em qualquer município do Brasil, vai ter registrar também um plano básico de governo. O registro será simultaneamente a da sua candidatura. Em contato com o Blog, o advogado Wlademir Capistrano explica que além dos documentos obrigatórios, como certidões negativas, declarações de bens e de renda, eles tem que apresentar as propostas que vai defender durante a campanha política, e vai ser um documento formal que ficará registrado na Justiça Eleitoral.
O eleitor, se o candidato for eleito, vai ter condições de cobrar o cumprimento das metas registradas na Justiça Eleitoral, como tambem o Ministério Público e os partidos de oposição vão ter legitimidade de chegar para o prefeito eleito e dizer que ele tem obrigação de cumprir essas regras, porque se comprometeu publicamente e registrou perante a Justiça Eleitoral”, explicou.
O advogado diz não ter dúvidas de que, o não cumprimento das propostas poderá avançar para uma improbidade administrativa, caso o candidato não cumpre essas metas. “Uma improbidade com todos os efeitos que ela gera, inclusive a inelegibilidade”, finalizou.

Após os rios e açudes, IBAMA vai fiscalizar mineradores sem licença na região


2160 Foto: Ilmo Gomes

Durante audiência pública na Câmara Municipal de Caicó, nesta manhã de segunda-feira (19), o superintendente Regional do IBAMA, Alvamar Queiroz (foto) já deu o tom do próximo alvo das intensas fiscalizações que vem sendo feitas pelo órgão, nas regiões do Estado. Diante das informações colhidas pelo IBAMA de que algumas mineradoras estão funcionando, sem nenhuma licença ambiental, não restará outra alternativa para o órgão, do que aplicar as sanções previstas na lei.
Para chegar mais perto dessas áreas, o IBAMA usou recentemente seu helicóptero, que pode constatar, de acordo com Alvamar, várias irregularidades cometidas contra o meio-ambiente. “O helicóptero é sempre usado, e usamos também para sobrevoar a área de mineração, a área onde o empresário ver de cima, então nós sobrevoamos por isso. E tambem sobrevoamos a área serrana, por isso que sobrevoamos o Alto Oeste, e de cima temos uma visão macro, uma visão melhor. Nós recebemos informações de que muitas dessas mineradoras não têm licença ambiental”, explicou.
Marcos Dantas – Apesar da intenção desta audiência pública, a solução para os embargos dos balneários não deve sair desta reunião?
Alvamar Queiroz - A solução não pode sair dessa reunião, que dentre outras que deverão acontecer estão sendo levantadas questões da problemática, e buscando os caminhos. Agora, as pessoas que foram multadas e se sentem prejudicados tem que se organizar, para construir este espaço junto ao Ministério Público Federal. Porque o papel do IBAMA é cumprir a legislação, uma vez ele detectando que tem o ilícito ambiental, é obrigado a aplicar a legislação ambiental. Nós nos colocamos a disposição para explicar a sociedade porque nós multamos, embargamos, as ações que já existiam anteriormente do Ministério Público, como eles fazerem suas defesas, como buscar o órgão ambiental para se licenciar.
Tudo passa por um acordo tendo à frente o Ministério Público Federal?
Tudo passa pelo Ministério Público Federal, porque há tres ações a partir do ministério, e estamos dando respostas a ele, como também estamos dando resposta ao planejamento federal, que manda fiscalizar os Rios Federais.
De forma bem prática, o que deve ser feito para que os balneários e clubes sejam reabertos em Caicó?
Eles têm que buscar o licenciamento ambiental com o órgão estadual.
E na situação em que eles se encontram hoje, dificilmente conseguirão este licenciamento do IDEMA?
Aí tem que entrar em entendimento com o órgão ambiental estadual, para que ele possa colocar os condicionantes para cumprir num prazo estipulado, é possível dar uma licença para essas entidades funcionarem.
A Operação Rios Federais continua no Seridó?
Continua porque nós recebemos a missão e não digo amanhã ou depois, mas na medida do possível ela dará continuidade. Sobrevoamos toda essa região do Seridó, do Alto Oeste e foi geoferenciado e nós detectamos muitas irregularidades, principalmente muitas clareiras, locais sendo feito carvão, a queima muito exacerbada da caatinga, desmatamento de encosta. Tudo isso foi detectado, e na medida do possível vamos combater essas irregularidades.
Por isso que foi usado recentemente o helicóptero do IBAMA na região?
O helicóptero é sempre usado, e usamos também para sobrevoar a área de mineração, a área onde o empresário ver de cima, então nós sobrevoamos por isso. E tambem sobrevoamos a área serrana, por isso que sobrevoamos o Alto Oeste, e de cima temos uma visão macro, uma visão melhor.
Alem dos rios e açudes, as mineradoras serão também alvo de fiscalização mais intensa do IBAMA?
Com certeza. Nós recebemos informações de que muitas dessas mineradoras não têm licença ambiental.