terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

VEREADOR JOSÉ ANTÔNIO (PMDB) TEM ENCONTRO MARCADO COM O PREFEITO "TINHÁ" NESTA QUARTA


O Prefeito de Bodó Francisco Santos de Souza "Tinhá", nesta quarta feira ( 27), tem uma reunião marcada durante a manhã na Capital do Estado,  na Secretaria Estadual de Educação, Cultura e Esportes .O  convite partiu do Vereador de Bodó José Antônio Assunção Gomes(PMDB), o filho do vereador, Oswaldo Neto, está Secretário adjunto  na referida Secretaria no setor  de Esportes.
Segundo José Antônio o encontro é de grande importancia para que se firmem parcerias com o objetivo de fortalecer o esporte do município, José Antônio ainda afirmou que encontra-se disponível para trabalhar junto com o Prefeito e demais pessoas que têm o objetivo  de fazer Bodó crescer ainda mais.
O Prefeito de Bodó "Tinhá", levará com ele representantes do esporte local, e os desportistas, claro que ficam na expectativa de que novos e bons projetos cheguem até o município, até porque o incentivo ao esporte faz parte de toda boa gestão.

CONVOCAÇÃO



                       
A PREFEITURA MUNICIPAL DE BODÓ, ATRAVÉS DA SECRETARIA DE ASSISTENCIA SOCIAL CONVOCA TODAS AS FAMÍLIAS DO CADASTRO ÚNICO PARA PARTICIPAREM DE UMA REUNIÃO CUJA PAUTA É TRATAR DE ASSUNTOS RELACIONADOS AOS BENEFICIOS DE TODOS OS PROGRAMAS SOCIAIS.
A REUNIÃO SERÁ NO CREAS, NESTA TERÇA FEIRA, LOGO MAIS  AS 14:HS E TODOS OS TÉCNICOS DOS PROGRAMAS SOCIAIS ESTARÃO PRESENTES PARA ESCLARECER DÚVIDAS SOBRE DIVERSIFICADOS ASSUNTOS RELACIONADOS AOS REFERIDOS PROGRAMAS..
CONTAMOS COM A PRESENÇA DE TODOS!!!
ATENCIOSAMENTE,

LÚPERCIO JUNIOR
SEC. MUNICIPAL DE A. SOCIAL
FRANCISCO SANTOS DE SOUZA
PREFEITO MUNICIPAL DE BODÓ

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

PRESIDENTE DA FEMURN E FILIADO AO PMDB CRITICA LENTIDÃO DO GOVERNO ROSALBA EM RESOLVER QUESTÕES DA SECA

6412 

 Benes Leocádio criticou falta de ações do Governo na região Central
No primeiro dia da Expedição Retratos da Seca organizada pela Federação da Agricultura do Rio Grande do Norte (Faern), o município visitado foi Lages, na região Central. A cidade é administrada pelo presidente da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn). Lá, o único armazém para estocagem de milho está fechado e  a falta de recuperação em 30 poços já existentes  na região Central, que poderiam abastecer os produtores.
O prefeito Benes Leocádio criticou duramente a lentidão do Governo do Estado em dar respostas rápidas a algumas consequências da seca.Segundo ele,  os problemas da estiagem são recorrentes e conhecidos de todos e que, mesmo assim, ano após ano, tanto o governo federal quanto o estadual insistem em faltar com os compromissos assumidos. E informou que, dos 800 poços identificados no RN a serem recuperados, apenas 70 foram atendidos um ano depois do início da seca. Leocádio citou ainda um barramento de apenas 300 metros e que a um custo de R$ 10 milhões poderia ter minimizado muito a escassez de água na região, mas que não  foi executado por desinteresse da administração estadual.

 Fonte: Blog do Marcos Dantas

CERRO CORÁ: PRESIDENTE DO PODER LEGISLATIVO MOSTRA SEU DESPREPARO, QUEBRA COMPROMISSO E FICA TODO ENROLADO E SEM PRESTIGÍO.


O presidente da Câmara municipal de Cerro Corá Everaldo Lima adiou a eleição da mesa diretora para o biênio 2015/2016 que seria realizada na sessão desta sexta (22), o acordo entre os vereadores que elegeram o atual presidente seria para eleger o vereador Aldin para o 2º biênio o que não seria cumprido por parte de Everaldo que por volta das 16h00min procurou o vereador Valdinho (DEM) e propôs que o mesmo fosse o candidato a presidente com o seu apoio fato relatado pelo próprio Valdinho quando no uso da tribuna , enquanto que pelo outro lado os quatro vereadores que elegeram Everaldo dia 1º de janeiro deste ano apresentaram o nome da vereadora Graça (PSD) e que seria eleita nesta noite de sexta para presidir a casa legislativa no biênio 2015/2016, contudo sentindo-se derrotado o presidente da casa achou por bem adiar o pleito momentos antes da sessão ser iniciada.

A vereadora Graça seria eleita com votos da bancada da oposição
A atitude do presidente causou revolta a alguns parlamentares onde inclusive a vereadora Graça chamou de palhaçada e disse que o presidente parecia está brincando de ser presidente diante da posição tomada pelo mesmo. Na ocasião a vereadora solicitou que as sessões voltassem a serem transmitidas pela Rádio Liberdade FM.
 
O vereador Evilásio Bezerra fez duras críticas ao atual presidente por sua postura a frente da aquela casa legislativa o cobrou seriedade e respeito com o povo cerrocoranse.
Zeca Araújo cobrou aumento no valor da hora extra para os profissionais da saúde do município que está defasada, já que o vereador Evilásio teria cobrado anteriormente quando no uso da tribuna, Zeca também mostrou preocupação com a aglomeração de alunos menores a frente da Escola Municipal Sebastiana Alves Nôga no período matutino já que segundo ele presenciou muitas crianças no meio via esperando a escola abrir isso já no horário das 07h00min e como o transito é intenso no horário havendo a possibilidade de acidentes o mesmo sugere que algo seja feito em termos de organização para evitar que algo aconteça.
 

Diante de muitos elogios por sua posição de palavra e de compromisso por parte de colegas de bancada como foi o caso de Zeca e Evilasio, o Vereador Aldin se emocionou e não teve condições de fazer o uso da palavra na tribuna.

O presidente da casa Everaldo Lima usou a tribuna afirmando que a eleição da mesa diretora para o 2º biênio só seria realizada em 2014 ultimo ano de seu mandato, e sobre as transmissões das sessões pelo radio iria depender da situação financeira da casa e levantou também a possibilidade de diminuir as despesas provavelmente com funcionários, o mesmo disse que vai consultar sua assessoria de contabilidade pra ver a real situação da Câmara onde medidas serão tomadas. 
Fonte: o comunicador

SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE DE NATAL É ELEITO VICE - PRESIDENTE DA ANAMMA - RN



Integrar as secretarias municipais de meio ambiente para que possam desenvolver estratégias para o fortalecimento do Sistema Nacional de Meio Ambiente (SISNAMA), este é um dos objetivos da Associação Nacional de órgãos Municipais de Meio Ambiente ANAMMA-RN, que realizou na manhã dessa sexta-feira (22) a 8ª reunião Estadual de secretários de Meio Ambiente do RN, no auditório da secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb).

Na oportunidade, cerca de 70 representantes de 49 municípios potiguares reconduziram a unanimidade, o secretário de Meio Ambiente de Mossoró, Mairton França à presidência da ANAMMA-RN e vice-presidente, o secretário de Meio Ambiente de Natal, Marcelo Toscano. Também foram eleitos os representantes do Conselho Estadual de Meio Ambiente (CONEMA), como titular o secretário de Meio Ambiente de Caicó, Nagib Libânio e suplente, o secretário de Meio Ambiente de São Gonçalo do Amarante, Hélio Dantas.

Ao saudar o público presente, Marcelo falou da sua alegria em receber os representantes de vários municípios potiguares. Ressaltou a importância da união dos municípios “quanto mais próximos os municípios estiveram mais estarão fortalecidos”, disse. Defendeu ainda a criação de um sistema de gestão e controle ambiental por cada município porque os estados não têm mais condições de assumir essa tarefa, devido a grande demanda.

Marcelo informou ainda que para as próximas reuniões da ANAMMA-RN vai levar uma assessoria jurídica para esclarecer, tirar duvidas e ajudar aos municípios que pretendem criar o seu próprio sistema de gestão. Segundo a ANAMMA-RN, dos 167 municípios do RN, apenas 9 criaram seu Sistema Municipal.

O financiamento do SISNAMA será uma das lutas a serem travadas pela ANAMMA a nível nacional. Para o presidente da ANAMMA-RN, Mairton França essa será a bandeira do seu segundo mandato, de conseguir que o Ministério do Meio Ambiente promova o financiamento do sistema municipal através do repasse de recursos diretamente aos fundos municipais de meio ambiente, assim como é feito com o SUS, Educação, entre outros.
“Já conseguimos grandes avanços como a votação da Lei Complementar 140/11, que há 23 anos tramitava no Congresso”, comemora. Essa Lei, segundo ele, regulamenta o artigo 23 da Constituição Federal, que diz ser de competência da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos municípios cuidar e proteger o meio ambiente.

Os representantes dos municípios assistiram ainda uma palestra do consultor do Instituto Preserve, Mário Sampaio, com o tema: “O papel dos municípios na Política Nacional de Resíduos Sólidos”. Ele mostrou a Lei 12.305/10, que trata da politica de resíduos sólidos, cujo prazo para os municípios criarem seus planos venceu em agosto de 2012. Segundo a SEMARH, 98,55 por cento dos municípios potiguares se encontra irregular perante a lei.

O diretório estadual da ANAMMA foi criado em 2010 e já realizou sete grandes encontros a nível estadual discutindo temas de grande importância para os municípios potiguares. Essa é a terceira vez que Natal sedia o encontro.

ENTREGA DOS ONIBUS ESCOLARES AOS PREFEITOS DO SERIDÓ


 O Prefeito de Bodó francisco Santos "Tinhá", esteve neste sábado ( 23) em caicó recebendo  mais um Onibus Escolar que  a governadora Rosalba Ciarlini entregou aos vinte e três Prefeitos do Seridó.O deputado federal João Maia (PR) acompanhou a governadora Rosalba Ciarlini (DEM), durante a entrega   em Caicó. Além de João Maia, o evento também foi prestigiado pelo senador José Agripino, os deputados federais Felipe Maia e Betinho Rosado, além dos estaduais Leonardo Rego e Vivaldo Costa, prefeitos, vices, vereadores, secretários, dentre outras autoridades.

FORUM REUNE GESTORES AMBIENTAIS


                                                Prof. Mairton, Nagib e Marcelo toscano
                                        
A 8ª Reunião da ANAMMA-RN ( Associação Nacional de Orgãos Municipais de Meio Ambiente), e oo 9° FORUM de Gestores Ambientais foi realizada nesta sexta feira ( 22), no auditório da SEMURB em Natal. Presidida pelo Professor Mairton França ( Presidente da ANAMMA a reunião teve as participações do Dr. Marcelo Toscano ( Secretário da SEMURB), Mário Sampaio ( Técnico Ambiental), Ivani ( FEMURN), representantes da SEMARH, do IDEMA,IBAMA e dos Secretários de Meio Ambiente e Gestores Ambientais do RN.
A grande maioria dos Secretários de Meio Ambiente do RN, são pessoas que acabaram de assumir a pasta nos municípios, e o objetivo da reunião foi repassar para todos o andamento das Políticas de Resíduos Sólidos e a questão do prazo para elaboração dos Planos de Saneamento Básico que vencerá em 2014, e também para eleger a nova diretoria da ANAMMA e escolher o representante do CONEMA entre os Secretários.O professor Mairton França foi reeleito por unanimidade dos gestores presentes, a vice presidencia ficou com o Dr. Marcelo Toscano e o Seridó ficou bem representado no CONEMA ( Conselho Estadua de Meio Ambiente) pelo Secretário de Meio Ambiente da cidade de Caicó o Sr. Nagib Libanio.
A representante da FEMURN participou e repassou alguns informes para os gestores sobre as Conferências Municipais que estarão sendo realizadas em todo o RN.

A Secretária de Meio Ambiente do município de Bodó aucione Dantas, participou juntamente com Genilson Fagundes( Técnico da Secretaria), Maria candido ( Primeira dama de Bodó) e Aldenora Silva ( Diretora de Meio Ambiente e articuladôra do Forum na região do Seridó).
                                                   Ivani ( FEMURN)
                                       
 

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

BODÓ: PREFEITO “TINHÁ” FAZ LEITURA DA MENSAGEM ANUAL NA CÂMARA MUNICIPAL



                                                   O prefeito 'Tinhá" repassando a  mensagem


                                                      José Airton, Adré e D. Iraci
                                                    José Airton - Presidente da Camara
                                                    O Prefeito cumprimentando todos os vereadores

                                                    Vereadores: Divino Silva e Eraldo



 Na quarta feira ( 20/02), foram abertos os trabalhos Legislativos da Câmara Municipal de Bodó, conforme está previsto na Lei Orgânica Municipal, para o biênio 2013/2014. Sob a presidência do Vereador José Airton Assunção Gomes (PP) registrou-se as presenças dos edis: André Luiz Alves dos Santos, Adriano paz,  Divino Rodrigues da Silva, Evaldo Bezerra, Iraci de Lima Jovino, José Felix Neto, José Antônio Assunção Gomes e Maria Joilma da Silva Cruz.
A  Sessão foi exclusivamente conforme a Lei Orgânica Municipal para a leitura da mensagem do Excelentíssimo Prefeito Francisco Santos de Souza “Tinhá”, o prefeito compareceu acompanhado de sua equipe administrativa e fez a leitura da Mensagem Anual da administração para o exercício de 2013,  apresentou projetos e ações que serão desenvolvidos nesse primeiro ano administrativo. Em seguida,  reafirmou o seu desejo   que a relação entre os poderes Executivo e Legislativo durante a sua administração fosse de plena harmonia, de uma vez que esse processo faz parte dos princípios básicos da democracia e visa a garantia dos interesses da população bodoense.
O Prefeito afirmou que reconhece as responsabilidades de equilibrar as demandas da sociedade com os recursos disponíveis, “Tinhá” ressaltou que  irá abrir um canal de informações com a população e oferecer instrumentos para que todos possam acompanhar de perto sua gestão,  vai apoiar todas as atividades que venham a fortalecer o crescimento do município, no que diz respeito aos Impactos Ambientais, do apoio a implementação da Política Nacional de resíduos Sólidos, saneamento básico, e de novas tecnologias que permitam a conservação de recursos hídricos e ao estímulo as práticas agrícolas sustentáveis. Vai investir na infraestrutura e na integração do município com outras regiões, apoiar projetos de investimentos sociais, buscar uma educação de qualidade, continuar priorizando a saúde em todos os aspectos, aumentar a transparência dos trabalhos da sua gestão e fazer o planejamento dos gastos públicos.
Para o prefeito o ano de 2013 será de muito trabalho, porém ele está dedicado exclusivamente todos os dias, e não medirá esforços para desenvolver esse trabalho em benefício da população que o escolheu para administrar Bodó.



BODÓ: PREFEITO E VICE VISITAM A BODO MINERAÇÃO








O Prefeito de Bodó “Tinhá” acompanhado do Vice Prefeito Nilsinho, foram recebidos por Dr. Mauricio França (Diretor da Bodó Mineração), na quinta feira ( 21), a visita do Prefeito foi com o objetivo de buscar maiores informações sobre o processo organizacional da referida Mineração e também reafirmar parcerias entre a Prefeitura e a empresa, principalmente nas questões ambientais, educacionais, na saúde e no social do município.
A Empresa Bodó Mineração desde que se instalou na cidade tem participado e apoiado juntamente com a Prefeitura, todos os projetos que visam o crescimento da população bodoense. Tinhá e Nilsinho levaram  a Secretária de Administração Elza Pachêco, o controlador interno Walderedo Souza e a Secretária de Meio Ambiente Aucione Dantas juntamente com a diretora de Meio Ambiente Aldenora Silva. Os resultados da visita foram positivos, muito em breve depois desse processo de pesquisa e organização exigidas pelo DNPM os trabalhos de produtividade serão iniciados.