sexta-feira, 22 de março de 2013

LEONARDO RÊGO E JUNIOR TEIXEIRA SÃO CONFIRMADOS NO DIARIO OFICIAL

Leonardo Rêgo é novo titular de Recursos Hídricos

A edição desta terça-feira (19) do Diário Oficial do Estado confirma o novo momento da base aliada do governo Rosalba Ciarlini (DEM), com a nomeação dos nomes indicados pelos partidos para o primeiro escalão da administração estadual.

Duas nomeações oficializadas no DOE:

1 – O ex-prefeito de Pau dos Ferros, Leonardo Nogueira (DEM), para o cargo de secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH). Sai o geólogo Gilberto Jales, que era da cota pessoal da governadora.

A nomeação de Leonardo foi acertada pelos líderes do DEM, PMDB e PR. Também tem a simpatia da própria governadora.

2 – O ex-prefeito de Serrinha e atual presidente da Anorc, José Teixeira de Souza Júnior, para o cargo de secretário da Agricultura, da Pecuária e da Pesca, que estava sem titular desde a saída do deputado Betinho Rosado (DEM), em novembro de 2012.

O novo secretário de Agricultura foi indicação exclusiva do PMDB de Henrique Alves e Garibaldi Filho.

Júnior Teixeira é novo titular da Agricultura

Os nomes de Leonardo Rêgo e Júnior Teixeira foram definidos na reunião do último sábado (16), no apartamento do senador José Agripino (DEM), que teve a participação dos representantes do PMDB (Garibaldi Filho e o ex-deputado Elias Fernandes) e do PMN (presidente da Assembleia Legislativa, Ricardo Motta). O PR, do deputado João Maia, não estava presente, mas foi consultado e deu o aval.

A partir de agora, com a recomposição da base política do governo, a expectativa fica em torno do comportamento do PMDB dos Alves. Acredita-se que o partido, finalmente, vai se encaixar no discurso de governo e deixar de fazer oposição como vinha ocorrendo.

Pelo menos, esse é o compromisso assumido.


OBS: "Nunca vi um troca troca igual a esse do governo de Rosalba."

 
 
Na foto: Leonardo Rêgo e Junior Teixeira ( abaixo)

quinta-feira, 21 de março de 2013

AS CONSEQUENCIAS DA SECA NO NOSSO MUNICÍPIO

Oh SÊCA grande!!! Olha a situação dos reservatórios de água do nosso município!Gente vejam como se encontra o nosso solo! Hoje Francisco Walderedo Souza Walderedo,saiu com o pessoal do exército e o Secretário de Agricultura Adriano Albuquerque, e o diretor de fiscalização Ambiental Antonio Francisco de macedo Neto, com o objetivo de fazer um relatório local diagnosticando a situação atual. Mas essa situação é notória em quase todos os municípios do RN. O governo do Estado está por dentro de toda a problemática ocasionada pela falta das chuvas. Só nos resta aguardar alem dos benefícios dos Orgaos Municipais, Estaduais e Federais, esperar que Deus mande as chuvas tão esperadas por todos nós.

Aterro Sanitário do Seridó será construído entre as cidades de Caicó e São José do Seridó

6800
Prefeitos de várias cidades do Seridó voltaram a se reunir na  terça-feira (19) em Caicó. Foi mais uma discussão sobre a construção do Aterro Sanitário do Seridó, que interligará todos os municípios seridoenses. De Bodó participaram o Vice Prefeito Nilsinho e a Secretária de Meio Ambiente Aucione Dantas. A reunião foi coordenada pelo presidente do Consórcio, prefeito de Caicó Roberto Germano (PMDB), na sede da antiga prefeitura.
Por sugestão do próprio Germano, as próximas reuniões serão descentralizadas, para que outras cidades tenham condições de sediar as reuniões, que sempre contam com participações de técnicos do Governo do Estado. A próxima reunião será no dia 19 de abril em Currais Novos. Para Roberto, a reunião foi importante principalmente no acompanhamento das discussões do consórcio. “Tivemos a participação de um técnico da empresa responsável pelo projeto, e mostrou a cada prefeito como será após o consórcio, dizendo a cada um quais suas responsabilidades com relação a triagem, transbordo”, explicou Roberto.
Na reunião chegou-se a conclusão que os recursos já alocados para a construção do aterro sanitário, provenientes de uma emenda do senador Garibaldi Filho não serão suficientes para toda a obra. Os prefeitos se comprometeram de baterem as portas dos governos Estadual e Federal que os municípios por si só, não tem condições de arcarem com os custos elevados.
“Estamos na fase de elaboração do projeto, que serão finalizados até o mês de julho e entregues a Secretaria de Recursos Hídricos, e a previsão de funcionamento é do segundo semestre do próximo ano. Caicó vai receber todo o rejeito, vai ter a questão da triagem, da coleta seletiva e sem contar a base de receber todo o rejeito, num terreno que será localizado entre São José do Seridó e Caicó”, finalizou.

Prefeito de Currais Novos pede instalação do Samu e quer melhorias no Hospital Regional Dr. Mariano Coelho

6814Os prefeitos do Seridó com o ainda secretário da Sesap, Isaú Gerino
O ainda secretário estadual de Saúde, Isaú Gerino recebeu os prefeitos Vilton Cunha (Currais Novos) e Francisco Sousa, o Tinhá (Bodó). O primeiro é presidente da Associação dos Municípios do Seridó Oriental (AMSO) e o segundo preside o Consórcio de Saúde da AMSO.
 
Na pauta, Vilton Cunha cobrou melhorias no atendimento do Hospital Regional Dr. Mariano Coelho, em Currais Novos, que também atende pacientes dos municípios do Sedidó Oriental. Vilton quer a instalação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) para Currais Novos.  “A saúde de Currais Novos é referência na região do Seridó, onde pacientes de várias cidades procuram os serviços prestados no município”, disse o prefeito.  

TORNEIO DA SECRETARIA DE ESPORTE DE BODÓ-TN


 TORNEIO NO ASSENTAMENTO SERRANO MUNICÍPIO DE BODÓ

 GERCINO ARQUELINO,PREFEITO TINHÁ DE BODÓ,JOÃO DA SERRA DO MEIO E FRANCIMAR
 SECRETÁRIOS DE ESPORTE,PREFEITO, VICE PREFEITO E VEREADORES
 SECRETÁRIOS DE ESPORTE,PREFEITO,IMPRENSA, VICE PREFEITO E VEREADORES E AMIGOS
 AMBULÃNCIA PRESENTE NO TORNEIO












PREMIAÇÃO:
CAMPEÃO: SÃO PAULO/ B. LAGOA- M. LAGOA NOVA
VICE- CAMPEÃO: SANTA CRUZ/ B. VERDE -M. LAGOA NOVA
3º LUGAR: CAP1/ PAU DOLÍO-M. BODÓ
4º LUGAR: BODÓ MINERAÇÃO/ BODÓ
ARTILHEIRO: DEYVID/ BODÓ MINERAÇÃO
GOLEIRO M. VAZADO: IRANILSON/ SÃO PAULO

FOTOS: LUCIANO AUGUSTO
INFORMAÇÃO: GERCINO ARQUELINO
COBERTURA TOTAL DA SELEÇÃO DO POVO ,RÁDIO CURAIS NOVOS,JORNAL A NOTICIA,SITE CN AGITOS E BLOG SELEÇÃO DO POVO 

PROFESSORES DE BODÓ NO I FÓRUM DE SEGURANÇA PARA EDUCADORES


          O PROERD foi instalado na cidade de Bodó no ano de 2012, e esta tem sido uma cidade que tem se destacado pela importância que dá à prevenção e aos trabalhos do programa. No ano passado foram atendidos alunos do 5º e 7º anos, bem como uma turma de PROERD Comunitário, e este ano o programa ampliou os trabalhos para a zona rural da cidade e pretende-se intensificar o trabalho que é desenvolvido com os pais e responsáveis. 
          Como não poderia deixar de ser, a cidade esteve também presente no "I Fórum de Segurança para Educadores" sendo representada por uma equipe de professores que foram à nossa capital estadual prestigiar esse evento que foi preparado com muito amor e carinho pela coordenação estadual do PROERD, para  discutir temas bem atuais e importantes para que tenhamos um ambiente escolar saudável e seguro. Parabéns a todos vocês que contribuíram para que o evento tivesse a beleza, grandeza e nobreza que teve. Certamente, estamos mais enriquecidos de conhecimentos que nos será muito proveitoso na nossa vida profissional.
 






A prevenção aos males da nossa sociedade moderna fica bem mais fácil de ser executada quando contamos com profisionais como estes, comprometidos e engajados com estas causas.
PROERD NO SERTÃO

segunda-feira, 18 de março de 2013

COMUNIDADES BENEFICIADAS POR BODÓ PERTENCEM A LAGOA NOVA, CERRO CORÁ E SANTANA DO MATOS TERRITORIAMENTE

  •  PLANO MUNICIPAL DE SANEAMENTO BASICO PMSB água e esgoto‏



- Algumas das comunidades que foram listadas pela Prefeitura de Bodó, e são beneficiadas pelo referido município, não pertencem territorialmente a Bodó, de forma que não serão trabalhadas no plano ( PMSB), são elas:
- Macambira (Lagoa Nova);
- Cabeço dos Ferreiros (Santana do Matos);
- P.A. Serrano (Lagoa Nova);
- Bom Jardim (Cerro Corá);
- P.A. Caraúbas (Santana do Matos);
- Riachão (Cerro Corá);
- Gameleira (Cerro Corá);

Com isso de uma forma ou de outra temos que correr e buscar uma forma de solucionarmos essa questão, para que ninguém saia prejudicado.
_____________________________________________________

sexta-feira, 15 de março de 2013

ATENÇÃO CONSELHEIROS TUTELARES DE BODÓ: AGUARDEM NOTICIAS COM VANDERCI.



Fátima garante equipamentos para Conselhos Tutelares do RN

A Secretaria Nacional de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH) disponibilizou uma cartilha que explica aos gestores como fazer o cadastramento de solicitação dos kits de equipamentos para os Conselhos Tutelares dos municípios, composto de 01 (um) automóvel, 05 (cinco) computadores Desktop, 01 (uma) impressora multifuncional, 01 (um) refrigerador e 01 (um) bebedouro. A cartilha está já está disponível no site da deputada Fátima Bezerra.

Os kits foram adquiridos com recursos de emenda da deputada ao Orçamento Geral União. O gabinete da deputada indicou inicialmente 80 municípios para os quais havia demanda desde o ano passado, porém, a deputada já assumiu o compromisso de apresentar outras emendas sucessivas, de forma que até 2014, os Conselhos Tutelares dos 167 municípios do estado sejam devidamente equipados.

Os primeiros municípios contemplados receberão os equipamentos em solenidade com a presença da ministra dos Direitos Humanos, Maria do Rosário, em Natal, na primeira quinzena de abril. Segundo a ministra, esse ano a entrega se dará em duas etapas, sendo a primeira agora e a segunda no segundo semestre.

Para receber os equipamentos é imprescindível que as prefeituras interessadas façam a adesão ao Sistema de Informação Para a Criança e Adolescência- SIPIA até o próximo dia 20, quando será fechada a primeira lista.

Após a entrega dos equipamentos no município, a SDH/PR realizará rodadas de monitoramento da instalação e utilização dos mesmos. Para este processo os conselheiros deverão acessar a área restrita do Cadastro Nacional de Conselhos Tutelares e responder às perguntas sobre o monitoramento.

--
Assessoria de Imprensa
Dep. Federal Fátima Bezerra - PT/RN
Heldon Simões - (84) 8708.4255 / 8722-0213 / 9643.3191


quarta-feira, 13 de março de 2013

O VEREADOR ANDRÉ ALVES ( DEM) PRESIDIU A SESSÃO NA CAMARA MUNICIPAL DE BODÓ


O vereador André Alves ( DEM), presidiu a última Sessão Ordinária na última quinta feira ( 07), na ausencia do Presidente, Sr. José Airton Assunção Gomes na Câmara Municipal de Bodó, o vereador na oortunidade colocou requerimentos solicitando que o executivo viabilizasse o projeto de cargos e carreira, solicitou também da Secretaria de A. Social viabilização dos cadastro da Prefeitura para o Programa "Minha casa minha vida" nessa nova etapa, ainda pediu lombadas para a frente do predio onde funcionava o programa do PETI, e que o poder executivo articulasse junto ao Estado a gestao de repasse do predio da antiga escola estadual que legalmente pertence ao Estado.
Na proxima Sessão aguardem novos projetos do vereador André Alves, um jovem que junto aos edis está buscando mais desenvolvimento para Bodó.

                                          André, Gerson Luiz e Avamar

VEREADOR DIVINO SILVA MOSTRANDO A QUE VEIO NA CÂMARA DE BODÓ

Achei bacana demais na última sessão quando o vereador Divino Silva,Reinvindicou através de seus requerimentos ações de combate a seca nas Comunidades Rurais de gameleira, Catarino, Comum e outras comunidades, para ele as perfurações de poços já eram para ter sido concluidas, n entanto ele ainda está na luta cobrando providencias nesse sentido. O vereador homenageou todas as mulheres e em especial a sua Mãe D. Francisca, ele também citou nomes de mulheres que fazem a diferença em nosso município, nomes como o de D. Nenca ( in memorian) ela que foi a primeira mulher a impulsionar e presidir a Pastoral da criança em Bodó, a Senhora Teresa Neuman Assunção, D. Rita do Carmo Assunção, a Professora Gilvanete, D. Etelvina, D. Iraci ( vereadora), Aldenôra Silva ( euzinha), através dessas mulheres citadas o vereador prestou seus agradecimentos e homenagens a todas as mulheres bodoenses.Achei louvavel a iniciativa do vereador Divino Silva em fazer um projeto em breve criando uma COMENDA para as mulheres bodoense, denominada: " Alzira Alves da Nóbrega " ( ela que foi a primeira enfermeira do nosso município). E viva as mulheres !!!
Achei bacana demais na última sessão quando o vereador Divino Silva,Reinvindicou através de seus requerimentos ações de combate a seca nas Comunidades Rurais de gameleira, Catarino, Comum e outras comunidades, para ele as perfurações de poços já eram para ter sido concluidas, n entanto ele ainda está na luta cobrando providencias nesse sentido. O vereador homenageou todas as mulheres e em especial a sua Mãe D. Francisca, ele também citou nomes de mulheres que fazem a diferença em nosso município, nomes como o de D. Nenca ( in memorian) ela que foi a primeira mulher a impulsionar e presidir a Pastoral da criança em Bodó, a Senhora Teresa Neuman Assunção, D. Rita do Carmo Assunção, a Professora Gilvanete, D. Etelvina, D. Iraci  ( vereadora), Aldenôra Silva ( euzinha), através dessas mulheres citadas o vereador prestou seus agradecimentos e homenagens a todas as mulheres bodoenses.Achei louvavel a iniciativa do vereador Divino Silva em  fazer um projeto em breve criando uma COMENDA  para as mulheres bodoense, denominada: " Alzira Alves da  Nóbrega " ( ela que foi a primeira enfermeira do nosso município). E viva as mulheres !!!

PREFEITO E VICE PREFEITO DE BODÓ PARTICIPARÃO DE RENIÃO SOBRE A LEI COMPLEMENTAR 123


O PREFEITO DE BODÓ - FRANCISCO SANTOS DE SOUZA - "TINHÁ" , E O VICE PREFEITO - JOSÉ ENILSON ASSUNÇÃO DE MELO LULA - "NILSINHO", PARTICIPARÃO LOGO MAIS A TARDE DA REUNIÃO que o SEBRAE no Rio Grande do Norte e o Tribunal de Contas do Estado (TCE) realizam, nesta quarta-feira (13), às 14h, o encontro ‘Os Tribunais de Conta e o Desenvolvimento Local’ no Olimpo Recepções, em Candelária. O evento reúne prefeitos, vice-prefeitos e presidentes de câmara de vereadores dos 167 municípios norte-rio-grandenses. A proposta é mostrar como a implementação da lei ajuda a incrementar a economia local. Das 155 cidades potiguares que já sancionaram a Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas (MPE), pouco mais de 10% implementou a legislação, ou seja, conseguiram criar mecanismos para priorizar os pequenos negócios nas compras públicas municipais.




A ação acontece simultaneamente em todo o País, resultado de um esforço para fazer com que a Lei Geral se torne uma realidade em todas as cidades brasileiras. Desde que a legislação foi sancionada, 3,8 mil municípios já aprovaram a norma, mas apenas 850 a implementaram. Essa mobilização nacional servirá para explicar e orientar os gestores municipais a pôr em prática os dispositivos contidos na legislação. A iniciativa dos encontros faz parte de acordo assinado, no ano passado, entre o Sebrae, a Associação dos Membros de Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) e o Instituto Rui Barbosa.




A Lei Complementar 123 foi promulgada pelo Congresso Nacional em 2006 e instituiu um abrangente arcabouço de tratamento diferenciado, simplificando o que as micro e pequenas empresas devem receber por força constitucional. Hoje, 3.936 municípios brasileiros aprovaram uma lei regulamentadora (quase 70% do território nacional). No estado, apenas as cidades de Alexandria, Rafael Fernandes, Riacho de Santana, Coronel João Pessoa, Encanto, Doutor Severiano, Jardim de Piranhas, Sítio Novo, Passagem, Várzea, Jundiá e Lajes Pintadas estão pendentes de regularização da lei.
O PREFEITO DE BODÓ - FRANCISCO SANTOS DE SOUZA - "TINHÁ" , E O VICE PREFEITO - jOSÉ ENILSON ASSUNÇÃO DE MELO LULA - "NILSINHO", PARTICIPARÃO LOGO MAIS A TARDE DA REUNIÃO  que o SEBRAE no Rio Grande do Norte e o Tribunal de Contas do Estado (TCE) realizam, nesta quarta-feira (13), às 14h, o encontro ‘Os Tribunais de Conta e o Desenvolvimento Local’ no Olimpo Recepções, em Candelária. O evento reúne prefeitos, vice-prefeitos e presidentes de câmara de vereadores dos 167 municípios norte-rio-grandenses. A proposta é mostrar como a implementação da lei ajuda a incrementar a economia local. Das 155 cidades potiguares que já sancionaram a Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas (MPE), pouco mais de 10% implementou a legislação, ou seja, conseguiram criar mecanismos para priorizar os pequenos negócios nas compras públicas municipais.

A ação acontece simultaneamente em todo o País, resultado de um esforço para fazer com que a Lei Geral se torne uma realidade em todas as cidades brasileiras. Desde que a legislação foi sancionada, 3,8 mil municípios já aprovaram a norma, mas apenas 850 a implementaram. Essa mobilização nacional servirá para explicar e orientar os gestores municipais a pôr em prática os dispositivos contidos na legislação. A iniciativa dos encontros faz parte de acordo assinado, no ano passado, entre o Sebrae, a Associação dos Membros de Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) e o Instituto Rui Barbosa.

A Lei Complementar 123 foi promulgada pelo Congresso Nacional em 2006 e instituiu um abrangente arcabouço de tratamento diferenciado, simplificando o que as micro e pequenas empresas devem receber por força constitucional. Hoje, 3.936 municípios brasileiros aprovaram uma lei regulamentadora (quase 70% do território nacional). No estado, apenas as cidades de Alexandria, Rafael Fernandes, Riacho de Santana, Coronel João Pessoa, Encanto, Doutor Severiano, Jardim de Piranhas, Sítio Novo, Passagem, Várzea, Jundiá e Lajes Pintadas estão pendentes de regularização da lei.

TCE e Sebrae vão debater lei das micro empresas com prefeitos

Os 167 prefeitos do Rio Grande do Norte estão sendoconvicados para participarem, na tarde desta quarta-feira (13) do debate sobre a Lei Geral das Micros e Pequenas Empresas que está sendo promovido pelo Sebrae potiguar em parceria com o Tribunal de Contas do Estado (TCE).  O encontro denomiado "OsTribunais de Contas e o Desenvolvimento Local" ocorrerá simultaneamente em todo o País. Em Natal, o evento será realizado no Olimpo Recepções, em Candelária, a partir das 14 horas.
Segundo os organizadores, o debate está aberto aos gestores municipais, incluindo prefeitos, vice-prefeitos e presidentes de câmara de vereadores, e vai unir esforços para tirar a lei do papel, já que, em muitos municípios, a Lei Geral já está regulamentada, mas ela não foi implementada, ou seja, os benefícios estabelecidos nessa legislação ainda não estão ao alcance das micro e pequenas empresas.
Durante o encontro, será assinado um termo de adesão ao Projeto Prosperar, que será celebrado entre prefeituras, o Sebrae no Rio Grande do Norte e o TCE-RN. O objetivo do projeto é reunir esforços e o acompanhamento das ações para a aplicação da lei e a contratação de pequenas empresas nas aquisições de bens e serviços por parte da administração municipal.

Prefeita de Santana do Matos autorizada a contratar 77 servidores temporários

Com maioria folgada na Câmara Municipal de Santana do Matos, a prefeita Jardjane Macedo conseguiu a aprovação de lei autorizativa para a contratação de 77 servidores temporários, limitado a 10% do quadro de servidores públicos municipais.Os contratos autorizados destinam-se ao atendimento escolar da Educação Básica, Programa Nacional de Transporte Escolar (PNTE), Programa Agente de Endemias, Programa Agentes Comunitários de Saúde, Saúde Bucal, Programa Saúde da Família (PSF) e Núcleo de Apoio ao Programa Saúde da Família (NASF) .
A lei 750 sancionada em 9 de março permite, ainda, que a prefeita contrate servidores por prazo determinado, para substituir eventuais servidores efetivos que estejam  em gozo de licenças: gestante, especial por tempo de serviço, licença motivada por doença e outras licenças similares, ressalvando o limite de 10% (dez por cento) do total de servidores efetivos lotados nas Secretarias Municipais de Saúde e Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer. Os contratos firmados com base na presente lei terão prazo de vigência até 31 de dezembro de 2013.
Ao todo, a prefeitura de Santana do Matos está contratando, temporariamente, 17 professores de educação básica, nove motoristas de transporte escolar, sete médicos e sete enfermeios, um profissional para os cargos de assistente social, nutricionista, fisioterapeuta, psicólogo, educador físico, além de um agente de saúde, dez agentes de endemia, sete auxiliares de enfermagem, sete cirurgiões dentistas, sete auxiliares de saúde bucal, todos para uma jornada de trabalho de 40 horas semanais, exceto o professor, que é de 30 horas.

Remuneração por cargos

Professor - R$ 1.088,25
Motorista - R$ 1.000,00
Médico - R$ 8.800,00
Enfermeiros - R$ 3.500,00
Assistente Social - R$ 2.200,00
Nutricionista - R$ 2.200,00
Fisioterapeutas - R$ 2.200,00
Agentes de Endemias  - R$ 678,00
Agentes de Saúde - R$ 678,00
Auxiliar de enfermagem - R$  678,00
Cirurgião dentista - R$ 3.000,00
Auxiliar de saúde bucal - R$ 678,00
Psicólogo - R$ 2.200,00
Educador Físico - R$ 2.200,00

Lardejane Macedo vai contratar assessoria para captar recursos junto à Caixa

De olho nos recursos federais que poderão vir para o município, a partir de convênios firmados com os Ministérios, a prefeita de Santana do Matos, Jardjane de Araújo Macedo, autorizou a realização de um pregão presencial para a contratação de uma empresa de assessoria técnica, com a responsabilidade de operar a captação de recursos do Orçamento Geral da União (OGU), junto à Caixa Econômica Federal. O pregão será realizado no dia 23 de março e o edital está à disposição dos interessados na sede da prefeitura, na rua Manoel Américo Carvalho, 56, centro.

5ª CONFERENCIA DAS CIDADES DO RIO GRANDE DO NORTE


  1. A Secretaria de Planejamento e Finanças do RN está organizando a 5ª Conferência das Cidades do Rio Grande do Norte, que este ano acontecerá em duas etapas:

    - Conferências municipais: de 01 de março a 01 de junho de 2013.

    - Conferência estadual: de 02 a 04 de setembro de 2013.

    As conferências terão como tema "Quem muda a cidade somos nós; Reforma urbana já" e suas discussões subsidiarão a delegação potiguar na 5ª Conferência Nacional das Cidades, que acontecerá de 20 a 24 de novembro, em Brasília.

    Membros do Conselho Estadual das Cidades do RN (Concidades) e técnicos da Seplan definiram nove encontros regionais, que já começa nesta terça-feira (26).

    A 5ª Conferência Nacional das Cidades tem como foco principal o debate sobre a implantação do Sistema Nacional de Desenvolvimento Urbano (SNDU), que integrará, consolidará e definirá os papéis das três esferas de governo - federal, estadual e municipal, no que tange às políticas de moradia digna, mobilidade, saneamento, e planejamento.

Prefeituras ainda podem conseguir adequar o CNPJ do Município na Receita Federal

Para quem perdeu a data, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) informa que as prefeituras ainda conseguem adequar o Cadastro Nacional de Pessoa Juridica (CNPJ) do Município na Receita Federal do Brasil (RFB).
 
Após atender várias dúvidas de gestores preocupados com o prazo que terminou no dia 28 de fevereiro, a CNM entrou em contato com a Secretaria do Tesouro Nacional (STN). Em resposta o órgão continuará aceitando pedidos de alteração do Nome Empresarial dos órgãos conhecidos como CNPJ principal, além de pedidos de inclusão e exclusão de inscrição.

700 mil famílias que vivem na miséria estão fora de programas sociais

A ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Tereza Campello, voltou a destacar ontem (7) que aproximadamente 700 mil famílias continuam na miséria e fora dos programas sociais, ao participar do evento Diálogos Governo-Sociedade Civil: Plano Brasil sem Miséria, no Palácio do Planalto.
De acordo com último balanço do governo, 22 milhões de brasileiros deixaram a extrema pobreza desde junho de 2011, quando foi lançado o Plano Brasil sem Miséria.
Para estabelecer a faixa populacional que se encontra na miséria, são usados critérios, variáveis de um país para outro. Além da baixa renda, são considerados insegurança alimentar e nutricional, baixa escolaridade, pouca qualificação profissional, dificuldade de inserção no mercado do trabalho, acesso precário à água, energia elétrica, saúde e moradia.
 

Municípios devem ficar atentos às responsabilidades do Plano Brasil Sem Miséria

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) alerta aos gestores que as responsabilidades referentes ao Plano Brasil sem Miséria aumentaram. O Plano que é direcionado às famílias com renda de até R$ 70 por pessoa busca integrar: garantia de renda, acesso a serviços públicos e inclusão produtiva urbana e rural.
Para efetivação do Plano, o Cadastro Único e a Busca Ativa são estratégias utilizadas para o reconhecimento da população alvo do programa. O Cadastro serve para os governos federal, estadual, distrital ou municipal conheçam as famílias mais pobres e organizem a oferta de serviços públicos para essa população. Todos os Municípios brasileiros operam o Cadastro Único. A Busca Ativa é o deslocamento de equipe até as famílias extremamente pobres para inclusão no projeto.
Para atender essas exigências, a CNM lembra que o Município precisa de uma estrutura de operacionalização que disponha entre outras coisas de equipamentos, de pessoal qualificado, de realização do translado da equipe e capacitação de pessoal. Para o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, todas essas responsabilidades precisam ser consideradas, pois a responsabilidade dos Municípios só aumenta em detrimento dos planos da União.

Ministério prorroga prazo para atualização de cadastro no Bolsa Família


bolsa-familiaO prazo para atualização do cadastro dos beneficiários do Bolsa Família é prorrogado para o dia 28 de março. O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) prorrogou o prazo devido à transição que as prefeituras do país fazem atualmente.
De acordo com o MDS, cerca de 395 mil famílias ainda precisam procurar o gestor municipal do programa de transferência de renda para regularizar a situação. Muitos do gestores ainda não solicitaram senhas para acessar o Cadastro Único dos Programas Sociais do Governo Federal e para o Sistema de Gestão do Programa Bolsa Família.

BODÓ - VISITA ÀS ESCOLAS



          Cumprindo o prometido, o Instrutor Tertuliano esteve em reunião com o Prefeito Municipal da cidade de Bodó, o Sr. Francisco Santos de Souza, e também com a Secretária de Educação, a Sra. Raimunda Cristiane,  para articular como se dará o atendimento da zona rural pelo PROERD neste primeiro semestre. Esta é uma das grandes inovações do programa para este ano na cidade e a reunião foi bastante proveitosa. Foram definidos alguns detalhes que precisavam ser tratados para a execução do atendimento.  O Instrutor aproveitou o ensejo para visitar as escolas com 7º ano que serão atendidas, inclusive a Escola Municipal Manoel Catarino Filho, situada na Serra de Santana, Município de Bodó.  Lá, tratou com Carlos Antônio (Diretor da Escola) e Lucimar Victor (Vice-Diretora) sobre logística e outros detalhes  e aproveitou para trazer uma palavra motivacional e amiga a todos os alunos. A partir da semana que vem será dado iníciado o curso Caindo na REAL na cidade.
 

Bodó chama concursados para ASG, gari, motorista e técnico de enfermagem

 
O prefeito de Bodó, Francisco Santos de Souza, acaba de assinar portaria convocando 12 concursados para o quadro de auxiliares de serviços gerais (ASGs) do município: Jessika Mayara Claudino Idalino, Elizabete Maria dos Santos Macedo, Renalva Maria Simões da Silva, Roberto da Silva Marçal, Maria do Céu Dantas, Giane Maria de Carvalho, Rejane Maria de Medeiros, Maria de Lourdes da Silva, Maria Cleide Albuquerque Silva, Selma Serafim da Costa, Alexandre de Lima Bezerra e Edelmo Martins da Silva.

Para o cargo de motorista foi chamado Francisco Jailson Félix e para o quadro de garis os concursados Fernando Josué, Francisco José de Melo e Amanda Medeiros da Silva, além de quatro servidores para o cargo de técnico de enfermagem: Mariano Denis Ferreira da Silva, Francisca Alves Luciano da Costa, José Erinaldo dos Santos e Euda Porfírio Azevedo Anselmo.
Valdir Julião

Municípios da Serra de Santana já regulamentaram lei das micros


Os municípios da microrregião da Serra de Santana, como Bodó, Cerro Corá, Lagoa Nova e Tenente Laurentino, além de Currais Novos e Santana do Matos e a vizinha São Tomé, estão entre os 155 dos 167 municípios do Rio Grande do Norte que já já regulamentaram a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, informa o gerente da Unidade de Políticas Públicas do Sebrae-RN, Hélmani Rocha. Apesar de 93% dos municípios potiguares estarem com essa lei regulamentada, ele acrescenta que poucas cidades em que a lei vigora "registram avanços plausíveis na implementação"

 Entre os principais motivos para o atraso na implementação da norma, segtundo Rocha, estão a falta de conhecimento da lei ou dificuldades que as prefeituras têm na elaboração de editais de compras públicas que favorecem as micro e pequenas empresas.
A Lei Geral da Micro e Pequena Empresa prevê que as licitações de até R$ 80 mil devem ser exclusivas para micro e pequenas empresas e 25% do total orçado nas grandes licitações públicas devem ser reservados também para os pequenos negócios. A Lei também incentiva a política de microcrédito, mais acesso à inovação e tecnologia e criação da Sala do Empreendedor.   

Municípios sem
regulamentação

Região Oeste
Alexandria
Coronel João Pessoa 
Encanto
Doutor Severiano
Rafael Fernandes
Riacho de Santana

Região do Seridó
Jardim de Piranhas

Região do Trairí
Lajes Pintadas
Sítio Novo

Região Agreste
Passagem
Várzea
Jundiá

terça-feira, 12 de março de 2013

SEMINÁRIO DE SENSIBILIZAÇÃO E PREVENÇÃO AO USO DAS DROGAS EM BODÓ


O vereador José Antônio Assunção Gomes,  está articulando um Seminário de Sensibilização e Prevenção ao Uso Indevido e Abuso de Drogas na Família, na Escola, no Ambiente de Trabalho e na Comunidade em Geral.  “Conhecer Para Ajudar”, o Seminário será  realizado na Câmara Municipal de Bodó, no dia 10 de abril, das 08:00 ás 16:00h.

A PROGRAMAÇÃO SERÁ A SEGUINTE:

ABERTURA ( COM AUTORIDADES LOCAIS E ESTADUAIS)
HINO NACIONAL
FALA DAS AUTORIDADES

O Professor João Maria Mendonça de Moura – Presidente do Conselho Estadual de Promoção da Paz nas Escolas e Coordenador do Núcleo Estadual Para a Paz e Direitos Humanos, será o primeiro Palestrante, abordando o tema: “O perfil Epidemiológico do Consumo de Drogas na Sociedade Brasileira e o Papel da Prevenção na Família, na Escola, no Ambiente de Trabalho e na Comunidade – conhecer para ajudar”.
Em seguida haverá um debate sobre a temática.

A tarde das 13 as 16h00minh acontecerá uma Mesa Redonda com a expositora- Drª  Sonali Rosado – Secretaria Executiva do Governo do Estado e Coordenadora do programa RN VIDA, a mesma explanará sobre a Socialização do plano Estadual de Enfrentamento ao Crack, Álcool e outras Drogas.
A expositora Edneuza Paiva – Coordenadora do Programa Estadual Amor Exigente, falará sobre o tema: “A importância da Família na Prevenção e no Tratamento do Dependente Químico.
E por fim, o Presidente do Instituto Potiguar de Prevenção e Combate as Drogas, Sr. Murilo Vieira do Amaral Filho, vai expor o tema: “Socialização do Trabalho Desenvolvido Pela Comunidade Terapêutica Nova Aliança.
Cada expositor terá 20 (vinte), minutos para suas exposições, em seguida será realizado outro debate dentro das temáticas abordadas.

Os objetivos do seminário será fornecer informações, estimular a auto-estima e o auto cuidado com a problemática, apresentar a população o Sistema Nacional de Políticas Públicas Sobre Drogas e sensibilizar e mobilizar o município no geral.

 O vereador José Antônio A. Gomes, enfatizou que é conhecedor do Projeto do PROERD  ( Programa  Educacional de Resistência as Drogas), já implantado no município de Bodó, reconhece o empenho de toda a equipe envolvida, parabeniza a todos pela implantação do Projeto, mas ressalta a grande importância de Seminários como estes no município. “Eu estou trabalhando no sentido de buscar parcerias e melhorias para nossa cidade,  e para isso conto com os demais vereadores e parceiros que queiram entrar nessa luta junto comigo, até porque não se faz nada sozinho, para atingirmos um bom resultado os trabalhos têm que ser ampliados e em equipe.” Reafirmou José Antônio.

CONHEÇA AQUI UM POUCO DO TRABALHO DOS VEREADORES DE BODÓ

Na sessao realizada na última quinta feira ( 07), na Câmara Municipal de Bodó, o vereador André Alves colocou requerimentos solicitando que o executivo viabilizasse o projeto de cargos e carreira, solicitou também da Secretaria de A. Social viabilização dos cadastro da Prefeitura  para o Programa "Minha casa minha vida" nessa nova etapa, ainda pediu lombadas para a frente do predio onde funcionava o programa do PETI, e  que o poder executivo articulasse junto ao Estado a gestao de repasse do predio da antiga escola estadual que legalmente pertence ao Estado. O vereador Divino Silva parabenizou e homenageou todas as mulheres bodoenses atraves da sua mãe D. Francisca, de D. Nenca (in memorian), de D. Neuman, Rita do Carmo entre outras. O vereador falou do seu esforco na luta pela perfuraçao dos pocos nas comunidades de Gameleira,Catarino, Comum e Cachoeira.O Vereador Jose Antonio Assunção Gomes colocou um requerimento solicitando que o executivo agilizasse o processo de Elaboração do Plano de Saneamento Básico, segundo ele o poder executivo precisa abrir licitação para que uma empresa especializada elabore com urgencia o referido plano. O vereador disse ainda que vai marcar uma audiencia pública para debater a questão e abordou um projeto que o mesmo tem em mãos para o mês de abril, um seminário de sensibilizacão e prevencão ao uso indevido e abuso das drogas na familia, na escola, e na comunidade em geral. O vereador Dedé Felix mais uma vez cobrou a limpeza da area rural e frisou a necessidade dos carros fechados para o translado do alunado das comunidades.

Técnico e Diretor Ambiental dar Início ao Projeto de Revitalização do Rio Bodó


                                Dr. Mauricio e o Técnico Genilson Fagundes
                               Dr. Maurício e o Diretor Ambiental Antonio Francisco
                              medição através de GPS no início de toda extenção antes do canal


  As ações incluíram o diagnóstico da situação do Rio Bodó, em todo seu percurso de abrangência na área urbana do Município, que futuramente terá toda a sua extenção revitalizada com limpeza, e o plantio das margens com várias espécies frutiferas como, eucalipto,coqueiro,mangueira entre outras que caracterize sustentabilidade beneficiando a comunidade bodoense. A educação ambiental com a conscientização da comunidade, é também uma da metas já implementada nas salas de aula em outras ações realizadas anteriormente pela secretaria.  A iniciativa conta desde o início com a parceria da Bodomineração,  através do projeto Ambiental, da Secretaria de Meio Ambiente, e, também, com o apoio  da Prefeitura Municipal.

Bodó vai contratar servidores temporários



Com autorização da Câmara Municipal, o prefeito Francisco Santos de Souza sancionou lei para a contratação, em caráter temporário, de servidores públicos municipais, para constituir uma equipe do Programa Saúde da Família (PSF), constituída de um médico, um enfermeiro e um auxiliar de consultório dentário. Para atendimento na zona urbana de Bodó, vão ser contratados dois médicos especialistas, um enfermeiro e um farmacêutico, além de um fisioterapeuta. Todos serão lotados na Secretaria Municipal de Saúde.

Para a Secretaria Municipal de Meio Ambiente  serão contratados dois jardineiros, além de um técnico de informática e um coveiro, que ficarão á disposição da Secretaria Municipal de Administraçãoe ainda um dois serventes de pedreiros, dois pintores e um eletricista para a Secretaria Municipal de Obras.

Já para a Secretaria Municipal de Educação foi autorizada a contratação de um nutricionista e para a de Assstência Social, dois psicólogos, dois assistentes sociais, um auxiliar administrativo e um coordenador de execução do programa para o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e ainda um técnico para Índice de Gestão e Descentrizalização - Cadastro Único. Para o Centro de Referência Especializado (Creas) serão contratados um psicólogo, um assistente social e um coordenador de programa, além do auxiliar administrativo.

Para o Projovem Adolescente estão previstas as contratações de um orientador social e um facilitador social, enquanto para o programa do Idoso um coordenador, que também vai acompanhar e atender o grupo de geração de renda.

No Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) está prevista a contratação dos seguintes profissionais: dois pedagogos, um auxiliar para a divisão de  merenda escolar e 43 orientadores sociais bolsiastas.

Segundo a lei, as contratações vão garantir a prestação dos serviços essenciais, enquanto se aguarda a disponibilidade orçamentária para a deflagração de concurso público destinao ao exercício das funções até o prazo de dois anos. 
Valdir Julião

Coopercrutac executa cursos em Bodó, Cerro Corá e Currais Novos



BODÓ está entre os seis municipios do Rio Grande do Norte escolhidos pela Cooperativa de Produção do Crutac (Coopercrutac) para a sequência de execução do Programa Projovem Trabalhador-Juventude Cidadã. A cooperativa foi selecionada, através licitação na modalidade de chamada pública, para elaborar ações de qualificação profissional de 525 jovens no âmbito dos recursos oriundos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).
Além de Bodó, serão atendidos pelo programa Cerro Corá, Currais Novos, Florânia, Jucurutu e Angicos. A Coopercrutac está oferecendo nove cursos: ‘Serviços Administrativos’, ‘Construção e Reparos (revestimentos)’, ‘Esporte e Lazer’, ‘Joalheria’, ‘Serviços Domésticos’, ‘Beleza e Estética’, ‘Telemática’, ‘Turismo e Hospitalidade’ e ‘Vestuário’.
Em relação a Cerro Corá, a maioria dos cursos adequam-se à sua realidade econômica, sobretudo o da área de turismo, devido a expansão da indústria sem chaminé no município, inclusive com a inauguração de novas pousadas, como a Colina dos Flamboyantes e também a de vestuário, devido o surgimento de indústrias têxteis, como a Zaja Confecções, que terceira a confecção de roupas da grife Hering, do sul do país.
Já em relação a Bodó, como município importante na área de mineração, como scheelita, o curso de joalheria pode ser o mais adequado, assim como o de turismo. 
A presidente da Coopercrutac, Márcia Oliveira, explica que “os cursos implantados já estão na sua fase da qualificação profissional, onde os jovens além do aprendizado para o mercado de trabalho e cada jovem recebe uma bolsa auxilio no valor de R$ 100”.
Dez por cento das vagas são destinados às pessoas com deficiência física e a meta é a inclusão de 30% dos jovens no mercado de trabalho formal e informal. A ação da Coopercrutac tem apoio das Prefeituras nos Municípios, Secretaria de Ação Social, CAIC, escolas estaduais, municipais e Sindicatos Rurais.

Credito:Valdir Julião