terça-feira, 30 de abril de 2013


CONVITE PARA A V CONFERENCIA DA CIDADE DE BODÓ-RN


                                          CONVITE

A Prefeitura Municipal de Bodó - RN, representada pelo Prefeito Francisco Santos de Souza, tem o prazer de convidá-lo á participar da “5ª Conferencia da Cidade de Bodó”, que tem como tema:Quem muda a cidade somos nós. Reforma Urbana Já!

Data: 07 de maio das 8:00 ás 14:00hs,
Local: Auditório Silvestre Soares ( Prefeitura Municipal).

Certos de contarmos com a sua presença antecipamos nossos agradecimentos.

Francisco Santos de Souza
Prefeito Constitucional

sexta-feira, 12 de abril de 2013

MUITA FESTA PARA OS ALUNOS DA ESCOLA MUNICIPAL JOSÉ MARIA

A Culminância do projeto da Páscoa na Escola Municipal José Maria do Nascimento aconteceu hoje pela manhã na referida escola. Muito linda a festa! Parabéns a toda a equipe da Educação, aos gestores da Instituição, aos Professores, ao alunado,a todos os programas , o PETI e o mais Educação.Obrigada pelo convite aos "Estagiários de Pedagogia". 
 Muitas Apresentações Culturais representadas por vários alunos(as), se destacaram durante a culminância.
 
 
 








 

INSCRIÇÕES ABERTAS NO IFRN

IFRN abre inscrições para o ProITEC 2013



proitecAs inscrições para o Programa de Iniciação Tecnológica e Cidadania (ProITEC) 2013 começaram ontem (9) e vão até 28 de abril.  Poderão participar do ProITEC os estudantes que:
a) Estejam regularmente matriculados no 9º ano do Ensino Fundamental em escola da rede pública de ensino e que tenham cursado todas as “séries” ou “anos” anteriores do ensino fundamental, exclusivamente, em escola da rede pública de ensino.
b) Tenham cursado todo o ensino fundamental, exclusivamente, em escola da rede pública de ensino.
Os estudantes devem realizar a inscrição exclusivamente pela internet, na Área do Candidato (ingresso.ifrn.edu.br). Para se inscrever, ele precisa ter documento de identificação com foto atual e CPF próprios e pagar a taxa de inscrição de R$ 20,00 até o dia 29 de abril.
Os inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e membros de família de baixa renda poderão solicitar a isenção da taxa de inscrição no período de 9 a 12 de abril, no Serviço Social dos câmpus para os quais se inscreveram.

CERRO CORÁ GANHARÁ NOVA CLINICA ODONTOLÓGICA

AGUARDEM!

PREFEITO DE BODÓ PARTICIPA DO LANÇAMENTO DO PROGRAMA " TODOS CONTRA O CRACK NO RN

PROGRAMA TODOS CONTRA O CRACK É LANÇADO PARA O RN


O programa Todos Contra do Crack foi lançado nesta quinta-feira no auditório da governadoria para todos os municípios do RN. O programa do Governo federal tem uma disponibilidade de 4 Bilhões de reais para serem investidos até 2014 e foi primeiramente implantado nos municípios com mais de 200 mil habitantes. Segundo a Secretária nacional de Segurança Miki, os pequenos município devem se organizar em consórcios de até 150 habitantes para pactuarem ações do programa. O Comité já formado em Currais Novos esteve presente com o Secretário da SEMTHAS o Vereador Eugênio Lins, a Secretária de Saúde tercia Leda, Sargento Adaildo do PROERD e Walter Antero do Tulipa, além ds Dra. Emilia e Erica do Caps, e Rondinelle e Nenen da secretaria de Obras. Vários municípios inclusive com os seus prefeitos estavam presentes entre eles: O Prefeito de Bodó Francisco Santos de Souza, o de Brejinho, Sitio Novo, Santa Cruz, Ouro Branco,Nova cruz, Caicó, entre outros. Na oportunidade a Secretária Executiva de Governo Sonalli Rosado expôs o programa do RN Vida e alguns técnicos expuseram as ações que poderão ser executadas nos eixos "Prevenção, Cuidado e Autoridade do programa.




.


BODÓ REALIZA SEMINÁRIO DE POLÍTICAS PÚBLICAS SOBRE DROGAS


           Aconteceu durante todo o dia de ontem, na Câmara Municipal de Vereadores de Bodó, o I Seminário de políticas publicas sobre drogas. O evento, que foi idealizado pelo Vereador José Antônio de Assunção Gomes, também contou com a presença de várias autoridades locais, dentre elas, vereadores, secretários, o Instrutor Tertuliano, e o Prefeito Municipal, o Sr. Francisco Santos "Tinhá", que ouviu atentamente as proposições e anseios das instituições que lidam com a problemática das drogas.
          Foram feitas palestras sobre o tema, algumas explanações pelas instituições presentes e pela equipe técnica do RN Vida, e concluiu-se o evento com a palavra da Coordenadora do programa RN Vida, a Dra. Sonali Rosado, que externou as propostas do Estado para o enfrentamento das drogas e ouvindo as várias instituições ali representadas.
          Enfim, um dia bastante proveitoso para a cidade, tendo em vista que estiveram unindo forças nessa guerra, tantas instituições, trazendo suas propostas, sua disposição, suas muitas ideias. Acreditamos que foi realizado algo verdadeiramente grandioso, tendo em vista que esse é o primeiro passo para atacar um problema: falar sobre ele. Agora é, arregaçar as mangas e mãos à obra. Com uma turma motivada e cheia de força e entusiasmo como essa, as coisas só podem a gerar muitos frutos.
 
















A cidade de Bodó está mais uma vez de parabéns por essa iniciativa grandiosa.
 

quinta-feira, 11 de abril de 2013

PREFEITO DE BODÓ NOMEIA COMISSÃO PREPARATÓRIA DA CONFERENCIA DA CIDADE DE BODÓ




O Prefeito Municipal de Bodó, Estado do Rio Grande do Norte, no uso de suas atribuições legais, autorizado pelo Decreto 005/2013.
RESOLVE:

Art. 1° Constituir a COMISSÃO PREPARATÓRIA para a V CONFERENCIA DA CIDADE DE BODÓ/RN, etapa Municipal.
Art. 2° A Comissão Preparatória caberão as seguintes atribuições:

a) definir Regimento Municipal contendo os critérios de participação na V CONFERÊNCIA DA CIDADE DE BODÓ para a eleição de delegados, respeitadas as diretrizes e as definições do Regimento da V CONFERÊNCIA DAS CIDADES DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE, bem como, a proporcionalidade da população e dos segmentos participantes;
b) definir data, local, temário e pauta V CONFERÊNCIA DAS CIDADES DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE, etapa municipal, contemplando as questões municipais, regionais e estaduais, além do temário nacional;
c) Sistematizar o relatório final da V CONFERÊNCIA DAS CIDADES DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE, etapa municipal;
d) Decidir sobre os casos omissos ou conflitantes.
ANO VI Nº 015 – 25 DE FEVEREIRO DE 2013

Art. 3º. A referida comissão, em conformidade com o art. 19, incisos I ao VI, §§ 1º e 2º da Resolução nº 4, 06 de dezembro de 2006, do Conselho Nacional das Cidades, será formada pelos representantes dos diversos segmentos da sociedade e terá a seguinte composição:

Secretaria Municipal de Administração
Elza Maria Pacheco
Secretaria Municipal de Meio Ambiente
Maria Aldenora da Silva
Secretaria Municipal de A. Social
Luiz Lupércio da Silva Junior
Poder Legislativo
Divino Rodrigues da Silva
Associação Comunitária de catarino
Associação Comunitária de Macambira
Maria Gorete de Araújo Dantas
Maria Lúcia Pereira
Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Bodó
José Antônio de Medeiros
Entidade Acadêmica SAPIENS – Faculdade de Ciências Humanas
Alesandra Dantas de Brito
Setor Empresarial – BODÒ MINERAÇÃO
Mauricio França


Art. 4º. Esta portaria entra em vigor na data de sua publicação, retroagindo os seus efeitos a 07 de abril de 2013.

                        

 Francisco Santos de Souza
Prefeito Constitucional de Bodó -RN

BODÓ REALIZARÁ A CONFERÊNCIA DAS CIDADES

Decreto n° 005/2013

Convoca a 5ª Conferência das Cidades do Rio Grande do Norte, e dá outras providências.

O Prefeito Municipal de Bodó/Rn no uso de suas atribuições que lhe confere o art. 64, V da Constituição Estadual, e considerando o dispositivo na Resolução Normativa das Cidades n° 14, de 06 de junho de 2012.

DECRETA:

Art. 1°. Fica convocada a 5ª Conferência das Cidades do Rio Grande do Norte, a realizar-se-á no dia 07 de maio de 2013, no Auditório Silvestre Soares, da Prefeitura Municipal de Bodó/RN, com programação a ser oportunamente divulgada, sob a Comissão Preparatória com o apoio da Secretaria Municipal de Administração.
Art. 2°. A 5ª Conferência das Cidades do Rio Grande do Norte tem como tematica: "Quem muda a cidade somos nós. Reforma Urbana Já!", e desenvolver-se-á com a finalidade de subsidiar as discussões da 5ª Conferencia Nacional das Cidades.
Art.3°. A 5ª Conferência das Cidades do Rio Grande do Norte, será presidida pela Secretaria Municipal de Administração.
Art.4°. A Comissão Preparatória do Município de Bodó/RN expedirá o Regimento da 5ª Conferência da Cidade de Bodó.
Parágrafo Único. O Regimento disporá sobre a organização e funcionamento da 5ª Conferência da cidade de Bodó, inclusive sobre o processo de escolha dos seus delegados.
Art. 5°. As despesas com a realização da 5ª Conferência da Cidade de Bodó ocorrerão por conta dos recursos orçamentários da Secretaria Municipal de Administração.
Art. 6°. Este decreto entra em vigos na data de sua publicação.

Bodó-Rn, em 20 de fevereiro de 2013.

PREFEITURA DE BODÓ REALIZA LICITAÇÃO DE MATERIAL DE CONSTRUÇÃO

Nesse momento acontecendo na Prefeitura Municipal de Bodó, a licitação do Material de Construção para todo o ano.

SEMINARIO DE PREVENÇÃO AS DROGAS FOI REALIZADO COM SUCESSO EM BODO

  Foi realizado nesta quarta-feira (10), na Câmara Municipal de Bodó o primeiro Seminário de Sensibilização à Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas. O encontro, foi promovido através de solicitação do Vereador José Antônio Assunção Gomes, através de requerimento aprovado pelos demais vereadores e atendido pelo Presidente da casa Legislativa o Senhor José Airton Assunção Gomes.O público alvo foram os gestores públicos ( Prefeito, Secretários Municipais, diretores e outros), alunos do PROERD, representantes de escolas, pais de alunos, professores, profissionais de educação e a comunidade em geral, o objetivo dos organizadores foi de  sensibilizar a comunidade educativa e a comunidade em geral para produzir ações efetivas que previnam o uso de drogas e violências no âmbito escolar, familiar e na sociedade em geral.


O evento também visa socializar as ações dos projetos desenvolvidos pelo Núcleo Estadual de Educação para a Paz e Direitos Humanos e as atividades desenvolvidas em parceria com outras instituições.
O seminário foi aberto das 8:00 da manhã as 1600hs, com explanações de grande importância do  coordenador do Núcleo Estadual de Educação para a Paz e Direitos Humanos, professor João Maria Mendonça de Moura, fez palestra sobre o tema “Prevenção ao Uso Indevido das Drogas na Família, Escola, Ambiente de Trabalho e Comunidade:" Conhecer para Ajudar”.
A Secretária da Governadora, Senhora Sonali Rosado ( Coordenadora do RN VIDA "Não as Drogas"),participou durante a tarde falando o que todas as famílias precisam saber sobre o assuunto. Segundo Sonali Rosado a coragem que a governadora Rosalba estar enfrentando para desenvolver políticas públicas no estado sobre o referido assunto, é realmente admirável.Ela ainda citou o bom exemplo dos escoteiros de Carnaúba dos Dantas que por sinal estiveram presentes durante todo o Seminário, mostrando a experiencia positiva do trabalho voluntário.Sonali tem certeza de que a maior arma para combater as Drogas, é o AMOR, AMOR e mais AMOR entre as famílias, e pessoas em geral.
                                                  Prefeito "Tinhá", Vereadores e sonali Rosado

                                                                Sonali Rosado
                                                          Alunos do PROERD

                                                           Jailson Tertuliano ( Coordenador do PROERD)
O Prefeito de Bodó, Francisco Santos de Souza " Tinhá", esteve presente e acompanhou todas as palestras, participando e colaborando com o assunto, assim como também as profissionais do CRAS e do CREAS local, que se colocaram sempre nos debates, levando ao conhecimento dos palestrantes informações dos trabalhos em desenvolvimento dentro do município de Bodó.
Como convidado especial o Coordenador do PROERD( Programa Educacional de resistência as Drogas), o Sr.Jailson Tertuliano, fêz uma explanação de como encontra-se os trabalhos do PROERD, e também explicou sobre as dificuldades encontradas para o melhor desenvolvimento da prevenção e combate as drogas.
Segundo a Secretária da governadora, Sonali Rosado, na quinta-feria (11), estará acontecendo um encontro com todos os Prefeitos do RN justamente para debaterem juntos sobre a problemática que está aumentando em todo o estado, no Brasil e no mundo.E o Prefeito francisco santos, "Tinhá", confirmou a presença." estaremos dispostos a firmar parcerias, criar Consórcios Intermunicipais, ou o que for preciso para prevenir, diminuir e sensibilizar a população, alertando as terríveis consequências das drogas." Enfatizou "Tinhá".

terça-feira, 9 de abril de 2013

BODÓ: CAMARA MUNICIPAL REALIZA SEMINARIO DE SENSIBILIZAÇÃO E PREVENÇÃO AS DROGAS





A Câmara Municipal de Bodó, atendendo proposição de autoria do Vereador José Antônio de Assunção Gomes, vem através deste CONVIDAR Vossa Senhoria a participar do SEMINÁRIO DE SENSIBILIZAÇÃO E PREVENÇÃO E ABUSO DE DROGAS NA FAMILIA, NA ESCOLA, NO AMBIENTE DE TRABALHO E NA COMUNIDADE - CONHECER PARA AJUDAR", a ser realizado no próximo dia 10 de maio, com inicio ás 8:00 horas, no prédio-sede da Câmara Municipal de Bodó situado à rua São pedro n° 35, cujo evento constará de palestras abordando sobre as drogas em um contexto geral.
Vossa presença é muito importante para o fortalecimento dos nossos objetivos.

Atenciosamente,
José Airton Assunção Gomes




Secretaria de Turismo de Caicó anuncia a primeira edição da Feira de Artesanato “Caicó Mostra Caicó”

6906
A Prefeitura de Caicó, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo está se unindo as Associações e representantes dos Artesãos de Caicó para promover uma vez por mês a Feira de artesanato no Complexo Turístico Ilha de Sant'Ana. O evento terá o nome de “Feira de Artesanato - Caicó mostra Caicó”, com o objetivo de criar um espaço para os artesãos de renome e os que ainda estão no anonimato, no intuito de divulgar e comercializar seus trabalhos, gerando assim uma fonte de emprego e renda para uma classe não reconhecida.De acordo com Eliana da Nóbrega, secretária de Turismo a primeira edição da Feira acontecerá nos dias: 03, 04 e 05 de Maio de 2013 nos quiosque da Praça de Artesanato da Ilha, e os artesãos interessados a participarem do Evento, estão sendo convidados a fazerem um cadastro na Secretaria de Turismo, no Centro Administrativo Sala 101, 1° Andar, no período de 01 à 12 de Abril de 2013. Os mesmos deverão trazer identidade, CPF, Comprovante de residência, foto 3x4 e uma amostra ou foto do artesanato praticado.

REPRESENTANTES DE BODÓ DE VOLTA AS PASSARELAS DO MISS & MISTER SERIDÓ EM 2013

SANDY BRAGA
Desde o ano de 2007 que Bodó não mandava representantes ao concurso Miss e Mister Seridó, os últimos representantes foram Frankmara Andrade e Alex Dantas. Em 2013 será Sandy Braga a representante da beleza feminina da nossa cidade, faltando definir o Mister. 
Breve mais informações.


BODÓ: Alunos do PJA debatem sobre Juventude e Trabalho com a Psicologa Raíssa

No último encontro na semana passada do coletivo Força Jovem, contamos com a presença da Psicologa Raíssa do CRAS, tivemos uma roda de conversa onde foi debatido o tema: Juventude e Trabalho, os jovens e adolescentes falaram um pouco da sua expectativa em relação ao trabalho e sua futura formação profissional, onde quase todos já tem um curso que pretende se formar e atuar no mercado de trabalho. Foi de grande importância a participação da técnica de referência dentro dessa atividade pois ela trouxe ao conhecimento do coletivo algumas profissões que estão em alta no momento, esclareceu dúvidas sobre alguns cursos e deixou a disposição deles o próximo tema a ser debatido, onde a maioria escolheram Sexualidade na Adolescência.

Registros fotográficos:






Verbas para a seca no Rio Grande do Norte estão retidas

O Rio Grande do Norte não conseguiu executar nenhuma obra estruturante contra os efeitos da seca usando recursos do Governo Federal. Em dezembro do ano passado, o Ministério da Integração Nacional (MIN) anunciou para o Estado um investimento na ordem de R$ 250 milhões através do PAC Seca. No entanto, após quatro meses, menos de R$ 34 milhões – correspondente a três projetos sob responsabilidade da secretaria de Estado de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) – foram liberados e estão  sob análise da Caixa Econômica Federal (CEF).

Adese apresentará diagnóstico da fruticultura nas serras de Santana e João do Vale

No próximo dia 17 de abril, a Agência de Desenvolvimento Sustentável do Seridó (Adese) apresentará o diagnóstico da fruticultura das serras de Santana e João do Vale.
O evento acontecerá no Centro de Treinamento da Emater, em Lagoa Nova, com o apoio do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural, governo do estado, ministério do Desenvolvimento Agrário, Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais da Serra de Santana e prefeitura local.
O diagnóstico foi realizado a partir de uma pesquisa de campo realizada junto a produtores rurais e comerciantes, para apresentar as potencialidades econômicas da fruticultura.
e

Seca histórica destrói economia rural no Nordeste

Destaque no Estadão:
seca-rn
A rede de proteção social que inclui programas de transferência de renda dos governos federal e estaduais tornou menos dramáticos os impactos da seca no cotidiano da população do Nordeste, mas ainda é incapaz de impedir que a economia local entre em verdadeiro colapso durante períodos de longa estiagem. A avaliação é de pesquisadores e autoridades ouvidas pela reportagem, que identificou em Pernambuco, Bahia e Alagoas uma realidade atenuada, porém, ainda bastante difícil para o sertanejo que enfrenta a maior seca das últimas décadas na região.
Na terça-feira passada, em visita a Fortaleza (CE), a presidente Dilma Rousseff afirmou que, graças às ações de seu governo e do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, “a face da miséria nessa região não foi acentuada tão perversamente pela estiagem”.
Para o professor João Policarpo Lima, do Departamento de Economia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), a aposentadoria rural e projetos como o Bolsa Família e o Bolsa Estiagem dão às famílias do campo, de fato, uma alternativa à produção agrícola quando as condições climáticas ficam desfavoráveis. Mas a quebra de safras e a morte de rebanhos provocam efeitos duradouros na economia local.
A estimativa é que a estiagem provocou no Estado governado por Eduardo Campos (PSB), possível presidenciável em 2014, a redução de 710 mil cabeças de rebanho bovino – sendo que 150 mil morreram e o restante foi abatido precocemente. A bacia leiteira estadual sofreu queda de 72% na sua produção.
Na passagem por Fortaleza, Dilma anunciou pacote de R$ 9 bilhões para medidas emergenciais de enfrentamento da seca no Nordeste. Porém, prefeitos de municípios do semiárido baiano e produtores agrícolas do Estado lamentaram o que chamaram de “superficialidade” das ações anunciadas pela presidente durante reunião da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene). Os administradores das cidades afetadas pela estiagem, liderados pela União dos Municípios da Bahia (UPB), resolveram criar um “Movimento dos Sem-Água” e prometem marchar até Brasília para cobrar “medidas objetivas e duradouras” para enfrentar a crise.

Santana do Matos, Bodó e Lagoa Nova >> Parques eólicos estão chegando


A paisagem das serras entre os municípios de Lagoa Nova e Bodó vem sendo modificada com a instalação das enormes torres de aerogeradores para produção de energia eólica. Outras tantas torres de medição também foram instaladas em diversas comunidades rurais de Santana do Matos, verificando se há potencial economicamente viável. A maioria dos parques eólicos, no Estado, está na faixa litorânea.
De Negócios e Finanças. fonte:Fdamião

Prefeito de Cerro Corá continua buscando qualificação profissional para seu município.


O prefeito de Cerro Corá Raimundo Marcelino, Novinho (DEM) continua buscando parcerias para qualificação profissional para os jovens de Cerro Corá, no final do seu mandato no ano de 2012, ele  havia firmado uma  parceria com o Instituto Federal do Rio Grande do Norte - IFRN, que ministra  curso do PRONATEC - Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico, dentre outros cursos E centenas de jovens foram capacitados e preparados para o mercado de trabalho sendo nos seguintes cursos:
Auxiliar Administrativo
Auxiliar de Administração de Redes
Auxiliar de Cozinha
Auxiliar em Web Designer
Operador de Computador
Preparador de Derivados de Leite

Sendo que ainda estão em fase de conclusão um destes curso, o mesmo Instituto deverá abrir novas vagas ainda este semestre.
O prefeito Raimundo Marcelino, Novinho está fechando a parceria com outro órgão para atender novos jovens com novas profissões, sendo na mesma metodologia do Pronatec, desta vez será com o SENAI, está quase tudo amarrado faltando alguns detalhes, como data e como será o processo,  a principio os possíveis cursos serão desenvolvidos no município de Cerro Corá, pela mesma normativa do PRONATEC -dentro dos cursos que serão oferecidos estão:
1 - Confeiteiro;
2 - Operador de Micro computador;
3 - Mecânico em Manutenção de Motocicletas;
4 - Pasteleiro;
5 - Pintor de Obras;
6 - Pedreiro de Alvenaria.
Lembramos que o IFRN - Instituto Federal do Rio Grande do Norte - Campus Currais Novos/RN está previstos para iniciar no mês de maio os cursos de Aconselhador em dependências químicas e  preparador de derivados de leite.
DJ Aildo.

União reconhece situação de emergência em 144 cidades do RN Gado está morrendo de fome e sede no interior do Rio Grande do Norte

A situação de emergência em decorrência da seca, que abrange 144 municípios do Rio Grande do Norte, foi reconhecida nesta quarta-feira (3) por meio da portaria publicada no Diário Oficial da União. O documento reconhece o decreto número 23.288, publicado no dia 16 de março deste ano pela governadora Rosalba Ciarlini.

A portaria foi assinada pelo secretário nacional de Defesa Civil, coronel Humberto Viana, e já está em vigor. O documento “reconhece situação de emergência por procedimento sumário em municípios do Estado do Rio Grande do Norte”.Os 144 municípios em estado de emergência representam 86% do total de cidades do estado.

Veja aqui a relação dos 144 municípios do Rio Grande do Norte em situação de emergência