sexta-feira, 30 de agosto de 2013

PROJETO DE CURSOS DE FORMAÇÃO DE PREVENÇÃO DO ABUSO E EXPLORAÇÃO SEXUAL CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES

ATENÇÃO BODOENSES!!!

VEM AI O CURSO DE FORMAÇÃO DE PREVENÇÃO DO ABUSO E EXPLORAÇÃO SEXUAL CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES.
O CURSO SERÁ EXTENSIVO PARA TODOS OS PROFISSIONAIS DA SAÚDE, EDUCAÇÃO, ASSISTÊNCIA SOCIAL, MINISTÉRIO PÚBLICO, POLICIA MILITAR, POLICIA CIVIL, CRAS, CREAS, REPRESENTANTES DAS IGREJAS,PASTORAIS DA CRIANÇA E OUTRAS PASTORAIS, REPRESENTANTES DE GRUPOS DE JOVENS, CMDCA, CONSELHO TUTELAR E OUTROS SEGUIMENTOS DA SOCIEDADE DO MUNICIPIO.

O CURSO É UM PROJETO DA IBERDROLA/NEOENERGIA/INSTITUIÇÃO PROFEREEDUC COM A PARCERIA DO MUNICÍPIO DE BODÒ.


Compromisso da PROFEREEDUC

A PROFEREEDUC – Professor Fernandes empreendimentos educacionais, Instituição de Especialização que assume em sua missão, o compromisso com a formação, pós-formação, qualificação e requalificação e aprimoramento qualitativo do homem e do profissional e a integração de seus cursos com as demandas sociais do País. Fazendo uso das novas tecnologias do ensinar e do aprender, a PROFEREEDUC respeita o homem e a sociedade Rondonopolitana, Mato-Grossense e Brasileira.

Acabamos de nos reunir com os representantes do Projeto, eu, Elza Maria Pacheco Pacheco,( repreentando o prefeito Francisco Santos, "Tinhá", Francisco Walderedo Souza Walderedo( controlador Interno da Prefeitura) , para rever melhores condições de realização do curso acima citado, Provavelmente será realizado aqui mesmo na cidade.
Na foto: Dora Silva Silva,Elza Pacheco,Professor Fernandes, profesora Luzia França, Cezar Batista ( Neoenergia),e Walderedo Souza.

quinta-feira, 29 de agosto de 2013

CONSELHOS DE SAUDE E MEIO AMBIENTE SE REUNEM EM BODÓ









Nesta quarta feira(28), estiveram reunidos membros dos conselhos de Saúde e Meio Ambiente do município de Bodó, com a finalidade de apontarem soluções para algumas problemáticas que vêm ocorrendo em todo o município, relacionados aos Impactos Ambientais e problemas de saúde em toda a população bodoense. Em breve repassaremos os resultados obtidos diante das providencias que deverão ser tomadas na sequencia.

terça-feira, 27 de agosto de 2013

BODÓ : SEAPAC REALIZOU REUNIÃO PARA PROGRAMAS DE CISTERNAS NO MUNICIPIO



 SEAPAC   mostra  a população o  que é o programa de cisternas do RN











O Serviço de Apoio aos Projetos Alternativos Comunitário - SEAPAC deu início na região Serrana ao calendário de visitas para seleção e cadastramento das famílias que serão beneficiadas com o programa de cisternas . Em Bodó foi realizada uma reunião com todos os representantes das Comunidades Rurais do município, vereadores, e sociedade em geral nesta terça feira  (27), os secretários de Agricultura ( Adriano Assunção)  e da Assistência Social ( Lupércio Junior), foram os mobilizadores da referida reunião que foi bem participativa e priorizou as Comunidades do Sertão bodoense.
 O total de 130  cisternas serão distribuídas nas  Comunidades Rurais de Bodó, de inicio as primeiras beneficiadas serão as seguintes: São José Velho,  Lagoinha, Piató, Baixios, Fervedeira, Cachoeira, Comum, Gameleira, Catarino, Riachão e Umbuzeiro. Na sequencia será a vez de Chã de Zé Ferreira, Tupinambá, Paraiso, Bom Jardim, Jatuarana,  Masssangana, Ponta de Linha, Pau d’óleo, A. Serrrano, Serra do Meio, cabeço dos Ferreiras  e Macambira.
O coordenador do projeto pelo SEAPAC, Damião Santos de Medeiros, representantes da EMATER e os parceiros que estão a frente das secretarias municipais de Agricultura e Assistência Social estão sendo os mobilizadores dentro do município, e segundo Adriano Assunção Albuquerque ( Sec. de Agricultura)  será uma ajuda muito boa para as 130  famílias que receberão as cisternas, de uma vez que a seca tem assolado toda a região.
  Durante as reuniões, os participantes receberam informações sobre o projeto de cisternas de placas (reservatório cilíndrico, coberto e semi-enterrado, com capacidade para armazenar até 15 mil litros de água) è porque este modelo representa uma alternativa tecnológica mais adaptada à realidade dos pequenos produtores rurais...

CURSO DE FORMAÇÃO DE PREVENÇÃO DO ABUSO E EXPLORAÇÃO SEXUAL CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES

ATENÇÃO BODOENSES, LAGOANOVENSES E SANTANENSES


VEM AI O CURSO DE FORMAÇÃO DE PREVENÇÃO DO ABUSO E EXPLORAÇÃO SEXUAL CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES.

O CURSO SERÁ EXTENSIVO PARA TODOS OS PROFISSIONAIS DA SAÚDE, EDUCAÇÃO, ASSISTÊNCIA SOCIAL, MINISTÉRIO PÚBLICO, POLICIA MILITAR, POLICIA CIVIL, CRAS, CREAS, REPRESENTANTES DAS IGREJAS,PASTORAIS DA CRIANÇA E OUTRAS PASTORAIS, REPRESENTANTES DE GRUPOS DE JOVENS, CMDCA, CONSELHO TUTELAR E OUTROS SEGUIMENTOS DA SOCIEDADE DOS TRÊS MUNICÍPIOS EM FOCO.


O CURSO É UM PROJETO DA IBERDROLA/NEOENERGIA/INSTITUIÇÃO PROFEREEDUC COM A PARCERIA DOS TRÊS MUNICÍPIOS SERRANOS ACIMA CITADOS.



Compromisso da PROFEREEDUC


A PROFEREEDUC – Professor Fernandes empreendimentos educacionais, Instituição de Especialização que assume em sua missão, o compromisso com a formação, pós-formação, qualificação e requalificação e aprimoramento qualitativo do homem e do profissional e a integração de seus cursos com as demandas sociais do País. Fazendo uso das novas tecnologias do ensinar e do aprender, a PROFEREEDUC respeita o homem e a sociedade Rondonopolitana, Mato-Grossense e Brasileira.

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

BODÓ PARTICIPA DA 3ª REUNIÃO DE MEIO AMBIENTE DA ANAMMA EM MOSSORÓ



A Secretária de Meio Ambiente  de  Guamaré  Iruvane  Galvão  de  Miranda,  participou da  3ª  reunião  do 11º  Fórum  dos  Gestores de Meio Ambiente   do  estado, realizado no Auditório  da  UNP  em  Mossoró.Os técnicos da Secretaria de Meio Ambiente do município de Bodó Antonio francisco de Macedo Neto e genilson fagundes também participaram.
O  evento foi aberto pelo  o presidente   do ANAMMA   no estado Mairton  França,  ele deu  as  boas vindas aos  senhores  Secretários e Representantes de  vários  Municípios  que  atuam no  Meio  Ambiente   dos  Municípios  do  RN.
Sr.  Mairton  França destacou que, o objetivo  do fórum,  é  discutir os  problemas do  Meio  Ambiente  dos Municípios,  visto  a  importância da realização   dos  Convênios   dos  respectivos município  com  o  ANAMMA.
Foi apresentado os  requisitos para realização dos  convênios e  a  forma de que  cada  município deverá  agir   com  os   planos de  ação   para o  desenvolvimento   de  projetos  para  o  Meio  Ambiente.
O Secretário  de  Meio  Ambiente da  cidade de São  Gonçalo  do Amarante,   destacou a obrigatoriedade dos  municípios   em  licenciar, e  observar  o meio   ambiente  de  seus  município, a  formação  dos  conselhos  e  elaboração de  projetos   na  preservação.
O Eng. Agrônomo Luís Soares destacou as dificuldades que as pessoas enfrentam no  desenvolvimento  e  formação  dos  conselhos,  destacou  os erros na  sociedade, e   falta  de  formação educacional   na  preservação   do  meio  ambiente,  visto  que  o  mesmo  são paritários em  cada município,  na   formação   de  projetos.
Genilson Fagundes do município de Bodó destacou que é importante a formação das leis ambientais, e a forma de aplicação da mesma, os cuidados com meio ambiente.
A secretária de Meio Ambiente de Guamaré, Iruvane Galvão, falou da   formação  do Conselho, da  forma de  Licenciamento,   das  dificuldades  que  enfrenta    para  desenvolver   os  trabalhos, mostrou  a  importância  da  fiscalização e formação  educacional através  de  Ongs,   no  qual ela  representa   uma,  as  questões   das  torres  eólicas   que  agridem  a  o meio  ambiente  e  a forma de preservação  do mesmo  mediante os  avanços  no  desenvolvimento  econômico.
No final foi aberta a  plenária  para  escolha da  próxima   cidade a  sediar  o  evento,  sendo que na apresentação  ficou escolhida a  cidade  de Lages  do  Cabugi.
O vento acontecerá no dia 1º de novembro deste ano.
Veja mais fotos´.


BODÓ : ENCERRAMENTO DO PROERD COMUNITÁRIO



          Quinta-feira a noite (dia 22) aconteceu a última aula da turma de PROERD Comunitário na cidade de Bodó.  A aula foi ministrada pelo Instrutor Tertuliano que abordou sobre o crescente e preocupante fenômeno da violência e como podemos ajudar aos nossos filhos a estarem livre de tal fenômeno.  Mais uma vez a turma que é composta apenas por mães deu um show de interação proporcionando momentos ímpares de aprendizagem coletiva.  Algo bastante interessante a mencionar e que os Instrutores responsáveis pelo curso, a saber, Tertuliano, Antonione, Adrian e Sgt Adaildo foram presenteados por uma das  mães do curso com uma bela lembrança produzida por ela mesma, um pequeno leão que representa a garra, coragem, força e disposição nossa e de nossos parceiros em lutar contra as drogas e a violência.
          A turma agora fica no aguardo do grande dia da formatura onde serão certificados e poderão fazer o juramento de ensinarem os seus filhos a se manterem sempre longe das drogas e da violência.
PROERD NO SERTÃO








 

Parabéns a todos!!!