quinta-feira, 24 de outubro de 2013

CONVITE PARA AUDIENCIA PUBLICA

 O PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE BODÓ JOSÉ AIRTON ASSUNÇÃO GOMES, CONVIDA TODA POPULAÇÃO BODOENSE PARA PARTICIPAREM DE UMA AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE A REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA DOS LIMITES TERRITORIAIS DO MUNICÍPIO DE BODÓ. SERÁ NESTE DIA 30 DE OUTUBRO ( QUARTA FEIRA), AS 10:00 HORAS EM BODÓ. NA OPORTUNIDADE ESTARÃO PRESENTES OS REPRESENTANTES DA SEARA, MDA, MINISTÉRIO PÚBLICO, PREFEITURA MUNICIPAL E VEREADORES. CONVIDAMOS TODOS OS REPRESENTANTES DAS COMUNIDADES ENVOLVIDAS E QUE BUSCAM SOLUÇÕES CABÍVEIS PARA A LEGALIZAÇÃO, QUE SÃO AS SEGUINTES: CATARINO, RIACHÃO, GAMELEIRA, SERRA DO MEIO, SERRANO, MACAMBIRA, PARAÍSO, BOM JARDIM E CABEÇO DOS FERREIRAS. A AUDIÊNCIA FOI UMA SOLICITAÇÃO DO PRESIDENTE DA CÂMARA E APROVADA POR TODOS OS VEREADORES, E TEM O TOTAL APOIO DO PREFEITO MUNICIPAL DE BODÓ FRANCISCO SANTOS DE SOUSA, E DE TODOS OS SECRETÁRIOS MUNICIPAIS E TEM O OBJETIVO DE BUSCAREM JUNTOS SOLUÇÕES PARA A LEGALIZAÇÃO ATRAVÉS DAS PARCERIAS COM OS ÓRGÃOS COMPETENTES DO RN. 


CONTAMOS COM A  PRESENÇA DE TODOS!!!


 
José Airton Assunção Gomes - presidente do Legislativo bodoense

ESCOLA ESTADUAL SERVULO PEREIRA DE BODÓ É BI-CAMPEÃ NA FEIRA DE CIENCIAS

BODÓ MAIS UMA VEZ EM DESTAQUE!!! A ESCOLA SERVULO PEREIRA É BI-CAMPEÃO NA FEIRA DE CIÊNCIAS DO SEMI ÁRIDO POTIGUAR !!!


A ESCOLA ESTADUAL SERVULO PEREIRA DE ARAÚJO - BODÓ-RN É BI CAMPEÃO NA SEGUNDA FEIRA DE CIÊNCIAS DA 8ª DIRED DO SEMI ÁRIDO POTIGUAR. RESSALTANDO TAMBÉM QUE A REFERIDA ESCOLA FICOU EM PRIMEIRÍSSIMO LUGAR NA CIDADE DE MOSSORÓ - UFERSA, SENDO SELECIONADA PARA PARTICIPAR DA FEIRA DA FEBRACE EM SÃO PAULO/SP, E O MESMO PROJETO AINDA FOI PRÉ SELECIONADO PARA A FEIRA DE LONDRES.

PARABENIZAMOS A TODOS OS ENVOLVIDOS NESSE BELO PROJETO, AOS ALUNOS, PROFESSORES, E TODA A EQUIPE DA EESPA.

DEFINIDA A DATA DO CURSO DE FORMAÇÃO DE PREVENÇÃO AO ABUSO E EXPLORAÇÃO SEXUAL CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES


ATENÇÃO BODOENSES!!!

DE 04 A 08 DE NOVEMBRO AQUI EM BODÓ!!!

PROJETO DE CURSOS DE FORMAÇÃO DE PREVENÇÃO DO ABUSO E EXPLORAÇÃO SEXUAL CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES

VEM AI O CURSO DE FORMAÇÃO DE PREVENÇÃO DO ABUSO E EXPLORAÇÃO SEXUAL CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES.
O CURSO SERÁ EXTENSIVO PARA TODOS OS PROFISSIONAIS DA SAÚDE, EDUCAÇÃO, ASSISTÊNCIA SOCIAL, MINISTÉRIO PÚBLICO, POLICIA MILITAR, POLICIA CIVIL, CRAS, CREAS, REPRESENTANTES DAS IGREJAS,PASTORAIS DA CRIANÇA E OUTRAS PASTORAIS, REPRESENTANTES DE GRUPOS DE JOVENS, CMDCA, CONSELHO TUTELAR E OUTROS SEGUIMENTOS DA SOCIEDADE DO MUNICÍPIO.

É UM PROJETO DA IBERDROLA/NEOENERGIA/INSTITUIÇÃO PROFEREEDUC COM A PARCERIA DO MUNICÍPIO DE BODÒ


SOS MUNICIPIOS DO RN





Prefeitos do Seridó e vereadores estiveram no SOS Municípios


  Bodó esteve representado no evento pelo prefeito Francisco Santos(Tinhá) e Cerro Corá, representados pelo os parlamentares,  presidente da câmara Everaldo Araújo, Erinho, Evilásio, Valdinho e a vereadora Graça Oliveira.
Presentes os Prefeitos das seguintes cidades, Santana do Matos,Jucurutú,Florânia,São Vicente,Jardim do Saridó,Bodó,Currais Novos e Lagoa Nova entre outras.
Durante o “SOS Municípios”, evento promovido pela FEMURN em defesa da valorização das cidades brasileiras, Benes Leocádio presidente da FEMURN, e todos os presentes ouviram os senadores e deputados e até a governadora Rosalba reafirmarem sua luta pela aprovação da proposta de emenda à Constituição (PEC 39/2013) que aumenta em 2% o repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). O "SOS Municípios" - que ocorreu dia (21), na Sede Social do América, em Natal - reuniu lideranças regionais e nacionais, como a governadora Rosalba Ciarlini e os presidentes da Câmara e Senado, Henrique Alves e Renan Calheiros, respectivamente.

 “O Pacto Federativo tem que ser recomposto porque os municípios estão literalmente falidos. Defendo o aumento em 2% do FPM como forma de dar um incentivo, uma capacidade mínima para as prefeituras reagirem à situação precária que se encontram”, disse o líder do Democratas José Agripino. 

A PEC está em tramitação na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado e visa aumentar em dois pontos percentuais o repasse do Imposto de Renda (IR) e do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para o Fundo de Participação dos Municípios (FPM). A estimativa é de que haja um aumento de R$ 7,5 bilhões na receita dos municípios brasileiros.

“É no município onde mora o cidadão, onde tudo começa. Ou você recupera o Pacto Federativo e melhora as condições financeiras das prefeituras ou o Brasil será um país de ruas esburacadas”, alerta Agripino. De acordo com a Confederação Nacional de Municípios (CNM), os 5.568 municípios brasileiros registrarão, entre 2009 e 2014, prejuízos fiscais de R$ 11 bilhões decorrentes das isenções à indústria automotiva e outros setores.

BODÓ: REALIZA PALESTRAS DE PREVENÇÃO AO CANCER DE MAMA

                             Vice-Prefeito Nilsinho




 
"OUTUBRO ROSA" A EQUIPE DE SAÚDE DO MUNICÍPIO DE BODÓ ALERTA PARA A PREVENÇÃO CONTRA O CÂNCER DE MAMA

Dentro das atividades desenvolvidas no "Outubro Rosa", que promove a conscientização sobre a importância de prevenção ao câncer de mama, a equipe de profissionais da saúde do município de Bodó está com uma programação para todas as mulheres bodoenses.

“Além de realizar diversas ações paralelas, como atendimentos especializados a saúde integral da mulher durante todo o mês para conscientizar não só as mulheres, mas também os homens para a importância da prevenção contra o câncer de mama”, a equipe da saúde e estará concentrada durante o dia no Posto de Saúde e além de realizar palestras de prevenção, distribuirá panfletos e servirão um coffee break para todas as participantes.
O Vice- Prefeito José enilson Assunção de Melo Lula " Nilsinho "representou o Prefeito Francisco Santos de Sousa 'Tinhá", que não pode participar, Nilsinho explanou em seu discurso a sua preocupação em sensibilizar as mulheres bodoenses para a prevenção da doença.
A empresaria Rosângela Ribeiro ( Rosa de Claúdio) deu o seu testemunho sobre como superou a doença e como a descobriu. 'É possível sim a cura, basta descobrir a tempo, e aqui em Bodó a equipe de profissionais está preparada e disponível para ajudar na prevenção, é só buscarmos." Afirmou Rosa emocionada. As enfermeiras Suerda e Marcela, conduziram as palestras na sequencia.

CÂNCER DE MAMA - O câncer de mama é uma doença grave, mas que pode ser curada. Quanto mais cedo ele for detectado, mais fácil será curá-lo.

Se no momento do diagnóstico o tumor tiver menos de um centímetro (estágio inicial), as chances de cura chegam a 95%, segundo a Femama. Quanto maior o tumor, menor a probabilidade de vencer a doença, por isso a detecção precoce é uma estratégia fundamental.

No Brasil, as taxas de mortalidade por câncer de mama continuam elevadas, provavelmente porque a doença ainda é diagnosticada em estágios avançados. Na população mundial, a sobrevida média após cinco anos é de 61%.

ATENÇÃO MULHERES BODOENSES PREVINAM-SE CONTRA O CANCER DE MAMA!!!
 

sexta-feira, 18 de outubro de 2013

AGRICULTORES DO MUNICÍPIO DE BODÓ RECEBERAM SEUS TÍTULOS DE TERRA NESTA SEXTA


 Na manhã desta sexta (18) o Prefeito de Bodó Francisco Santos e o vice Prefeito Nilsinho, receberam a Governadora do Rio Grande do Norte Rosalba Ciarlini,  e entregaram juntos a 133 agricultores do município os títulos de terra, conforme convênio celebrado entre o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), através da Secretaria de Reordenamento Agrário (SRA). A solenidade de entrega aconteceu no Ginásio Poliesportivo do município, ‘O Carequinha’, durante toda a manhã encerrando com um almoço para todos os participantes.
Estiveram presentes o secretário de Reordenamento Agrário, Adhemar de Almeida, do delegado federal do MDA no RN, Raimundo Costa.representantes sindicais, gerentes dos bancos do Brasil, BNB,  o prefeito de Cerro Corá , Novinho, João Maria Assunção de Lagoa Nova, o ex Prefeito de Bodó Avamar Alves, vereadores de Bodó, DIvino Silva, Eraldo, Iraci, Dedé Felix, André Alves, José Antônio Gomes o Presidente da Câmara José Airton Assunção Gomes, vereadoresdas cidades vizinhas, secretários e outras autoridades do estado.
A maior alegria era dos agricultores beneficiados que esperavam ansiosos por esse momento de uma vez que há mais de 20 anos lutavam para a regularização acontecer. Os oradores em destaque foram  Francisco José "Chiquinho do sindicato" que falou em nome da FETARN, Raimundo Costa, delegado do MDA, o  Prefeito de Bodó, Tinhá que agradeceu a SEARA e toda a equipe envolvida no processo de elaboração da documentação, citou ainda da satisfação que tinha em estar realizando a entrega depois de nove meses de sua gestão. A Governadora em seu discurso falou que a sua felicidade era tamanha por ver a expressão de alegria dos agricultores b beneficiados, e reafirmou ao Prefeito 'Tinhá" e a toda população bodoense, que posteriormente estará regularizando a documentação dos imóveis urbanos também.














terça-feira, 15 de outubro de 2013

BANDA FILARMÔNICA MAESTRO ROMILDO BATISTA E O GRUPO "EXPLOSÃO JOVEM" DE BODÓ, SE APRESENTARÃO DIA 18 ( SEXTA FEIRA)



 O Grupo de teatro "Explosão Jovem da cidade de Bodó foi convidado para uma apresentação cultural no próximo dia 18 ( sexta feira), no ginásio poliesportivo, "O carequinha", as 9:00horas da manhã. Quando na oportunidade a governadora do estado do RN virá fazer a entrega dos títulos de terra aos agricultores do município.
 A convite do Secretário da SEARA e do Prefeito de Bodó Francisco Santos, a Prefeita da cidade de Santana do Matos Lardijane Ciriaco, gentilmente nos presenteou com a visita e apresentação da Banda Filarmônica de Santana do Matos.  A banda é um projeto que teve início a mais de meio século, em sua trajetória teve como seus regentes os célebres músicos: Tonheca Dantas, Ovídio Monte Negro e Romildo Batista dos Santos, este último teve seu nome homenageado pela banda passando a se chamar Filarmônica Maestro Romildo Batista dos Santos, popularmente conhecida como Filarmônica de Santana do Matos.
Há aproximadamente cinco anos a banda passou a ser regida pelo músico Canindé Sena, de Cruzeta. Nestes últimos anos são inúmeras as apresentações, concertos e participações ativas na vida social do município de Santana do Matos e também do estado. A banda possui um CD titulado “Um amor que vai durar a vida inteira”, em resposta ao trabalho desenvolvido pelo Maestro Romildo Batista dos Santos, (in memória). Graças ao trabalho desenvolvido pela Banda de música, assim como pela escola de música de Santana, a banda conta com onze componentes fazendo curso Técnico em Música e Bacharelado na UFRN.
Portanto na próxima sexta(18), na visita da governadora do Estado Rosalba Ciarline que vem acompanhada da equipe da SEARA/MDA/SRA para fazer a entrega dos Títulos de Terra aos agricultores bodonese, onde na oportunidade iremos receber a todos com muito prazer, até porque estão realizando um sonho coletivo da nossa agricultura familiar e de todos os municipes, pois bem teremos também a honra de receber músicos da nossa querida terra mãe, Santana do Matos.
Agradecemos a Prefeita Lardjane Ciriaco pela atenção.

E O PREFEITO FRANCISCO SANTOS DE SOUSA CONVIDA A TODOS OS BODOENSES PARA PRESTIGIAREM O EVENTO QUE REGISTRARÁ MAIS UM MARCO EM SUA GESTÃO QUE TEM "UM NOVO OLHAR."
 

AGRICULTORES DE BODÓ RECEBERÃO SEU TITULOS DE TERRA

CONVITE

O Governo do Estado do Rio Grande do Norte, a Excelentíssima governadora Rosalba Ciarline através da Secretaria de Estado de Assuntos Fundiários e Apoio à Reforma Agrária -SEARA, e o Prefeito Municipal de Bodó Francisco Santos de Sousa, convidam todos os bodoenses para Solenidade de Entrega de Títulos de Terra dos Proprietários de Imóveis Rurais do Município de Bodó/RN, conforme convênio celebrado entre o Ministério do Desenvolvimento Agrário, através da Secretaria de Reordenamento Agrário – SRA.

DATA: 18 de outubro de 2013 (sexta-Feira)
HORA: 09:00horas ( manhã)
LOCAL: Ginásio Poliesportivo ‘O Carequinha” - Bodó/RN

Obs: Serão entregues posteriormente a todos os moradores da sede do município, o Georeferenciamento Urbano de cada imóvel. Com isso o município de Bodó concluirá um trabalho que já vem sendo buscado desde 2007, e agora juntamente ao Governo do Estado - SEARA, MDA, SRA e PREFEITURA MUNICIPAL DE BODÓ, entregarão a documentação legalizada aos seus munícipes. 
A banda filarmônica de Santana do Matos e o grupo "Explosão Jovem " de Bodó, terão participações especiais no evento.
 






Rodrigo Alexandre de Oliveira Fernandes
Secretário de Estado da SEARA

Francisco Santos de Sousa
Prefeito Municipal de Bodó
 

sexta-feira, 11 de outubro de 2013

BODÓ: PREFEITURA MUNICIPAL ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO E ASSISTENCIA SOCIAL PROMOVEM AÇÕES VOLTADAS PARA A CRIANÇADA!!!


A Prefeitura de Bodó, por meio da Secretaria de Assistência Social e Secretaria de Educação e Cultura, está realizando durante a Semana da Criança, oferecerão várias atividades nas áreas esportiva, recreativa e de lazer, compreendendo ainda ações para crianças, adolescentes e jovens, aulas de dança, teatro, artesanato e balé. A programação hoje dia 11 data que antecede o Dia das Crianças seguirá iniciando das 8h as 17:00horas no Assentamento Serrano na escola municipal, quando na oportunidade todas as crianças da área rural terão os PlaysPlarkes a inteira disposição para diversão e lazer durante todo o dia, e a partir das 17:00h será na sede do município, em frente a escola municipal José Maria do Nascimento.
As ações diversificadas, principalmente o brincando nos PlaysParkes” são projetos muito importantes, tanto pelas ações ofertadas ao alunado, como também pela possibilidade de integração entre a comunidade como um todo. Será realizada também a entrega de brinquedos para algumas comunidades rurais, todo esse empenho é com o objetivo de oferecer a satisfação e afetividade a população bodoense.
O projeto durante toda a semana proporcionou à criançada tradicionais brincadeiras como jogos, corrida de saco, e pula corda. Cumprindo o papel da transversalidade foram realizadas também animação nas escolas com palhaços, pintura de rostos e apresentações , dentre tais: grupos de dança, teatro e balé. Os professores e profissionais da Assistência Social têm desempenhado um brilhante trabalho para que assegurar o sucesso das mobilizações em todo o município.

 .
ATENÇÃO CRIANÇADA, DIA 11 DE OUTUBRO HOJE SEXTA FEIRA “ LULUKAS PLAYPARKS”
8:00HS DA MANHÃ NA ESCOLA ASSENTAMENTO SERRANO
17:00HS NA ESCOLA JOSE MARIA DO NASCIMENTO
VOCE É NOSSO CONVIDADO ESPECIAL!
PARTICIPE!!!

REALIZAÇÃO: SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO/CENTRO RURAL DE ENSINO E SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
PREFEITURA MUNICIPAL DE BODÓ – PREFEITO FRANCISCO SANTOS “TINHÁ” ->>> BODÓ UM NOVO OLHAR.”
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

quinta-feira, 10 de outubro de 2013

SEARA ENTREGARÁ 133 TITULOS DE TERRA NO MUNICÍPIO DE BODÓ PRÓXIMO DIA 18 DE OUTUBRO




O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Assuntos Fundiários e Apoio à Reforma Agrária (Seara), está finalizando o processo para entrega de 133 títulos de terras, mediante doação, para agricultores familiares do município de Bodó. A titulação é parte das ações previstas no convênio com o Programa de Cadastro de Terras e Regularização Fundiária, da Secretaria de Reordenamento Agrário do Ministério do Desenvolvimento Agrário (SRA/MDA).

Os preparativos estão sendo finalizados e a equipe do prefeito Francisco Santos de Souza, já definiu o local do evento, será no ginásio Poliesportivo "O Carequinha", dia 18 de outubro de 2013, as 09:00horas. O evento contará com a presença dos proprietários de terras do município bodoense, do prefeito Francisco Santos, do Vice-Prefeito Nilsinho e vereadores da cidade, além da governadora Rosalba Ciarlini, do delegado do MDA, Raimundo Costa Sobrinho, do secretário da Seara, Rodrigo Fernandes, e de toda a comunidade bodoense. Estará abrilhantando também a entrega de títulos a Banda de música da cidade de Santana do Matos a "Filarmônica Maestro ROMILDO BATISTA.

Para o titular da Seara, esta é uma ação importante porque irá abrir portas para o agricultor, para que ele tenha condições de acessar o crédito rural, além de dar a segurança jurídica que é a escritura pública do seu imóvel. “Na ocasião, serão entregues 133 títulos de posse já registrados em cartório”, disse Rodrigo Fernandes.

“Com a regularização, o agricultor terá direito a diversos benefícios, como a segurança jurídica da posse do imóvel, a garantia de transmissão do bem no caso de sucessão, o acesso às políticas públicas, em especial ao crédito e assistência técnica, e a valorização do seu imóvel”, destacou o secretário.

Segundo o prefeito de Bodó, Francisco Santos de Souza, “essa ação é esperada por décadas pelas famílias dos agricultores, sendo uma oportunidade de crescimento do meio rural”.
 
 
 

quarta-feira, 2 de outubro de 2013

GESTORES DE BODÓ, SANTANA DO MATOS E LAGOA NOVA SE REUNEM COM REPRESENTANTES DA CRUZ VERMELHA E NEONERGIA E FIRMAM NOVAS PARCERIAS



Representantes da AÇÃO CRUZ VERMELHA - NÚCLEO DE PROJETOS, e da NEOENERGIA, estiveram reunidos ontem (01), com os Prefeitos da cidade de Bodó, Francisco Santos de Sousa "Tinhá",  de lagoa Nova, João Maria Assunção, e a Prefeita de Santana do Matos Lardijane Ciríaco. O encontro aconteceu no auditório Silvestre Soares (Prefeitura de Bodó), e além dos Prefeitos participaram também os Secretários Municipais.
Segundo Gabriela e Erizangela Santos (representantes da NEOENERGIA), o objetivo da referida reunião foi para apresentação do projeto “Sorriso no Campo", que irá trazer até os três municípios ações voltadas para a saúde bucal, de média e alta complexidade, cirurgias, próteses detecção do câncer bucal, entre outros..
Os representantes da Cruz Vermelha foram muito solícitos e pretendem expandir os trabalhos voluntários dentro dos referidos municípios.
Na reunião também foi decidido sobre alguns cursos que virão para os municípios na parceria do BNDS, como o de Pedreiro, Gastronomia, Turismo, Artesanato, Associativismo, Corte e Costura e outros.
Os Prefeitos decidiram que vão aderir ao projeto, Lardijane Ciriaco e João Maria Assunção em suas falas se mantiveram dispostos a apoiarem o referido projeto em seus respectivos municípios. E o Prefeito de Bodó, "Tinhá", deixou bem claro em seu discurso que  qualquer curso ou  capacitações que venham beneficiar e acrescentar novos conhecimentos a população bodoense, será bem vindo e apoiado por ele enquanto gestor do município.

OBS: Essas ações estão sendo realizadas nos municípios que têm os Parques Eólicos instalados.


                                     João Maria, Lardijane e Tinhá.