quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

O NASF CHEGA AO MUNICIPIO DE BODÓ

Bodó ganha o Núcleo de Apoio à Saúde da Família – NASF

A saúde de Bodó ganha mais um projeto para somar os muitos trabalhos já realizados. O programa NASF é constituído por uma equipe, na qual profissionais de diferentes áreas de conhecimento atuam em conjunto com os profissionais das equipes de Saúde da Família, compartilhando e apoiando as práticas em saúde nos territórios sob responsabilidade das equipes de SF.
Tal composição é definida pelos próprios gestores municipais e as equipes de SF, mediante critérios de prioridades identificadas a partir das necessidades locais e da disponibilidade de profissionais de cada uma das diferentes ocupações.
O NASF não se constitui porta de entrada do sistema para os usuários, mas sim de apoio às equipes de SF.
O NASF é composto de nove áreas estratégicas, que representam os diversos capítulos da presente publicação. São elas:
• Saúde da criança/do adolescente e do jovem;
• Saúde mental;
• Reabilitação/saúde integral da pessoa idosa;
• Alimentação e nutrição;
• Serviço social;
• Saúde da mulher;
• Assistência farmacêutica;
• Atividade física/práticas corporais;
• Práticas integrativas e complementares.
O Núcleo de apoio à saúde da família - NASF, foi apresentado hoje a todos os representantes com a presença do Prefeito, secretários, diretores , representação do legislativo e demais pessoas. A reunião aconteceu no auditório da Prefeitura Municipal, onde o coordenador do programa o assistente social Joao felix apresentou a equipe e o Prefeito Tinhá, deu as boas vindas a todos, parabenizou a Celia Guimarães e agradeceu a técnica que tanto tem buscado bons projetos para Bodó, como o NASF e outros. O prefeito ainda informou a todos os presentes sobre mais duas emendas que chegará em breve no município bodoense.
A equipe de profissionais do Nasf-em Bodo será composta dos seguintes profissionais : Joao Felix, ( assistente social) Irineide Paz Pereira, Camila (psicologa), Eliedson (educador fisico), e Milleno (fisioterapeuta).




sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

A FEIRA LIVRE E SUA FUNÇÃO SOCIAL


A feira livre é um local de relações econômicas, sociais e culturais, tornando-a um lugar de construção de espaço e identidade, relacionados intimamente com todos os seus agentes partícipes.
Nos municípios uma feira constitui um espaço com uma função social e acima de tudo, muda a organização espacial urbana. A feira livre é considerada uma das mais antigas modalidades do comércio varejista.
A comunidade de Bodó tem o espaço apropriado para a feira livre e a partir de hoje sexta feira dia 06 de fevereiro de 2015, os feirantes e a população se encontrarão na feira coberta da cidade, para comercializar e interagir sócio culturalmente, como manda a tradição.



quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

JOSÉ VILÂNIO DE MELO LULA FOI NOMEADO ARTICULADOR PARLAMENTAR NA CÂMARA MUNICIPAL


O presidente da Câmara Municipal de Bodó, vereador José Airton Assunção Gomes, nomeou José Vilânio Assunção de Melo Lula para o cargo de comissionado de Assessor de Articulação Parlamentar daquela casa. O "Diário Oficial dos Municípios" também trouxe na quarta-feira (4), as nomeações de Maria Pereira da Silva para exercer o cargo comissionado de Controladora de Serviços Gerais, além de Ana Cristina Medeiros Ferreira para o cargo comissionado de Controladora de Arquivo e a Cheila Magda da Silva Ferreira para exercer o cargo comissionado de Chefe de Gabinete da presidência da Câmara.


  Fonte: Valdir Julião

FEIRA COBERTA RECEBE OS FEIRANTES NESTA SEXTA FEIRA (06)




Na nova estrutura o movimento iniciará nesta sexta feira dia 06 de fevereiro, conforme o combinado entre a Prefeitura e os feirantes que compareceram a reunião com o Prefeito e a Agente de Desenvolvimento Local.
Os feirantes da feira realizada nos dias de sexta feiras em Bodó, a convite do Sr. Prefeito Francisco Santos de Sousa “Tinhá”, estiveram reunidos e juntos puderam avaliar as diferenças de uma estrutura coberta com a de uma feira improvisada.
Portanto nesta sexta feira dia 06 de fevereiro o espaço da feira coberta que foi reformado para melhor acolher os feirantes, irá recebê-los em sua estrutura para acomoda-los melhor e consequentemente toda a clientela bodoense.
Na Rua Antônio Gonçalves de Macedo fica situada a feira coberta, entendemos que nas calçadas e praças a chuva e o sol às vezes são um motivo a mais para o consumidor deixar de ir aos feirantes. O espaço para todos entre trabalhadores e visitantes, não era dos mais confortáveis, precisa de maior conforto, e a feira foi construida com essa finalidade, na nova estrutura isso tudo vai acabar, com mais espaço físico e conforto garantido pela cobertura, consumidores e comerciantes passarão a ter mais dignidade e comodidade.
Assim entendemos nós que fazemos a gestão administrativa do executivo municipal, e também grande parte da população bodoense.
Portanto gente, nesta sexta feira pela manhã, vamos todos para as novas dependências da feira coberta da nossa cidade.
Comunicamos ainda que muito em breve, estaremos com um projeto de ofertar as barracas aos feirantes existentes e a outros que pretenderem.



 

ESPORTE EM AÇÃO EM BODÓ

Resultado da 6º rodada do final de semana do 1º Campeonato Rural do Município de Bodó, organizado Pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer no campo de jogo Marcelo Tavares na comunidade de Ponta de Linha, no sábado pelo grupo “B” Massangana 0 X 2 Cap “A”, e no domingo pelo grupo “A” Jatuarana 4 X 0 Bom Jardim.



EM BODÓ A GESTÃO É PARTICIPATIVA


Existe um grande esforço de toda a equipe de gestores municipais de Bodó para abranger o maior número de pessoas possível nas atividades realizadas em todas as áreas. Os projetos nas áreas de saúde, cultura, esporte, assistência social, educação, obras e demais órgãos, estão dando muito certo e há a intenção de expandir cada vez mais, segundo afirmou o Prefeito Francisco Santos de Sousa, "Tinhá."
Nas fotos o Prefeito, o Vice Prefeito e o secretariado.
#conheçamais
#nasfotosdeEduardoSilva



LUGAR DE FEIRA, É NA FEIRA




A feira coberta de Bodó, foi reformada recentemente e o processo de levar os feirantes para ocupar o espaço já está em andamento acompanhado de um projeto da feira do empreendedor como forma de incentivo aos pequenos negócios do município.

SAIBA MAIS SOBRE BODÓ-RN

Bodó-RN

O município foi emancipado de Santana do Matos através da Lei nº 6.300, de 26 de junho de 1992, tendo sido instalado em 1997.

Limita-se com os municípios Santana do Matos (norte e oeste), Lagoa Nova (sul) e Cerro Corá (leste).

História da cidade de Bodó Rio Grande do Norte - RN

Seus primeiros habitantes, foram os mineradores que adentraram o sertão a fim de encontrar minérios. Nessa andanças, os mineradores encontraram um poço de água salgada que compararam o sabor da água ao gosto de um peixe chamado Bodó. Logo, toda a localidade circunvizinhança ao poço, ficou conhecida como Bodó.

O povoado começou a ser desenvolver, a partir da exploração de minérios de tungstênio e com

o aumento da atividade de mineração, a população foi recebendo pessoas de várias partes da região e do Estado.

Gentílico: bodoense

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Bodó ex-povoado, pela lei estadual nº 2314, de 05-121958, subordinado ao município de Santana do Matos.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o distrito de Bodó, figura no município de Santana do Matos.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 17-I-1991.

Elevado à categoria de município com a denominação de Bodó, pela lei estadual nº 6300, de 2606-1992, desmembrado de Santana do Matos. Sede no antigo distrito de Bodó. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1997.

Em divisão territorial datada de 2003, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.
r ·
BANDEIRA DO MUNICÍPIO DE BODÓ-RN


CONHEÇA A NOVA BANDEIRA DE BODÓ

A bandeira do município de Bodó é constituída de um retângulo em diagonais branco e azul sob um losango amarelo – simbolizando luz, sabedoria, riqueza, paz e harmonia; tendo, ao centro, o escudo do Município.

O Brasão das Armas foi confeccionado no estilo alemão, 8 x 7 módulo, encimado por uma estrela branca – representando o poder Municipal. No campo, elementos simbólicos que caracterizam o município: o perfil de Serra ou Monte Santa Luzia sob um Céu de luz – reflete a fé a devoção a Santa Luzia e a religiosidade do povo bodoense; trilha da serra – turismo religioso, sócio-cultural e esportivo – atrativos de belezas naturais que o município dispõe e que encantam o visitante; carrinho – o potencial do seu subsolo onde está concentrada a maior reserva de scheelita da América Latina.

A faixa azul – representa o açude Bodó, cachoeira e outros mananciais de água que fertilizam as terras propiciando-as a pecuária e a agricultura notadamente ao cultivo de mandioca e caju. No ângulo esquerdo, a família e moradias – representam as dezoito comunidades rurais, históricas e tradicionais existentes na região recebendo do governo municipal apoio, assistência sócio – cultural e econômica além, de garantir-lhes os direitos de cidadania. Galhos de cajueiro floridos e com frutos ladeiam o escudo. No listel azul em letras brancas – o topônimo do município e a data de sua emancipação política.
Ressaltando que a Bandeira de Bodó, foi criada e retificada posteriormente por Valeska Adelino ( bodoense), e com a parceria da Professora Anadithe Fernandes da Silva, a autora do livro: História dos municípios do RN.
A Lei municipal criando uma nova bandeira e o brasão das armas de Bodó, foi assinada dia 4 de maio de 2012.