segunda-feira, 30 de setembro de 2013

MOSSORÓ SEDIOU O III SEMINÁRIO DE FISCALIZAÇÃO URBANO AMBIENTAL E GUARDA CIVIL EM MOSSORÓ


Realizado com Sucesso o lll Seminário de Fiscalização Urbano Ambiental e Guarda Civil em Mossoró

Aconteceu nos dias 27, 28 e 29 de setembro, o 3° Encontro Regional de Fiscais Urbanísticos, Ambientais e Guardas Municipais. O Seminário teve a participação de Guardas Ambientais de Natal-RN e Fortaleza-CE além de outras autoridades na área.

Na noite da última sexta-feira (27/09), aconteceu a abertura do III Seminário de Fiscalização Urbano Ambiental e Guarda Civil Municipal que foi realizado no Auditório da Ordem dos Advogados do Brasil na Cidade de Mossoró, no Oeste Potiguar.
A abertura contou com a apresentação do Grupo de Teatro Pão Doce, que fez um passeio por belas interpretações de músicas da MPB, iniciando as atividades com um momento lúdico bem ao estilo da capital potiguar da cultura, visto que Mossoró é conhecida e reconhecida pela sua força teatral e de grandes espetáculos culturais.
Após a solenidade formal, Mairton França, Sub-Secretário de Gestão Ambiental do Município de Mossoró, representando a Prefeita de Mossoró, Cláudia Regina e Evânio Mafra, Supervisor de Fiscalização Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo do Município de Natal, abriram os debates discutindo as ações integradas em fiscalização urbano ambiental.
 

CPRM E SETOR MINERAL DO SERIDÓ REALIZAM SEMINÁRIO EM CURRAIS NOVOS


Seminário províncias metalogenéticas brasileiras 01



 














 
A cidade de Currais Novos foi escolhida para sediar o I Seminário Províncias Metalogenéticas Brasileiras: A Província de W-Au Seridó. O primeiro SPMB teve início na última quinta-feira (26) e seguiu até a sexta feira(28), no auditório da Câmara de Diretores Lojistas - CDL. 
A SUSA Mineração foi uma das empresas participantes do primeiro dia do evento e apresentou suas ações na Região Seridó. A Susa Mineração teve como palestrante o seu diretor presidente José Fonseca de Oliveira, que abordou o tema: Mineralização de ferro no Grupo Seridó. Em sua explanação, Fonseca falou sobre a dinâmica de produção de ferro da empresa, além de citar os projetos em andamento, como o de pequenos depósitos de ferro.
A preocupação com os estudos de impacto ambiental por parte da mineradora também pontuou a apresentação, tendo como exemplo o projeto de Recuperação de Áreas Degradadas (RAD), desenvolvido pela Susa, e que desenvolve mudas nativas para recuperação florestal. O diretor chamou atenção dos participantes do seminário para a valorização regional. A Susa Mineração trabalha com recursos próprios e emprega atualmente 120 funcionários, sendo 98% do seu quadro de colaboradores filhos da Região Seridó.

 O conhecimento científico e exploratório da província de W-Au Seridó, uma das principais reservas minerais do país, está sendo discutido em um seminário nacional em Currais Novos com a participação de empresas, universidades e governos, e tem o objetivo de incentivar estudos específicos e sugerir ações governamentais para fomentar o avanço do conhecimento e o desenvolvimento econômico e social da região. A abertura do I Seminário Províncias Metalogenéticas Brasileiras aconteceu na manhã desta quinta-feira (26), na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e contou com a presença do prefeito Vilton Cunha, Carlos Nogueira (Secretário Ministério de Minas e Energia), Roberto Ventura (Diretor da CPRM), José Wilson Temoteo (SUREG-RE/CPRM), Francisco Valdir Silveira (DEREM/CPRM), Maria da Guia Lima (NANA/CPRM) e Sheyson Medeiros (SEBRAE/Currais Novos-RN). O diretor da CPRM afirmou que nos últimos dez anos o governo federal investiu nas regiões geológicas do país, incentivando o conhecimento e estudos. De acordo com Roberto Ventura, a ideia é realizar outros seminários nas principais províncias metalogenéticas do Brasil. O prefeito Vilton Cunha disse que o seminário é importante pois vai além do debate técnico, mas social. “É preciso que a mineração se firme como a principal atividade econômica da região”, disse. Após a abertura tiveram início as palestras, com Vladimir Cruz de Medeiros (CPRM) com o tema “Geologia da Província Mineral Seridó”; Jean Michel Legrand (UFRN) sobre a “Metalogenia da Província Mineral Seridó”; Fabriciano Lima (Mineração Tomaz Salustino) sobre o “Depósito de W Brejuí: mineralização de schelita associada a rochas cálcio-silicáticas”; e Stephen Fabian (Bodó Mineração) sobre o “Depósito de W Bodó: mineralização de schelita associada a rochas cálcio-silicáticas”. O I Seminário Províncias Metalogenéticas Brasileiras terá programação durante a tarde desta quinta-feira com palestras e mesa redonda. O evento se estenderá até a sexta-feira (27), quando haverá mesa redonda às 14h30 sobre os avanços e desafios da mineração no Seridó. O Seminário é uma iniciativa do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) e do Instituto de Geociências da Universidade de Brasília (IG/UnB).

O evento teve a  participação de representantes do município de Bodó-RN, cidade em que encontra-se uma das maiores reservas de sheelita da América Latina, e é aonde está situada a BODÓMINERAÇÃO.



 
  Participantes do município de Bodó: Walderedo,Aucione e Aldenôra.
Via > Jean Souza/ Marcos Dantas/Geraldo Junior

terça-feira, 24 de setembro de 2013

SEAPAC REUNE HOJE TODAS AS FAMÍLIAS QUE SERÃO BENEFICIADAS COM AS CISTERNAS NO MUNICÍPIO DE BODÓ.









Teve inicio hoje uma capacitação que irá se estender até amanhã dia 25, com os representantes das famílias das comunidades rurais que serão contempladas com as cisternas. O SEAPAC estará
repassando as informações necessárias, de como será a construção e quais são as atribuições do SEAPAC e dos beneficiados juntamente com a comissão municipal que são os representantes da secretaria de agricultura, Agentes comunitários de saúde, Poder Legislativo e sociedade civil. O encontro está sendo realizado na escola Estadual Sérvulo Pereira de Araújo.

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

NOTA DE FALECIMENTO



A família do nosso amigo Paulo Roberto da Silva ( Paulo Piató), ainda consternada com o falecimento da sua querida Mãe, Tia, Avó e irmã, convidam parentes e amigos para o seu sepultamento que será hoje as 16:00hs no Cemitério Público de Bodó. Os familiares agradecem antecipadamente aos que comparecerem a este ato de solidariedade.

E em nome de todos que compõem a Prefeitura Municipal de Bodó, O Prefeito Francisco Santos, O Vice Prefeito Nilsinho, todos os secretários(as), enfim toda a equipe gestora, deixamos aqui o nosso pesar porque temos a convicção de que D. Mariana tenha cumprido seu papel como cidadã bodoense, estendemos a sua família e amigos as sinceras condolências e o nosso profundo sentimento de perda de uma pessoa valorosa, que muito contribuiu nos alicerces de construção de nossa cidade.

Receba Paulo Roberto, Maria e Karine nosso sincero abraço e repassem para todos os familiares.

sexta-feira, 20 de setembro de 2013

144 MUNICIPIOS DO RN MARCARAM PRESENÇA NA 5ª CONFERENCIA DAS CIDADES












Com o tema "Quem muda as cidades somos nós: Reforma Urbana já!", a Conferencia das Cidades do RN foi realizada com sucesso na quarta e quinta feira ( 18 e 19), e reuniu varias representações de 144 cidades do Rio Grande do Norte.

O evento ocorreu no auditório da Escola do Governo, localizada no Centro Administrativo e reuniu 530 representantes de várias cidades do estado que discutiram sobre moradia, saneamento básico e transporte urbano, elegeram as propostas prioritárias e elegeram seus delegados para a Conferencia Nacional que será realizada em novembro no Distrito Federal.

Para chegar à etapa estadual, aconteceram no estado 144 conferências municipais que mobilizaram 12 mil pessoas em todo o Rio Grande do Norte na discussão dos problemas urbanos dos respectivos municípios, principalmente moradia, saneamento e transportes. Nestas etapas, foram apresentadas emendas ao texto base da Política Urbana e do Sistema Nacional de Desenvolvimento Urbano proposto pelo Ministério das Cidades. Além das emendas, ações prioritárias foram propostas para a política urbana nos três níveis: local, estadual e nacional.
O município de Bodó teve sua participação através dos delegados Genilson fagundes ( Governo) e Raimundo Nonato (Sociedade Civil). Os delegados conseguiram além das propostas que já estavam garantidas na Conferencia Municipal ( Bodó), acrescentar mais uma proposta como prioridade, que foi a construção da estrada que liga Bodó a Santana do Matos.

OBS: Desde a primeira Conferencia das Cidades do RN que eu participo realizando a do nosso município (Bodó) e indo representa-lo nas estaduais junto aos nossos delegados essa já é 5ª e torna-se bem transparente o avanço que os municípios têm dado na busca dos seus projetos, através da participação da comunidade com suas propostas. Parabenizo também a equipe organizadora, realmente é um trabalho muito relevante e digno de ser elogiado, diante das dificuldades que enfrentamos. Parabéns a todos valeu Ivanir Matias, valeu Marcio Heber.

BODÓ: SEARA ENTREGARÁ 133 TITULOS DE TERRA NO MUNICÍPIO

                                      Secretário da SEARA Rodrigo Fernandes, Dora  Silva, Tinhá e Genilson
                                          Prefeito "Tinhá", Genilson, Algaroba e Rodrigo Fernandes

                          O Prefeito "Tinhá", Rodrigo e Genilson Fagundes o nosso grande "Interlocutor" dos trabalhos na SEARA


O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Assuntos Fundiários e Apoio à Reforma Agrária (Seara), está finalizando o processo para entrega de 133 títulos de terras, mediante doação, para agricultores familiares do município de Bodó. A titulação é parte das ações previstas no convênio com o Programa de Cadastro de Terras e Regularização Fundiária, da Secretaria de Reordenamento Agrário do Ministério do Desenvolvimento Agrário (SRA/MDA).

Os preparativos estão sendo finalizados e a equipe do prefeito Francisco Santos de Souza, espera definir o local da entrega que deverá ser realizada na segunda quinzena de outubro. O evento contará com a presença do prefeito e vereadores da cidade, além da governadora Rosalba Ciarlini, do delegado do MDA, Raimundo Costa Sobrinho, e do secretário da Seara, Rodrigo Fernandes.

Para o titular da Seara, esta é uma ação importante porque irá abrir portas para o agricultor, para que ele tenha condições de acessar o crédito rural, além de dar a segurança jurídica que é a escritura pública do seu imóvel. “Na ocasião, serão entregues 133 títulos de posse já registrados em cartório”, disse Rodrigo Fernandes.

“Com a regularização, o agricultor terá direito a diversos benefícios, como a segurança jurídica da posse do imóvel, a garantia de transmissão do bem no caso de sucessão, o acesso às políticas públicas, em especial ao crédito e assistência técnica, e a valorização do seu imóvel”, destacou o secretário.

Segundo o prefeito de Bodó, Francisco Santos de Souza, “essa ação é esperada por décadas pelas famílias dos agricultores, sendo uma oportunidade de crescimento do meio rural”.

O Prefeito Francisco Santos, "Tinhá", mais uma vez juntamente com o Técnico da Prefeitura de Bodó, Genilson Fagundes , os dois estiveram reunidos com o secretário da SEARA, Rodrigo Fernandes na manhã dessa quinta(19), acertando os últimos detalhes, como mostra as fotos.

O PREFEITO FRANCISCO SANTOS DE SOUSA, VEM CUMPRINDO O QUE PROMETEU NO SEU PLANO DE TRABALHO NA CAMPANHA ELEITORAL. ESTÁ DANDO CONTINUIDADE AOS BONS PROJETOS E BUSCANDO INOVAR SUA GESTÃO QUE TEM UM NOVO OLHAR.

terça-feira, 17 de setembro de 2013

MEDICOS ESTRANGEIROS NO RN COMEÇAM A ATUAR DIA 23


9969  
 
 
 A partir de segunda-feira, dia 23, a ordem é trabalhar. Fonte/ Foto: Tribuna do Norte
 
 
Os médicos estrangeiros e brasileiros com formação no exterior que vão atuar no Rio Grande do Norte, através do Programa Mais Médicos, chegaram ao Estado domingo passado. Ontem, o grupo de 18 profissionais participou da primeira reunião programada para a semana de acolhimento. Um médico argentino, aguardado com o grupo, não embarcou para Natal. Os profissionais começam a trabalhar na próxima segunda-feira em oito municípios. Alguns vão encontrar unidades de saúde em situação precária.

A semana de acolhimento segue até sexta-feira. No mesmo período, os profissionais deverão receber o registro especial do Conselho Regional de Medicina (Cremern) para trabalhar – durante três anos –  nos locais especificados no Programa Mais Médicos. De acordo com Eduardo Melo, coordenador geral da Atenção Básica do Ministério da Saúde (MS), as primeiras atividades são direcionadas para ambientação dos profissionais. “Todos os médicos estrangeiros participam da semana de acolhimentos nas capitais. O objetivo é que eles se familiarizem com as especificidades de cada Estado”, colocou.

Fonte: Marcos Dantas

segunda-feira, 16 de setembro de 2013

COMUNIDADE CATOLICA DE BODÓ RECEBERA EM BREVE A SUA CASA PAROQUIAL

Encontra-se em fase de conclusão a Casa Paroquial, que servirá para a colher Padres, Diáconos, irmãs e religiosos. A referida casa de apoio a Igreja Catõlica estar sendo construida com a parceria de toda a comunidade católica do município bodoense. Segundo o Pe. Josino Raimundo ( Pároco Local), a previsão do término é para o finalzinho de dezembro do ano em curso.

Veja>>>> 

E O TRABALHO CONTINUA EM BODÓ NA ADMINISTRAÇÃO DO PREFEITO FRANCISCO SANTOS, "TINHÀ".



Confira mais uma etapa de construções das Casas Habitacionais do Programa "Minha Casa, Minha Vida II", que está em fase de conclusão na Rua: Maria Adelina, Augusto Santos de Sousa, e na rua João Alexandre de Morais.
Mais 40 famílias foram beneficiadas e receberão as chaves das suas residencias em breve.

#BODOUMNOVOOLHAR#
— 
 
 
 

BODÓ:INICIA REFORMA DA FEIRA COBERTA DA RUA ANTONIO GONÇALVES DE MACEDO

A PREFEITURA MUNICIPAL DE BODÓ POR MEIO DA SECRETARIA DE OBRAS, ESTÁ AMPLIANDO E REFORMANDO A FEIRA COBERTA DA RUA ANTÔNIO GONÇALVES DE MACEDO.


CONFERENCIA ESTADUAL DAS CIDADES DO RN

                                   Delegado escolhido para representar a Sociedade Civil- Deuzinho
                                      Delegado escolhido para representar o Governo Municipal - Genilson
 
 
ATENÇÃO DELEGADOS REPRESENTANTES DO MUNICÍPIO DE BODÓ PARA A CONFERENCIA DAS CIDADES DO RN>>>> SERÁ DIAS 18 E 19 NA QUARTA E QUINTA FEIRA EM NATAL.

Senhor (a) Delegado (a),

Vimos por meio deste informar a V.Sa. sobre a realização da 5ª Conferência Estadual das Cidades do RN, que acontecerá nos dias 18 e 19 de setembro de 2013 na Escola de Governo Cardeal Dom Eugênio de Araújo Sales, no Centro Administrativo do Estado, Lagoa Nova, em Natal.
As orientações sobre a logística e funcionamento das atividades durante a Conferência são as seguintes:
• O Governo do Estado do RN através da Secretaria de Estado do Planejamento e das Finanças disponibilizará a Hospedagem (01 diária), almoço (02), jantar (01) e café da manhã para os delegados dos seguintes segmentos: Movimentos Sociais e populares; trabalhadores, por suas entidades sindicais e ONG’s, os demais delegados dos segmentos (Gestores público executivo e legislativo; empresários, entidades profissionais, acadêmicas e de pesquisa e conselhos profissionais), são de responsabilidade das entidades que eles representam. As despesas com o transporte de todos os delegados municipais são de responsabilidade dos respectivos municípios.
• Os delegados que irão ficar hospedados, devem levar suas bagagens para a Escola de Governo, onde terá uma sala reservada para guardá-las e ao término das atividades do dia 18/09, faremos o translado dos delegados para o Hotel.

Com Genilson Fagundes e Raimundo Nonato ( Deuzinho)..Elza Maria Pacheco Pacheco e Dora Silva Silva...
OBS: A saida para Natal será na quarta feira (18), as 5:30:hs da manhã.

BODÓ UM NOVO OLHAR# ADMINISTRAÇÃO: FRANCISCO SANTOS DE SOUSA,"TINHÁ".

quinta-feira, 12 de setembro de 2013

BODÓ: SMAS e EMJMN RECEPCIONAM A BANDA MARCIAL FENIX NO DIA 7 DE SETEMBRO


 Na manhã do dia  7 de setembro, depois de grande parte do trabalho voltado as homenagens a Semana da Pátria em todo o município bodoense, a Secretaria Municipal de Assistência Social e Escola Municipal José Maria do Nascimento recepcionaram a Banda Marcial Fênix com um Café da Manhã Surpresa em agradecimento ao empenho de todos os componentes no resgate da cultura do município.

Palavras do Secretario Municipal de Assistência Social  Lupércio Junior;
"Em palavras não tenho como descrever o quanto foi gratificante esses dias acordar e muitas vezes ir dormir ao som dos instrumentos através dos toques dados pelas mãos de cada um.  Bodó resgata estes dias uma parte da sua história ao vê-los desfilar pelas ruas todas as manhãs, agradeço também em nome de cada um,  ao Prefeito "Tinhá," que fez de um tudo para que os resultados fossem positivos, também aos coordenadores da banda que deram seu melhor, a população apoiando e incentivando a execução deste projeto, e principalmente pela coragem da turma de acordar cedo, aqueles que fizeram calos em suas mãos por tanto esforço, enfim pela superação e dedicação os meus sinceros parabéns."





BODÓ: PROERD SE DESTACA NOS DESFILES CIVICOS

ALUNOS DO PROERD PARTICIPAM DO DESFILE CÍVICO NA ZONA URBANA DE BODÓ-RN


         Dando prosseguimento aos desfiles cívicos na cidade de Bodó, na tarde do dia 07 de setembro foi realizado mais um desfile que reuniu as escolas e instituições do município.  Desta vez o evento aconteceu na zona urbana e mais uma vez a turma do PROERD,  coordenada pelo Instrutor Tertuliano e equipe da Ronda Escolar, também estiveram lá levando sua mensagem de patriotismo e valorização à vida.  Foram belos momentos que foram proporcionados àquela sociedade que brilhantemente saudava com entusiasmo e alegria cada pelotão que desfilava. Confira algumas fotos.
 
 
 
 
 
 
 
 
 PROERD NO SERTÃO