segunda-feira, 5 de outubro de 2009

BODÓ DESENVOLVENDO SEMPRE MAIS NO SERIDÓ


A Secretária de Turismo e Meio Ambiente do município de Bodó, Aldenora Silva está juntamente com o Coordenador de Meio Ambiente da cidade de Cerro Corá Antônio Carlos Cabral (Carlinhos), coordenando a região das Serras Centrais, no que diz respeito ao FORUM DOS SECRETÁRIOS DE MEIO AMBIENTE DO RN.Isso quer dizer que toda articulação sobre as questões ambientais na referida região será feita pelos dois representantes durante dois anos consecutivos em todo estado.

Niver de Antônio Assunção dia 04/09/09


Confiram ai a comemoração do niver de Antônio Assunção, um dos maiores lideres políticos do município de Bodó.

BODÓ PARTICIPA DOS COLETIVOS EDUCADORES PARA TERRITÓRIOS SUSTENTÁVEIS DO SERIDÓ


O curso Coletivos Educadores para Territórios Sustentáveis No Seridó, tem superado as expectativas dos participantes, professores com uma bagagem de conhecimentos invejáveis estão capacitando representantes dos municípios do Seridó. Trata-se de uma parceria de órgãos como: MMA (Ministério do Meio Ambiente), MEC, (Ministério da Educação), IDEMA, AMSO, ADESE, PDS/SETHAS, SALA VERDE CURRAIS NOVOS, SEARA, SENAI, UNP e PREFEITURAS do Seridó. O curso tem o objetivo de levar a Educação Ambiental á contribuir na formação de atores locais para a construção de uma sociedade sustentável, além de pessoas atuantes e felizes. Está sendo realizado na cidade de Acari - RN desde junho/2009, toda terceira semana de cada mês, o termino será em novembro e o certificado será emitido pela UNP (Universidade Potiguar).
Para a Secretária de Turismo e Meio Ambiente de Bodó-RN os Coletivos Educadores já começou a mostrar bons resultados, principalmente no sentido de fortalecer a união do grupo que tem o mesmo ideal. ”Desenvolver a sustentabilidade local através das Políticas Públicas voltadas para as questões Ambientais”, esse é o nosso objetivo maior, mas, além disso, existe a integração entre os municípios Seridoenses, durante toda a semana podemos trocar experiências dos nossos projetos, criarmos novas idéias e buscarmos parcerias uns com os outros. Afirma Aldenora.

PREFEITURA DE BODÓ ENTREGA SACOLAS ECOLÓGICAS




A Prefeitura através das Secretarias de Assistência Social e Meio Ambiente distribuiu sacolas ecológicas para os beneficiados com o programa do leite no município, o objetivo da ação foi levar o usuário do programa a refletir sobre sua prática de consumo e o descarte de embalagens. Entre palestras educativas sobre o meio ambiente e vídeos sobre o uso dos sacos plásticos, a campanha foi lançada na cidade e foram distribuídas inicialmente 400 sacolas ecológicas que foram confeccionadas pelas artesãs locais.

SISMUMA FOI IMPLANTADO EM BODÓ

A Secretária de Turismo e Meio Ambiente Aldenora Silva de Bodó, reuniu os vários segmentos do município para implantar o Conselho de Meio Ambiente. O Projeto de Lei que já foi aprovado na Câmara dos vereadores trata da criação do SISMUMA (Sistema Municipal de Meio Ambiente), onde funcionam: A Secretaria Municipal, Conselho e o Fundo de Meio Ambiente.
Dois funcionários efetivos do município de Bodó estão participando do curso de LIA II (Licenciamento Ambiental), de uma vez que cada município ficará com a responsabilidade de resolver a nível local as suas questões sobre licenciamentos ambientais.Outra coisa que vem mudando positivamente em Bodó é a limpeza e arborização da cidade, O prefeito Avamar Alves vem mostrando que é um administrador preocupado com as questões ambientais e a secretarias municipais cada vez mais se envolvem na temática “Educação Ambiental” contribuindo na mudança da cultura local que vem desenvolvendo mesmo que a passos lentos no município bodoense.

SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO DE BODÓ É TRANSPARENTE E OBJETIVA EM SESSÃO DA CÂMARA DE VEREADORES


Na última sexta feira (02), a sessão da Câmara Municipal de Bodó foi bastante prestigiada, um público diversificado lotou o plenário, o motivo era a convocação da Secretária de Educação do Município, e do Presidente do Conselho do FUNDEB, feita pelos vereadores, com a intenção de acompanhar mais detalhadamente como funciona o referido Conselho em Bodó.
A Secretária Alesandra Dantas de Brito e o Presidente do FUNDEB, Francisco Alvarenga de Carvalho, foram convidados a fazerem parte da mesa, pelo Presidente do Legislativo, vereador João Antônio da Silva.
Como toda educadora, Alesandra iniciou suas falas expondo uma apresentação no telão, tratava-se da mensagem “O Menestrel” e a intenção maior foi mostrar que é possível se trabalhar em coletividade, respeitando-se as diferentes opiniões e diversidades de cada um.
Em seguida questionada pelo Presidente sobre algumas questões dentro do tema FUNDEB, prestou vários esclarecimentos e até foi mais além respondendo outras perguntas dos vereadores presentes. O Presidente do FUNDEB, também se pronunciou e mostrou com clareza como são aplicados os recursos do FUNDEB.
Segundo a Secretária, a Administração Avamar Alves sempre foi transparente, e quando se percebe algum erro, busca-se imediatamente concertá-los, “o nosso objetivo Senhores Vereadores é trabalharmos em todos os setores com parcerias, inclusive com o Legislativo essa parceria com um Poder tão importante é essencial para que um município como o nosso desenvolva ainda mais.” Afirmou Alesandra Dantas.
As explanações da Secretária foram esclarecedoras, firmes e verdadeiramente transparentes, no final ela fechou com uma música de Nando Cordel “Paz pela Paz”, momento onde todos deram as mãos e ouviram atentamente refletindo na mensagem que traz o objetivo de unir as pessoas no sentido de trabalhar mais a coletividade entre ambos os poderes e comunidade em geral. Encerrando a sua fala Alesandra agradeceu aos vereadores pelo convite e ter sido tão bem recepcionada por todos eles, parabenizou-os e se colocou a inteira disposição para quaisquer dúvidas que possam surgir.
O Presidente do Legislativo Bodoense, João Antônio da Silva, encerrou a sessão parabenizando a autenticidade da Secretária Alesandra, elogiou-a em todas as suas colocações e citou a grande importância de convocações de outros Secretários com a finalidade de expor a forma de trabalho e assim dúvidas serem esclarecidas por todos.

BODÓ REALIZOU O I FORUM MUNICIPAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS SOBRE DROGAS



O município de Bodó realizou dia 23 de setembro o “I FORUM MUNICIPAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS SOBRE DROGAS”, um projeto que envolveu na coordenação as secretarias de: Assistência Social, Educação, Turismo e Saúde, em conjunto com a ONG TULIPA, SENAD, POLICIA MILITAR, CONEN, MINISTÉRIO PÚBLICO e COMAD, e teve o objetivo de possibilitar um processo de discussão, reflexão e de proposição, no sentido de construir o Programa Municipal sobre Drogas, o Sistema Municipal de Prevenção e a Rede de Proteção Contra a Violência e as Drogas.
Como sempre participativo o prefeito Avamar Alves apoiou e interagiu durante o fórum, recebendo as autoridades. Em sua fala na abertura, explicou aos participantes dos vários segmentos da sociedade bodoense a gravidade e a importância do assunto que seria debatido durante todo o evento.
Estiveram presentes várias autoridades representantes da Policia Militar do Estado, o prefeito da cidade de Cerro Corá, Sr. Raimundo Marcelino Borges (Novinho), que depois de participar do mesmo FÓRUM em seu município, compareceu para unir forças junto a Avamar, de uma vez que o evento fortaleceu os dois municípios Bodó/Cerro Corá, ao mesmo tempo. Os palestrantes foram os seguintes: Cleber Pinheiro Costa (Coord. Estadual do Mov. PAZ e Coord. estadual do M. Brasil sem aborto), o Sr. Vantuil José Carvalho de Oliveira (2° Sargento da PM Especialista em Gestão de Segurança Pública), o Sargento Adaildo Benedito dos Santos (instrutor do SENASP e Coord. Regional do PROERD), e o Sr. Walter Antero Gomes Ribeiro (Fundador e Presidente da ONG TULIPA). Todos foram grandes mediadores e o resultado foi altamente positivo.

O PREFEITO DE BODÓ ENTREGA NOVO CEMITÉRIO PÚBLICO A POPULAÇÃO




O prefeito de Bodó Francisco Avamar Alves faz jus ao titulo que tem recebido, de ótimo administrador e respeitador da Lei de Responsabilidade Fiscal, a prefeitura está com a prestação de contas totalmente em dias não só com o Tribunal de Contas do Estado, mas também com o Poder Legislativo Municipal, para Avamar é de grande importância um Gestor desenvolver trabalhos com transparência, e vem mostrando a todos que isso é possível.
Não é atoa que Avamar tem sido destaque em suas administrações e tem recebido alguns prêmios pelas suas conquistas, mesmo diante da crise econômica que teima em prosseguir, o prefeito está entregando aos seus munícipes as novas instalações do Cemitério Público Municipal, totalmente reformado e ampliado e tudo com recursos próprios.
Bom seria se todas as pessoas tivessem entusiasmo e eficácia iguais ou pelo menos parecidas, com certeza muitas coisas sairiam do papel nesse País. É pena que muitos são os que por muitas vezes vivem unicamente tentando encontrar erros onde só existem esforços reconhecidos, vamos lá minha gente vamos pra ERA do FAZER e não só FALAR.