quinta-feira, 14 de julho de 2011

IMPACTOS AMBIENTAIS CAUSADOS PELAS MINERAÇÕES

Mineração é um termo que carrega com sigo um pesado significado, destruição. Em nosso passado a mineração se inicia na pré-história com a obtenção de sílex e cherte com o objetivo de fazerem armas e utensílios domésticos. A partir daí tornou-se cada vez mais avançada a tecnologia para extração e beneficiamento do minério com melhor teor e melhor qualidade.

Uma Jazida e voltada para o mineral que extrai tornando cada mineração individual e especifica.A principal diferença e a mais importante encontram-se nos tipos de lavra, a céu aberto ou subterrânea.

Para o futuro é indispensável a existência da mineração, como conseqüência disso é considerada um bem público devido seus produtos serem utilizados em tudo que esta a nossa volta. Baseado nisso a sua maior preocupação é a recuperação de áreas degradadas em sua exploração.

Os impactos que a mineração pode causar na comunidade que esta inserida e dentro de sua própria organizações são alarmantes. De forma sucinta são descritos abaixo:

·Os recursos hídricos são tomados por partículas sólidas vindas do processo de pesquisa, beneficiamento e da infra-estrutura; óleos, graxas e elementos químicos deixados no solo podendo alterar águas subterrâneas - poluindo a matéria prima indispensável para a atividade humana.

·A geologia de sua área é perdida após a abertura da cava modificando de forma brusca o relevo, podendo causar erosões voçorocas e assoreamentos.

·O solo é alterado de forma drástica após a retirada da cobertura vegetal para abertura da cava e construção de vias de acesso altera de gravemente em sua permeabilidade.

·A vegetação da área pode ser perdida se não retirada de forma cuidadosa catalogando todas as espécies que poderão ser usadas para recuperação da área

·A fauna também deve ser catalogada, fazendo controle de refugio aos bichos após a destruição de seu habitat.

·A qualidade do ar é alterada, provocada por veículos pesados e leves que circulam na empresa e no desmonte de rocha onde partículas sólidas finas desprendem-se formando uma nuvem de poeira alastrando a uma grande distancia.

·Ruídos e vibrações gerados pelos desmontes de rocha podendo ser amenizado com outras técnicas.

·As condições sócio econômicas da comunidade será interferida voltando sua formação profissional e estrutura da cidade para a mineração.


Leia mais em:
http://www.webartigos.com/articles/7774/1/Impactos-Ambientais-Causados-Pela-Mineracao/pagina1.html#ixzz1S4jvMzdw