[ i ] Em Iranduba, o peixe ganhou destaque em 2004, primeira edição do festival
Manaus – No domingo (4), na Várzea de Iranduba, município localizado a 25 quilômetros de Manaus, aconteceu o 9º Festival Gastronômico ‘Bodó com Farinha’, no Restaurante Big Bom, nas margens do Rio Solimões.
O Acari-bodó é um peixe encontrado no Amazonas e faz parte da culinária cabocla sendo apreciado em forma de caldeirada, assado ou com farinha de peixe.
Em Iranduba, o peixe ganhou destaque em 2004, quando Juvenal da Silva, organizador do evento, conhecido como ‘Big Bom’, reinventou pratos já conhecidos acrescentando neles o bodó, pois, segundo ele, o Festival veio para ‘quebrar o tabu’ de que não há como diversificar os pratos feitos com esta iguaria.
Durante o festival, mais de 30 tipos de comidas são apresentados ao público. Entre elas estão o X-Bodó, Kibodó, Piracuí de Bodó, empada de Bodó, o Bodó de casaca, a maionese de Bodó, o vatapá de Bodó, entre outros, que são vendidos nas barracas dos organizadores do evento, que também conta com apresentações de bandas de forró e bolero.
Trajetória
Em 2011, o festival ocorreu logo após a inauguração da ponte, resultando numa divulgação maior para o evento que, pela primeira vez, foi realizado em dois dias.
José Paiva, 54, microempresário, estava com a esposa e dois amigos e, por serem frequentadores do município, já sabiam do evento e aproveitaram o dia de folga para apreciarem boa música e boa comida.
O manauara Raimundo Bulcão, 56, agente de saúde, reuniu toda a família no restaurante e disse que, ‘além dos tradicionais pratos, o filé de bodó tem um gosto delicioso’.
O comerciante Valdiclei Cunha, 31, além de ter aprovado o ‘novo’ sanduíche, aprovou também o evento. Segundo ele, o mais importante de tudo é a divulgação da cidade.