quinta-feira, 12 de março de 2015

BODÓ REALIZA REUNIÃO SOBRE PREVENÇÃO DA DENGUE E DA CHIKUGUNYA



Bodó: Secretaria de Saúde realizam Reunião para Mobilização e Prevenção da Dengue e Chikungunya 

A Secretaria da Saúde realizou hoje, 12 de março, as 9:00 horas, reunião com o Prefeito municipal e representantes de secretarias municipais, programas sociais, conselhos e agentes de saúde para discutir assuntos sobre a Prevenção e Mobilização da Dengue. O evento aconteceu no auditório Silvestre Soares (Prefeitura Municipal) e teve como objetivo socializar a preocupação da necessidade para prevenção e controle da Dengue em todo o município, bem como discutir e traçar estratégias de ações intersetoriais para o controle da Dengue e da febre Chikungunya. Na ocasião, foi realizada apresentação dos dados epidemiológicos e entomológicos, pelo Secretário de Saúde Maxswell Dionísio dos Santos. O secretário passou a palavra ao Prefeito “Tinhá “, que em sua fala deixou bem claro a todos os participantes a sua preocupação sobre o assunto. “O momento é oportuno para darmos as mãos e mobilizarmos todo o município com campanhas de prevenção, cada um de nós temos que fazer a nossa parte e quanto mais parcerias melhor.” Disse o prefeito se colocando a inteira disposição para apoiar a campanha e enfatizando a saúde e o bem estar da população.
Depois de serem discutidos alguns assuntos e analisadas muitas sugestões do público presente, ficou acordado que seria realizada outra reunião na próxima terça feira dia 17 de março, as 9:00hs e no mesmo local com a presença de representantes de todas as instituições do município. A prevenção já começou, o dia “D” será marcado em breve, para a mobilização na sede e nas comunidades rurais de todo o município, através da educação, saúde, meio ambiente, de todas as secretárias, agentes de saúde, programas sociais e toda a população.


O que é Febre Chikungunya?
Febre Chikungunya é uma doença parecida com a dengue, causada pelo vírus CHIKV, da família Togaviridae. Seu modo de transmissão é pela picada do mosquito Aedes aegypti infectado e, menos comumente, pelo mosquito Aedes albopictus.
Seus sintomas são semelhantes aos da dengue: febre, mal-estar, dores pelo corpo, dor de cabeça, apatia e cansaço. Porém, a grande diferença da febre chikungunya está no seu acometimento das articulações: o vírus avança nas juntas dos pacientes e causa inflamações com fortes dores acompanhadas de inchaço, vermelhidão e calor local.