segunda-feira, 19 de setembro de 2011

GOVERNO LANÇA CAMPANHA "PAZ NO TRÂNSITO" PARA REDUZIR ACIDENTES NO RN


O caso do adolescente Alan Almoêdo Moura, que morreu aos 17 anos em consequência de um acidente de trânsito na madrugada do dia 27 de fevereiro desse ano, na Avenida Hermes da Fonseca, vai ser usado pelo Governo do Estado, por meio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran/RN) durante a campanha "Paz no Trânsito". O desafio é diminuir as ocorrências de trânsito no Rio Grande do Norte e o número de acidentes e mortes provocadas nas rodovias, ruas e avenidas. Para se ter uma ideia, na capital, nos sete primeiros meses de 2011, foram registrados 5.581 acidentes, 1.339 deles com vítimas e 46 mortes. No ano passado, o número de acidentes chegou a 10.077, sendo 2.409 com vítimas e 70 mortes.
A campanha inclui uma semana de programações que vão desde palestras com o pai do estudante Alan, Marcelo Moura, até panfletagem, peças teatrais, paradas educativas, blitzen educativas para motoristas em estacionamentos, shopping centers e nas ruas de Natal, e um curso depilotagem consciente para motociclistas. O lançamento oficial da campanha acontece na próxima segunda-feira, 19, às 9h, no auditório da Governadoria.
A campanha potiguar abraça o tema abordado em todo o país para a Semana Nacional de Trânsito, entre 18 e 25 de setembro: "Década Mundial de Ações para a Segurança do Trânsito (2011-2020): Juntos Podemos Salvar Milhões de Vidas?". Este tema foi proposto pela ONU como um desafio aos países membros, para que adotem medidas imediatas de atenção e prevenção contra a violência no trânsito, que se revela como a principal causa de morte prematura e de ferimentos incapacitantes na população de jovens do mundo. No Brasil, cerca de 60 mil pessoas, a maioria jovens entre 18 e 29 anos de idade, morrem anualmente no trânsito.