segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

SAUDADES DO COLETIVOS EDUCADORES DO SERIDÓ!!!

















O curso Coletivos Educadores Para Territórios Sustentáveis do seridó, foi realizado na cidade de Acari/RN, o curso que teve inicio em junho de 2009, teve o objetivo de fortalecer a educação ambiental para os gestores ambientais do Seridó, no sentido de contribuir para a construção de Sociedades Sustentáveis a níveis locais.
Os participantes do projeto assumem o papel de multiplicadores e garantem a sua contribuição no processo de mudança e desenvolvimento das Políticas Públicas sobre o Meio Ambiente em seus municípios dentro da realidade na qual se inserem.
No quarto modulo do referido curso, na disciplina “Contextualização Socioambiental do Seridó potiguar”, com o professor Elizângelo Fernandes da Silva, vivenciamos os inúmeros problemas causados pela desertificação no Brasil, no Nordeste, e principalmente no Seridó, conhecemos também os conceitos, núcleos e tecnologias de recuperação e convivência no que se refere a essa temática.
Além dos repasses teóricos, foram realizadas aulas de campo, onde podemos conhecer a Cerâmica Tavares no município de Parelhas/RN e a Mina Brejui em Currais Novos/RN.

AÇÕES REALIZADAS

O nosso objetivo nas aulas foi de proporcionar a troca de conhecimentos e experiências vividas em nossos municípios. Contribuímos, interagimos, através de trabalhos em grupos, questionamentos, e todos efetuados de forma prática e intensiva, com o intuito de promover a compreenção de todos os participantes envolvidos nas atividades. Os principais registros das atividades realizadas foram as seguintes:

Trabalhos em Grupo e a Integração dos Municípios

Na sala de aula, instruídos pelo professor Elizângelo, nos apresentamos, criamos um termo de convivência, debatemos os maiores impactos ambientais e as possíveis soluções em nossos municípios, assistimos filmes sobre o tema, e depois das aulas de campo, discutimos em classe sobre o que havíamos absorvido em conhecimentos.

VISITA A CERAMICA TAVARES

A Cerâmica Tavares, localizada na comunidade rural de joazeiro, a 14 km de parelhas/RN. Já tem 12 anos de existência, desde 1975, funciona, quando o Sr. Clotário Tavares, começou a trabalhar em olarias. No ano de 1995, novos equipamentos foram comprados e os primeiros maquinários foram substituídos por outros de maior e melhor qualidade. Durante todos esses longos anos, a empresa investiu em qualidade e em 2005, começou a investir em equipamentos de ultima geração, muitos deles automatizados.
A Cerâmica tem uma preocupação extremamente importante que é a desertificação da região seridoense e por isso vem dando exemplo de contribuição nesse sentido. Um dos exemplos é o plantio e reflorestamento como alternativas e em breve eles vão queimar com o pó de madeira, casca da castanha e o bagaço da cana de açúcar.

Recepção ao grupo de Coletivos Educadores.

O que mais me chamou atenção na visita a Cerâmica foi a consciência em adquirir à tecnologia avançada, o cuidado e a atenção que todos têm com o futuro do Meio Ambiente, e a receptividade que visivelmente têm em receber os visitantes. Ao chegarmos fomos recepcionados pelos donos que nos mostraram como funciona a empresa e nos falaram sobre os avanços que deram ao longo dos anos, e ainda dos projetos para futuros investimentos.
Cerca de 800 mil peças todos os meses são vendidas e a cerâmica é uma das maiores do Nordeste, sem contar que tem apenas cerca de 35 funcionários, e quase todos da mesma família.
É extremamente notória a persistência e a união das pessoas que fizeram e ainda fazem a história da Cerâmica Tavares, percebe-se a coletividade a partir da convivência daquelas pessoas, todas moram na mesma vila, que foi construída nas proximidades, onde residem e vivem em comunidade.

VISITA A MINA BREJUI EM CURRAIS NOVOS/

Coletivos Educadores no Parque temático da Mina

No Parque Temático da mina Brejui podemos conhecer o Museu Mineral Mário Moacir Porto e o Memorial Tomaz Salustino, que traz o nome do homem que marcou a região do Seridó pelo trabalho e inteligência. No Museu Mineral estão expostas várias rochas da região do Seridó, com destaque para a scheelita, de onde se extrai o metal tungstênio, muito usado no revestimento de aeronaves, em turbinas de avião, brocas de perfuração de poços de petróleo, filamentos de lâmpadas elétricas, entre outros.
Andamos de trenzinho que parte do Memorial e leva os visitantes até a boca da Mina, conhecemos as “Dunas Minerais” da Mina, cujo trajeto do Memorial até a sua parte mais elevada é feita também de trenzinho.
Foi uma aula muito interessante, pois conhecemos um pouco mais sobre os vários tipos de minérios que ali são extraídos, e podemos confirmar que realmente a família Salustino faz parte do começo, meio e da atualidade do município de Currais Novos e do Seridó.


CONCLUSÃO
O resultado foi satisfatório adquiri muitos conhecimentos sobre uma questão extremamente importante que é a desertificação principalmente a da nossa região o Seridó, suas causas e as conseqüências.
As visitas me deixaram entusiasmada para dar continuidade aos projetos que estou iniciando juntamente com outros órgãos no meu município, e espero poder perpetuar os ensinamentos que me foi passado durante toda a semana pelo professor Elizângelo que em minha opinião foi um ótimo “mediador”, aprendeu muito conosco e nos ensinou com dedicação e competência.