quinta-feira, 18 de outubro de 2012

BODÓ NO CORAÇÃO DAS SERRAS...



Origem do nome da cidade:
Um olho d’água justificou e garantiu a presença dos primeiros povoadores na localidade serrana, pois oferecia água em abundância, suprindo, assim, as necessidades das famílias e seus rebanhos. O povoamento foi impulsionado primeiramente pelo ciclo do gado, posteriormente pelo algodão e finalmente pela mineração. Na esperança de encontrarem minério, muitos viajantes embrenharam pelo sertão e nessas andanças chegaram à beira de um poço d´água. Os mineiros compararam o sabor da água ao gosto de um peixe chamado Bodó. Dessa maneira toda a localidade circunvizinha ao poço ficou conhecida como Bodó.

BODÓ - Cidade com uma população de 3.558 habitantes sendo  1.820 na sede e 1.738 na área rural do município. Faz parte do Estado do Rio Grande do Norte, com cerca de 254 kilômetros quadrados de área. Possui uma densidade populacional de quase 10.17 habitantes por Km quadrado segundo o IBGE.
O Município foi emancipado de Santana do Matos através da Lei 6.300 de 26 de junho de 1992, mas só em 1997 foi realmente instalado e teve o seu primeiro prefeito o Senhor Antônio Ferreira de Assunção que é considerado  criador de Bodó, e governou por oito anos consecutivos o município.
O município fica a 191 km da capital do estado e possui a maior reserva de sheelita da América Latina e apesar da modernidade alcançada pela globalização uma das fontes de renda da população bodoense ainda é a extração da sheelita.
 Bodó está situado em meio a Serra de Santana, na região do Seridó-Rn. Possui uma altitude que varia dos 560 aos 700 metros dentro da cidade. Possui um dos melhores climas do interior do Estado,

Aonde as temperaturas chegam no período mais frio aos 10°C, mas a  sensação térmica faz com que pareçam menos.Município de população pacata e de grandes belezas naturais ainda intocadas.
 Bodó como qualquer outro município de pequeno porte possui inúmeras vantagens no sentido de crescimento, mas também possui limitações, que devem ser melhor contornadas ou eliminadas, para que não sirvam de entraves ao desejado processo de desenvolvimento.
Bodó possui uma cultura tradicional conservadora, na Capela do seu Padroeiro São Pedro ainda se reza em latim as antigas ladainhas, assim como nas duas Comunidades de Quilombolas existentes no município é natural se encontrar com as rezadeiras que acreditam na cura através da Fé.Os animados sanfoneiros, poetas, poetizas, repentistas e artesãs continuam repassando para as novas gerações os seus saberes.
DATAS IMPORTANTES:
 De 05 á 13 de dezembro Festa de Santa Luzia;
 Final de abril Carnaval fora  de epoca (BODOFOLIA)
26 de junho Emancipação da Cidade;
 19 á 29 de junho Festa do Padroeiro São Pedro;

OS PONTOS TURISTICOS DE BODÓ
São muitas as belezas naturais, algumas ainda desconhecidas pelos próprios moradores, essa parte da história deve receber melhor e maior atenção pelos gestores para que sejam mais trabalhados, porque a divulgação aos poucos está caminhando. A área rural do município de Bodó é belíssima, o Ecoturismo predomina, o visitante pode desfrutar de trilhas 4x4, motos, bikes, locais para rapel, canyons, cachoeiras, fervedouros, minerações, cachoeiras, formações geológicas com grandes diferencias, além de uma fauna e flora invejável, ainda é possível encontrar espécies em extinção como uma vegetação conservada de árvores centenárias, aves como a acauã e várias espécies de beija-flor.



                                               Pé de Craibeira ( ao lado do Cacimbão)
                                            Cachoeira da Vaca ( No inverno)
                                            Bodó



                                            Trilhas e aventuras nas comunidades rurais de Bodó
                                           Cacimbão qu deu origem ao nome da cidade