segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

BODÓ: PREFEITO RECEBE CONCLUÍDO DA SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE E CAERN O PLANO MUNICIPAL SETORIAL DE SANEAMENTO BÁSICO DE AGUAS E ESGOTOS



O Plano Municipal Setorial de Saneamento Básico de Bodó acaba de ser entregue nas mãos do Prefeito Francisco Santos de Sousa, “Tinhá”. A Prefeitura de Bodó tem pressa em aprovar o Plano Municipal de Saneamento, que acaba de ser elaborado por sua equipe com a parceria da equipe técnica da CAERN – Companhia de Aguas e Esgotos do RN, e prevê investimentos da ordem de R$ 20.107.036,22 ( Vinte milhões, cento e sete mil e trinta reais e vinte e dois centavos) para universalizar os serviços de água e esgoto sanitário para a população do município bodoense.
Para elaborar o plano, tudo foi iniciado há dois anos atrás, quando foi formada uma Comissão Municipal onde a presidente é Aldenôra Silva( Presidente do Conselho de Meio Ambiente ), e os membros são dos seguintes setores: Obras: Paulo Roberto, Secretaria de Meio Ambiente: Aucione Dantas de Brito,representante do Conselho de Saúde: Genilson Santos, da secretaria de saúde: Maxsweel Dionisio Santos, da secretaria de educação: Raimunda Cristiane, da sociedade civil: Francisco Adelino dos Santos, das associações: Teresa Neuman Assunção, Da Secretaria de administração: Elza Maria Pacheco, representante da Vigilância Sanitária: Erivam Macedo, da secretaria de agricultura: Adriano Albuquerque, da secretaria de assistência social: Luiz Lupércio Junior, representante do legislativo: Divino Silva, e Maria da Conceição Dantas e Silva: representante da CAERN (SIAL). Foram feitas várias reuniões, audiências com toda a população, Ministério Público, para analise de construção do referido plano foi concluído e na data de 20 de janeiro foi entregue ao Prefeito de Bodó o Sr. Francisco Santos Tinhá”.
Além de ser um grande trabalho da Prefeitura Municipal de Bodó, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente , que firmou a grande parceria com a CAERN desenvolvendo todo o trabalho, o Plano de Saneamento vai ajudar a resolver a maioria dos problemas que há no município, diminuindo o número de pessoas doentes. “Quando assumimos a gestão, eu já tinha em mente concluir esse plano, adequado à realidade do município”, justifica o Prefeito “Tinhá”.
O Plano Municipal de Saneamento Básico do município de Bodó irá agora para a aprovação na Câmara Municipal. Ressaltando que a existência do referido plano nos municípios é condição para o acesso a recursos orçamentários da União quando destinados a serviços de Saneamento Básico.
Dentro desse contexto, o PMSB de Bodó foi elaborado com o desafio de abranger toda sua área territorial, com planejamento de soluções graduais e progressivas que buscam minimizar os riscos a saúde pública e ao meio ambiente. Com isto, espera-se aumentar os índices de satisfação da população, de desenvolvimento econômico da região e contribuir para a redução das desigualdades sociais existentes, proporcionando uma melhor qualidade de vida para todos.