quinta-feira, 13 de março de 2014

BODÓ: PODER EXECUTIVO, POLICIA CIVIL E POLICIA MILITAR JUNTOS POR UMA BOA CAUSA


O Prefeito de Bodó, Francisco Santos de Sousa "Tinhá", e sua equipe estiveram reunidos hoje a tarde com a delegada do município de Santana do Matos/RN, Paoulla Maués, ( ela que recentemente participou do “XVIII Fórum Interprofissional sobre violência sexual contra a mulher e implementação do aborto previsto na lei”, na cidade de São Paulo, onde representantes de todo o Brasil, das mais diversas categorias profissionais debateram “Novas estratégias para a atenção Integral às Mulheres em Situação de Violência Sexual no Brasil”.
Com apoio da Associação dos Delegados de Polícia Civil do Rio Grande do Norte (ADEPOL/RN) e de mestrandas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a referida delegada juntamente com a Assistente Social de Caicó, Priscilla Brandão, mestranda em Serviço Social pela UEPB, uniram-se para elaborar um projeto voltado a consolidar uma “Rede de Enfrentamento à violência contra mulher" em municípios de pequeno porte no Estado do Rio Grande do Norte.
A delegada explicou ao Prefeito "Tinhá", ao sargento de Bodó Josivan Batista e ao público presente, que a ideia é pedir apoio ao Ministério da Saúde, firmar parceria com os municípios, para que de forma efetiva, possam garantir uma atenção integral às mulheres em situação de violência em Santana do Matos, São Rafael e Bodó ( cidades que ela atua), e também em todo o interior do Estado do Rio Grande do Norte. A delegada mais uma vez reafirmou a parceria com a policia militar e com a população, ela que há exatos dois meses atua no município, garantiu que uma vez no mês continuaria atendendo com a sua equipe, na sede do município de Bodó.
 O projeto visa fortalecer a Rede de Proteção à Mulher, possibilitando uma maior segurança, rapidez e qualidade no atendimento às vítimas da violência física e sexual em municípios do Interior do Estado, que ainda não tenham, em plena atividade, uma Rede de Enfrentamento a esse tipo de violência.
“Vê-se que muito se fala da ´Rede de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher’, porém ainda se observa pouca praticidade nisso, especialmente no interior do Estado. Vários órgãos são instituídos para combater esse tipo de violência - a exemplo do CREAS -, todavia, não há uma integração entre estes e Hospitais, Delegacias e Conselhos Municipais. A ideia é capacitar, integrar, trocar informações, estabelecer metas e fazer funcionar essa Rede, viabilizando uma concreta atenção integral às mulheres vítimas desse tipo de violência, nos Municípios situados do Interior do Estado”, explica a delegada Pauolla Maués.
Ressaltando que os profissionais da Assistência Social, do CRAS, CREAS e CONSELHO TUTELAR de Bodó, foram os articuladores, da reunião. Na oportunidade o Prefeito 'Tinhá", falou e parabenizou o trabalho da policia civil e da militar também, falou ainda que apoia o projeto e que o mesmo será implantado urgentemente no município bodoense.
. A delegada encerrou a reunião agradecendo a todos e reafirmando a parceria com a policia militar na pessoa do Sargento Josivan Batista e com a população, ela que há exatos dois meses atua no município, garantiu que uma vez no mês continuaria atendendo com a sua equipe, na sede do município de Bodó.











   #BODÓUMNOVOOLHAR#