sexta-feira, 20 de setembro de 2013

144 MUNICIPIOS DO RN MARCARAM PRESENÇA NA 5ª CONFERENCIA DAS CIDADES












Com o tema "Quem muda as cidades somos nós: Reforma Urbana já!", a Conferencia das Cidades do RN foi realizada com sucesso na quarta e quinta feira ( 18 e 19), e reuniu varias representações de 144 cidades do Rio Grande do Norte.

O evento ocorreu no auditório da Escola do Governo, localizada no Centro Administrativo e reuniu 530 representantes de várias cidades do estado que discutiram sobre moradia, saneamento básico e transporte urbano, elegeram as propostas prioritárias e elegeram seus delegados para a Conferencia Nacional que será realizada em novembro no Distrito Federal.

Para chegar à etapa estadual, aconteceram no estado 144 conferências municipais que mobilizaram 12 mil pessoas em todo o Rio Grande do Norte na discussão dos problemas urbanos dos respectivos municípios, principalmente moradia, saneamento e transportes. Nestas etapas, foram apresentadas emendas ao texto base da Política Urbana e do Sistema Nacional de Desenvolvimento Urbano proposto pelo Ministério das Cidades. Além das emendas, ações prioritárias foram propostas para a política urbana nos três níveis: local, estadual e nacional.
O município de Bodó teve sua participação através dos delegados Genilson fagundes ( Governo) e Raimundo Nonato (Sociedade Civil). Os delegados conseguiram além das propostas que já estavam garantidas na Conferencia Municipal ( Bodó), acrescentar mais uma proposta como prioridade, que foi a construção da estrada que liga Bodó a Santana do Matos.

OBS: Desde a primeira Conferencia das Cidades do RN que eu participo realizando a do nosso município (Bodó) e indo representa-lo nas estaduais junto aos nossos delegados essa já é 5ª e torna-se bem transparente o avanço que os municípios têm dado na busca dos seus projetos, através da participação da comunidade com suas propostas. Parabenizo também a equipe organizadora, realmente é um trabalho muito relevante e digno de ser elogiado, diante das dificuldades que enfrentamos. Parabéns a todos valeu Ivanir Matias, valeu Marcio Heber.