Internet é carta na manga de políticos para ganhar eleitor
Começou
na última sexta-feira (6) a campanha eleitoral. No rádio e na
televisão, a partir de 21 de agosto, os políticos se apresentam com
inúmeras propostas. Até lá, os políticos terão de utilizar outras formas
para se comunicar com os eleitores. Uma delas, em especial, merece
destaque porque será usada de maneira aberta pela primeira vez nas
eleições municipais: a utilização da internet.
Em qualquer local da rede é possível encontrar políticos tentando conquistar eleitores. Cerca de 82 milhões de brasileiros possuem hoje acesso à internet, em casa, no trabalho ou em lan houses. De acordo com a última pesquisa online divulgada pelo instituto Ibope Nielsen, neste ano o país ultrapassou a marca de 50 milhões de usuários ativos na rede.
Blogs, Twitter e Facebook são as ferramentas mais comuns para quem deseja interagir. As propagandas eleitorais veiculadas por e-mail também estão liberadas. Antes de qualquer ação, o Tribunal Regional Eleitoral deverá ser informado.
Para o diretor-presidente da empresa Web Consult, Leonardo Bortoletto, o importante é marcar presença. “É fundamental que seja feito um bom uso da rede, com textos, imagens e vídeos. Além disso é necessário saber qual a melhor forma de se comunicar, levando em conta as qualidades do candidato”.
O especialista alerta para a necessidade de evitar o desgaste com eleitores. “Tudo o que é feito fica registrado. A internet não é um local reservado. Todos podem acessar as informações”, disse.
Apesar do uso liberado nestas eleições, os candidatos deverão ficar atentos a algumas restrições, como a proibição de anúncios em sites registrados em nome de pessoas jurídicas. Quem não cumprir com a determinação e for denunciado poderá ser condenado a pagar multa que varia entre R$ 5mil e R$ 30 mil. Em caso de reincidência, este valor dobra.
Em qualquer local da rede é possível encontrar políticos tentando conquistar eleitores. Cerca de 82 milhões de brasileiros possuem hoje acesso à internet, em casa, no trabalho ou em lan houses. De acordo com a última pesquisa online divulgada pelo instituto Ibope Nielsen, neste ano o país ultrapassou a marca de 50 milhões de usuários ativos na rede.
Blogs, Twitter e Facebook são as ferramentas mais comuns para quem deseja interagir. As propagandas eleitorais veiculadas por e-mail também estão liberadas. Antes de qualquer ação, o Tribunal Regional Eleitoral deverá ser informado.
Para o diretor-presidente da empresa Web Consult, Leonardo Bortoletto, o importante é marcar presença. “É fundamental que seja feito um bom uso da rede, com textos, imagens e vídeos. Além disso é necessário saber qual a melhor forma de se comunicar, levando em conta as qualidades do candidato”.
O especialista alerta para a necessidade de evitar o desgaste com eleitores. “Tudo o que é feito fica registrado. A internet não é um local reservado. Todos podem acessar as informações”, disse.
Apesar do uso liberado nestas eleições, os candidatos deverão ficar atentos a algumas restrições, como a proibição de anúncios em sites registrados em nome de pessoas jurídicas. Quem não cumprir com a determinação e for denunciado poderá ser condenado a pagar multa que varia entre R$ 5mil e R$ 30 mil. Em caso de reincidência, este valor dobra.
R7