quarta-feira, 8 de maio de 2013

MAIS DE 100 REPRESENTANTES DA SOCIEDADE BODOENSE PRESTIGIARAM A V CONFERENCIA DA CIDADE

Realizada com sucesso a 5ª Conferência das Cidades em Bodó-RN

                         









 A 5ª Conferência das Cidades em Bodó foi realizada pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Administração nesta terça-feira (07) no Auditório Silvetre Soares e contou com a presença de vereadores, presidentes de Associações e autoridades municipais, e participantes, escolhidos pelo Poder Público e Sociedade Civil.
O evento faz parte do calendário do Ministério das Cidades e tem como tema "Quem muda a cidade somos nós: Reforma Urbana Já!". Foi realizado pela através da Secretaria de Administração, que tem como Secretária a Senhora Elza Maria Pachêco.Para a Conferência, foi instituída uma Comissão Preparatória, formada pelo Poder Público e Sociedade Civil Organizada,  que ficou responsável pela realização, mobilização e articulação. A abertura oficial iniciou-se às 08 horas da manhã com recepção e credenciamento dos participantes por Grupos de Trabalho; às 8h30 ocorreu a composição da Mesa Diretora, logo após teve uma Apresentação Cultural por Rosenilton Silva do Programa do PETI.
 O Prefeito Municipal Francisco Santos de Souza"Tinhá", e o Vice- Prefeito José Enilson Assunção de Melo Lula "Nilsinho", todos os Secretários (as) Municipais participaram e interagiram com o público presente. O Prefeito Francisco Santos, fez a  abertura, falando sobre a importancia de eventos como as Conferencias e expressando sua satisfação em receber tantos represntantes dos vários seguimentos da sociedade bodoense."Nossa gestão necessita da participação popular, para contribuir com o nosso sucesso, apontando soluções para os muitos problemas que enfrentamos e assim chegarmos juntos ao nosso objetivo desejado coletivamente." Afimou o Prefeito. seguido pelo presidente da Câmara de vereadores José Aírton Assunção Gomes que também deu as boas vindas e sugeriu algumas propostas para serem levadas a Conferencia Estadual no que se refere a questão Territorial dos limites do município.O vereador André Alves esteve presente junto com o Prefeito até o final do evento dando sugestões e interagindo junto aos debates, André é um conhecedor com experiencia dos projetos desenvolvidos dentro do município. Autorizada pelo Prefeito Francisco Santos de Souza, Aldenora Silva ( ADL), presidiu a  Conferencia, e iníciou os trabalhos  com a leitura e votação da proposta do Regimento Interno, prosseguiu com a explanação sobre o que representa as Conferencias das Cidades  com o Conferencista Marcio Heber ( SEDEC - Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico), na sequencia o economista Luiz Suetônio Oliveira, apresentou a sociedade as problemáticas locais e as possibilidades de soluções dos mesmos. Foram divididos os Grupos de Trabalhos para trabalharem os 4 eixos temáticos, os relatores dos grupos  apresentaram as propostas que foram aprovadas por unanimidade. Em seguida ocorreu a  eleição dos delegados por segmentos, tornando-se eleitos representantes do poder público e da sociedade civil. Genilson Fagundes (Titular) e Maria Gilvanuza ( Suplente) ( Poder Público) e Pedro Xixi dos Santos ( Titular) e Raimundo Nonato ( suplente), ( Sociedade Civil), os delegados escolhidos titulares irão participar da Conferencia Estadual representando o município  de Bodó. As Conferências têm o objetivo de fortalecer e estimular a participação social e contribuir para o avanço das políticas públicas de desenvolvimento urbano.
As Conferências das Cidades colocam na agenda pública e política questões urbanas que sempre foram preteridas ou tratadas apenas no âmbito local. Elas promovem a formação de redes de difusão de informações sobre a função social da cidade e da propriedade. Também fortalecem o Conselho das Cidades, que age como o interlocutor das propostas aprovadas em plenárias, ampliando a participação popular.Em Bodó foi muito significativa a participação popular e a prioridade das propostas reinvidicadas foram unanimidade do público presente.