sexta-feira, 2 de março de 2012

CAMARA MUNICIPAL DE BODÓ ABRE OS TRABALHOS COM A MENSAGEM DO PREFEITO AVAMAR

As 13:hs do dia 29 de fevereiro na Câmara Municipal de Bodó, o Prefeito Francisco Avamar Alves, juntamente com os seus secretários, diretores, coordenadores e funcionários, abriu os trabalhos do ano de 2012 no Legislativo com a sua mensagem institucional.
Avamar fêz um resumo dos sete anos de trabalho da sua adiministração no município e ainda detalhou os projetos que realizará em 2012.Todos os Secretários puderam usar a palavra para complementar alguns detalhes e também fazer os agradecimentos desejados, e o que era para ser uma solenidade formal, tornou-se democraticamente aberta  para a participação de todos  que fazem a atual administração.
Os vereadores também fizeram suas explanações e a pedido do prefeito Avamar, deram sugestões nos projetos de maiores prioridades em 2012.

Vejam na íntegra a mensagem do Prefeito:




MENSAGEM DE ABERTURA DAS ATIVIDADES LEGISLATIVAS DO EXERCÍCIO DE 2012 DA CÂMARA MUNICIPAL DE BODÓ, PROFERIDA PELO PREFEITO MUNICIPAL FRANCISCO AVAMAR ALVES NA SESSÃO ORDINÁRIA DO DIA 29 DE FEVEREIRO DE 2012.



SENHOR PRESIDENTE – VEREADOR JOSÉ FÉLIX NETO

DEMAIS VEREADORES DESTA CASA LEGISLATIVA

SECRETÁRIOS MUNICIPAIS E DEMAIS AUXILIARES

SENHORAS E SENHORES PRESENTES


É com muita honra que encaminho a esta alta Corte Legislativa a Mensagem do Executivo, saudando todos os pares desta Casa na abertura dos seus trabalhos, e início do último ano de nosso mandato e desta legislatura.

Senhoras e Senhores Vereadores temos certeza de que as nossas ações produziram muitos frutos, e os resultados estão aí, são expressivos e representam todo o nosso esforço ao longo destes sete anos de administração.

Foram sete anos de intensa convivência e muito trabalho, nos quais procuramos nos dedicar fervorosamente aos interesses do nosso Município, levando um pouco do nosso amor a cada um dos seus moradores.

Todos sabem que ao longo dos últimos três anos os pequenos e médios municípios brasileiros vem sendo castigados com as constantes quedas de recursos do FPM, onde para administrar é preciso ter coragem e determinação diante das diversas situações e anseios da comunidade, onde muitas das vezes nos obriga a sacrificar projetos e ações. Mas isso nunca nos intimidou nem enfraqueceu nossa determinação em fazer de nossa terra uma cidade crescente e próspera, pois estamos novamente diante do desafio de administrar em um ano de incertezas, onde a única certeza que temos é a de que não vamos nos baixar, vamos avançar, vamos construir, vamos melhorar cada vez mais nosso município, pois pretendemos concretizar tudo que almejamos dentro de uma linha de responsabilidade, mas para isso precisamos também do apoio da Câmara Municipal, dos nossos auxiliares e da população em geral, porque ao longo desses 7 (sete) anos de nossa gestão tudo o que conseguimos realizar está visível para toda a comunidade Bodoense.

Nesta minha mensagem não vou detalhar essa ou aquela obra que o município desenvolveu e vem desenvolvendo, mas merece destacar resumidamente o seguinte:

Que mesmo diante da crise financeira Bodó foi o primeiro Município na Região do Seridó a implantar o piso salarial dos Professores e também seu plano de cargos e carreira;

EDUCAÇÃO

Foram muitas conquistas. Na área educação, fizemos tudo o que estava ao nosos alcance, foram várias ações, bons resultados, com destaque para os programas de formação continuada de técnicos, visando a elaboração de projetos estratégicos para serem implantados nas escolas do nosso Município, que proporciona hoje a captação de recursos para transporte escolar, creches, quadras esportivas e melhorias das escolas.
A estrutura física de nossas escolas sempre foi um grande problema para o desenvolvimento do nosso ensino público. Muito se falou sobre a situação precária das escolas, do seu estado físico, salas de aulas, da falta de carteiras, etc..Hoje a realidade é outra, temos mais carteiras, os alunos receberam suas mochilas personalizadas, com o programa de reestruturação escolar fomos além, construimos, reformamos e ampliamos as escolas no município, inclusive nas da Zona Rural.

1) Mantivemos devidamente em dia o pagamento dos Servidores Públicos Municipais;

SOCIAL

Atendemos todos os programas sociais tais como PETI, Casa da Família, CRAS, Idosos, Jovens e Adolescentes; No desenvolvimento social a nossa administração foi muito além do que esperávamos. Vimos o quanto faz a diferença o investimento nesta área. Criamos programas e abraçamos os principais programas do Governo Federal. O “Bolsa Família”, que era muito acanhado, hoje proporciona o atendimento de muitos famíliares. E tornou-se o carro chefe que alavanca os demais programas federais, inclusive municipais, como o Conselho Tutelar e a geração de renda.
Ainda dentro da Assistência Social, em parceria com o MDA, desenvolvemos ações e mutirões com o objetivo de fornecer documentações necessárias a população, não paramos por ai, inumeros cursos de pinturas, chocolates, cortes e costuras, cabelereiros, entre outros, foram repassados a comunidade, foruns, conferencias de Cultura, Assistencia Social e outros projetos que fazem a diferença, como o dia dos Pais, dia das mães, da mulher, das crianças, enfim todos somam melhorias no social e são visivelmente reconhecidos no município.
SAÚDE

2) Mantemos todas as ações de saúde com atendimento médico, odontológico, doação de medicamentos, exames, consultas especiais, equipes do PSF, equipes do Saúde Bucal, combate a dengue, além de termos feito os serviços de reforma e melhoramento do Posto de Saúde e a aquisição de equipamentos para melhoria do seu funcionamento; Na Saúde, embora temos altos índices de satisfação por parte da população, continuamos investindo sempre, triplicamos a nossa rede de atenção básica a saúde desde quando assumimos. Hoje temos médicos todos os dias, atendemos também todas as especialidades através de encaminhamentos para outras cidades, mantivemos os atendimento da média e alta complexidade, todos com acompanhamentos médicos. Os nossos programas de atenção básica são muito bem avaliados e procurados.
Programas de saúde foram desenvolvidos em parceria com a educação como é o caso do PSE-PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA e outros são referências no município, e consideramos isso como vitórias do nosso Governo.Só em 2011 tivemos 1.375 atendimentos espelializados distribuidos nas várias áreas:

Ortopedia – 180

Pediatria – 28

Oftalmologia – 72

Ginecologia – 120

Gastro – 72

Dermatologia – 120

Hermatologia – 06

Reumatologia – 24

Endocrinologia - 96

Cardiologia – 180

Neurologia – 120

Otorino – 180

Urologia – 60

Nefrologia – 36

Oncologia – 45

Fonoudiologia – 36

Foram mais de 100 exames laboratoriais feitos no laboratório local, 60 biopsias, 340 preventivos, cerca de 1.345 procedimentos de média complexidade com acompanhamento médico distribuidos da seguinte forma:

ECG – 240

EEG – 72

HOLTER – 20

ECO – 120

Eletroneuromiografia -16

Retosiguoendoscopia – 12

Colomascopia -10

Endoscopia – 60

Mamografia – 16

USG - 480

RX – 240

Teste ERG – 40

Risco Cirurgico – 60

Deusitometria – 12

Fisioterapia – 08 pacientes ( constantemente)

No ano de 2011, tivemos mais de 400 encaminhamentos para as cidades de Currais Novos, Cerro Corá, Caicó e a Capital do Estado. Ainda contabilizamos 56 atendimentos de alta complexidade:

TC – 30

Cateterismo – 05

Cintilografia – 06

Radioterapia – 06

Animioterapia – 04

Hemodialise – 05

Cirurgias - 60

AGRICULTURA

3) Garantimos o corte de terras, o cadastro para o seguro safra dos agricultores e a restauração das estradas do município;adquirimos tratores, carros e caçambas para beneficiar a agricultura familiar e continuamos no controle do abastecimento de agua entre outras atividades desenvolvidas para o homem do campo;

OBRAS

4)Fizemos restauração no calçamento de todas as Ruas de nossa cidade onde havia se desgastado com as chuvas e ampliamos o calçamento de várias ruas;
A infra-estrutura da nossa cidade sempre foi um grande desafio. Fizemos muito na nossa administração e vamos continuar com os trabalhos. Recuperamos o asfalto as principais avenidas e ruas de nossa cidade, pavimentamos e bloquetamos ruas inteiras como está visivelmente para todos.

5) Construimos o prédio da Prefeitura Municipal, Prédio para almoxarifado e garagens para os transportes públicos, Laboratório, Escolas, com recursos próprios, construímos mais de 150 casas para atender famílias da cidade e da zona rural, através de parceria com o programa habitacional do Governo. Só em 2011 foram mais de 30 casas em todo o município;

6) Em 2011 conseguimos reformar algumas escolas como é o caso da escola de Serra do Meio, fizemos também reforma e melhoramento no Centro de Saúde, ainda fizemos reposição de lâmpadas nos postes das diversas ruas da cidade e na área rural do município, só em 2011 foram mais de 120 lampadas repostas;

7) proporcionamos apoio nas festividades sociais e religiosas, apoiamos eventos de pequenos e grandes portes no município, fizemos melhoramentos no monte religioso de Santa Luzia e divulgamos da melhor forma nossas ações;

Aproveito a oportunidade para também dizer que temos diversos projetos empenhados nos Ministérios Federais que irão resultar nas seguintes obras que pretendemos realizar em 2012:
a) Construção do Pórtico da entrada da cidade;

b) Reforma da Quadra do P.A. Jatuarana;

c) Reforma da Feira Coberta;

d) Colocação do gramado no Estádio de Futebol “Inácio Clementino”;

e) Aquisição de uma ambulância;

f) Construção de 96 Unidades Sanitárias pelo (PAC 2), nas Comunidades Rurais de Bom Jardim, Massangana, Chã da Cafuca, Tupinambá, Catarino, Gameleira, São José Velho, Cachoeira, Cabeço dos Ferreiras, Macambira, Riachão, Umbuzeiro, Pau’dólio e Ponta de Linha.



Com recursos próprios iremos realizar as seguintes obras em 2012:

a) Construção do prédio da Secretaria de Obras do município;

b) Construção do anexo da Escola Manoel Catarino Filho;

c) Reforma de todas as escolas do município;

d) Reforma do prédio do Laboratório de Análises Clinicas;

e)Construção/ pavimentação da ladeira da torre;


Portanto Senhora Vereadora, Senhores Vereadores e demais pessoas presentes, fizemos uma demonstração simplificada das ações que foram desenvolvidas na nossa gestão durante todos esses anos especialmente o ano de 2011 e queremos neste último ano de gestão do nosso mandato fazer muito mais e melhor para atender os anseios da coletividade, muito embora enfatizando que a grande maioria das ações dependem dos recursos da principal fonte que é o FPM.
Garantimos que apesar das limitações devido ao ano eleitoral,não iremos cruzar os braços diante das dificuldades. Vamos trabalhar intensamente até o último minuto de nosso mandato que o povo nos conferiu, vamos buscar alternativas, encontrar as saídas e respostas para todas as situações.



A nossa administração tem uma duração de oito anos onde logo passa mas os desafios permanecem. Nos lembramos orgulhosamente do prêmio incentivador do SELO UNICEF que tivemos a honra de receber por duas vezes consecutivas, portanto como todos podem comprovar, algumas dessas lutas já foram iniciadas e esperamos que Bodó possa ter continuidade nesse crescimento.

Por fim, Senhor Presidente e demais Vereadores, deixo a minha mensagem de agradecimento a todas as pessoas da comunidade que têm colaborado com a administração municipal, também registro nesta minha última mensagem desse nosso mandato o meu agradecimento a todos os secretários e diretores municipais, assessores, a todos os funcionários e também aos vereadores que contribuíram com nossa gestão. Agradecer as pessoas que estão aqui deixando a nossa mensagem de fé e esperança no futuro. Desejamos um bom ano legislativo para todos os Senhores Vereadores e que Deus nos abençoe e ilumine os nossos caminhos. E queremos conclamar aos Nobres Edis, a continuarem nesta luta por melhores condições de vida para nosso povo, e acreditarem que através da política poderemos realizar as aspirações dos mais fracos e oprimidos e que neste ano onde os mandatos se renovam, o trabalho de vocês possam ser avaliado no conjunto da obra, eu realmente quero dividir todas as conquistas da nossa administração com toda esta Casa e com todos os bodoenses, por justiça e merecimento.

Um abraço do amigo,

Francisco Avamar Alves



                                        



MUITO OBRIGADO.