quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

SAÚDE E EDUCAÇÃO DESENVOLVENDO BODÓ


    


Durante todo o ano de 2011 a Secretaria Municipal de Educação de Bodó em Parceria com a Secretaria de Saúde de Bodó, realizaram ações do Programa Saúde na escola (PSE) dentre essas ações foi desenvolvido ao longo do ano a avaliação Antropométrica e Nutricional como também o Diagnóstico nutricional dos Escolares do Município de Bodó e a detecção precoce de Hipertensão arterial e teste de ocuidade visual e atualização do esquema vacinal. Os responsáveis pela realização dessas ações foram os seguintes profissionais: A Nutricionista do Município (Dra Natália e a Enfermeira chefe do município Dra. Ana Paula) com a colaboração dos agentes de saúde e os auxiliares em enfermagem do município como também da coordenadora do programa do PSE.


Avaliação nutricional dos escolares do município de Bodó foi um trabalho importante para verificar como estar o estado nutricional dos alunos e detectar os avanços obtidos com o programa de Alimentação Escolar em parceria com o programa de Erradicação de Trabalho Infantil (PETI), uma vez, que este programa também oferece uma alimentação para crianças com a mesma qualidade Nutricional da Alimentação Escolar.

Ao Compararmos os dados de 2011 com 2010 observamos já algumas melhoras.  O índice de desnutrição reduziu de 6% para 4,54%, constatando assim os avanços no combate a fome e a desnutrição no município de Bodó. Em relação ao sobrepeso obesidade o índice também diminuiu de 13% para 10%, dado significativo tendo em vista que o sobrepeso e obesidade são fatores que aumentam os riscos de desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis.