segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

TÉCNICOS DO GOVERNO DO ESTADO PARTICIPAM DE WORKSHOP SOBRE TRANSPOSIÇÃO DO RIO SÃO FRANCISCO

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) em parceria com o Conselho Gestor do Projeto de Integração do Rio São Francisco com Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional (PISF) estarão realizando o workshop “Oportunidades e impactos do Projeto de Integração do rio São Francisco”, às 14h, desta segunda-feira (30), no auditório da sede da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern), localizada na avenida senador Salgado Filho, 1555, Tirol.

A abertura do evento será feita pelo secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Gilberto Jales. Estão confirmadas também as presenças do subcoordenador do Conselho Gestor do PISF, José Luiz Sousa e do assessor especial do Ministério da Integração Nacional, José Machado.
O evento tem o objetivo de possibilitar aos técnicos do Governo do Estado conhecer a transposição do rio São Francisco. O público é integrante de secretarias e de órgãos da administração indireta de áreas de interesse do projeto. A apresentação para os técnicos também permite a identificação de projetos associados e que serão potencializados pela transposição. Além de sensibilizar para a promoção de projetos que induzam o uso eficiente dos recursos hídricos e fortaleçam o desenvolvimento sustentável da região.
O Ministério da Integração Nacional apresentará o projeto geral. Já a Semarh apresentará os projetos implantados, em implantação, os planejados pelo Governo do Estado.
O Projeto de Integração do rio São Francisco com Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional (PISF) tem como propósito promover a sustentabilidade ao desenvolvimento regional pela garantia de água em termos de quantidade e qualidade, prioritariamente para o abastecimento humano e para matar a sede de animais.
De forma complementar, a água terá usos múltiplos, potencializando a eficiência da infraestrutura regional instalada. Associado ao projeto ocorre o fortalecimento da gestão da água, a apropriação adequada dos recursos hídricos no cenário atual e futuro, além da indução de programas de desenvolvimento local. Este evento já ocorreu na Paraíba e no Ceará está marcado para o dia 9 de fevereiro.
F: AssImp Semarh