segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Dom Jaime é empossado como Arcebispo de Natal

Diante de uma Catedral Metropolitana tomada por fiéis, Dom Jaime Vieira Rocha tomou posse oficialmente como Arcebispo de Natal neste domingo.

Até então a frente da arquidiocese, Dom Matias Patrício passou o báculo (tipo de cajado usado pelos pastores) ao seu sucessor em cerimônia solene.

A governadora Rosalba Ciarlini, a prefeita Micarla de Sousa, deputados federais e estaduais, além de outras autoridades, prestigiaram a posse do sexto arcebispo da história da arquidiocese.

Sob aplausos e fogos, Dom Jaime e Dom Matias foram recebidos na frente da Catedral Metropolitana pela governadora e pelo prefeito em exercício Edivan Martins, que fez a entrega da chave da cidade ao novo arcebispo.

“É uma nova esperança da continuidade do trabalho que vinha sendo realizado por Dom Matias e por todos que aqui passaram”, disse Rosalba Ciarlini.

Após o Hino Nacional o novo arcebispo adentrou a igreja e saudado pelos fieis foi até a Capela do Santíssimo Sacramento, no interior da Catedral, onde se paramentou para a missa.

No Rito Inicial, as “Letras Apostólicas” foram lidas pelo chanceler da Arquidiocese, padre Júlio César Cavalcante, introduzindo a passagem do báculo, entregue pelas mãos de Dom Matias.

“É com muita alegria e esperança que te entrego o cajado do pastor”, disse ao sucessor.

Em seguida, o brasão foi descerrado sob o lema de Dom Jaime, “Sei em quem acreditei”, inspirado na segunda cartão de São Paulo a Timóteo.

Foi a vez então do padre Edilson Soares Nobre saudar o novo arcebispo.

Ao assumir a palavra, Dom Jaime lembrou de sua última passagem pela Catedral Metropolitana, há 16 anos, quando anunciava sua ida a Caicó.

De volta como novo arcebispo de Natal, fez uma série de agradecimentos por apoio e colocou a importância de fazer da igreja uma casa para acolher a todos.

A nova função, Dom Jaime assume, como o mesmo disse “confiando mais em Deus do que em mim”.

A cerimônia foi encerrada com a assinatura do livro de ata por todos os bispos e arcebispos

* Com informações do Diário de Natal