segunda-feira, 12 de agosto de 2013

BODÓ REALIZOU COM SUCESSO A I CONFERENCIA DE CULTURA DO MUNICÍPIO



O Município de Bodó, realizou a I CONFERENCIA MUNICIPAL DE CULTURA, com o Tema: “UMA POLÍTICA DE ESTADO PARA A CULTURA: DESAFIOS DO SISTEMA NACIONAL DE CULTURA..O evento foi realizado nesta sexta feira (09), no auditório Silvestre Soares da Prefeitura Municipal de Bodó.
Na oportunidade vários fazedores de cultura local e representantes da área,discutiram novas ações para a CULTURA do município bodoense, o Vice Prefeito Nilsinho esteve participando e representou o Prefeito Francisco Santos que por motivo justo precisou se ausentar, o vereador e Presidente da Câmara Municipal José Airton A. Gomes também esteve marcando presença e falou sobre os caminhos para a busca de melhorias e incentivos através de novos projetos relacionados a cultura do município.A contribuição de todos os participantes foi de extrema importância para o sucesso da conferencia, alguns artistas locais puderam expor suas propostas, os poetas Zé Birro e Tico Teixeira, marcaram presença, Gilcicleia Oliveira, recitou as suas poesias homenageando valores de renomes do município, Eduardo Silva e Rosenilton também fizeram suas apresentações cantando e encantando.
A palestrante convidada especialmente para explanar sobre o referido tema, foi a Sra Odinelha Teixeira Bezerra, enviada gentilmente pela Fundação José Augusto -(FJA). Foram divididos quatro grupos para trabalhar os eixos temáticos, em seguida foram apresentadas as propostas prioritárias que foram aprovadas por unanimidade dos presentes.Foram eleitos dois delegados para participarem da Conferencia Estadual de Cultura, do governo foi escolhido o Coordenador de cultura Paulo Cesar Barros e a suplente, Alexsandra Ferreira, já pela sociedade civil foi eleito o jovem Eduardo Silva e Lúcia Pereira ficou na suplência.
Grandes propostas para valorização e implementação de bons projetos na area da cultura, foram aprovados pela plenária da referida conferencia, e na oportunidade também foram entregues a carteira dos artesãs locais. Queremos em nome do Prefeito Francisco Santos de Sousa, e da Secretaria de Educação e Cultura, agradecer a todos os organizadores e participantes que colaboraram para o sucesso do evento.
A Cultura do município de Bodó encontra-se nas manifestações religiosas (Novenas celebradas em Latim), nas danças folclóricas (Pastoris, Quadrilhas...), Nas formas de organizações Sociais das comunidades Quilombolas, Nos hábitos Alimentares (Picados, Paneladas e Galinha Caipira), Os mitos (Lendas, Contos, Estórias), A musicalidade que passa de geração para geração através dos Sanfoneiros na criação de bandas de Forró, nas Poesias (Violeiros, Poetas e Poetisas).
A nossa cultura se faz presente através do conjunto de manifestações artísticas, que podemos vivenciar no comportamento do nosso povo