terça-feira, 23 de setembro de 2014

SEMANA DO BEBÊ EM BODÓ - RN


Com o objetivo de tornar prioridade na agenda das cidades brasileiras o direito à sobrevivência e ao desenvolvimento de crianças de zero a seis anos, a Semana do Bebê, reconhecida nacionalmente e que conta com a parceria da União das Nações Unidas (Unicef), está sendo realizada no município de Bodó-RN, iniciou ontem segunda (22) e vai até sexta-feira (26).
Durante a semana, serão discutidos temas como pré-natal de qualidade, benefícios do parto normal e humanizado, impacto da cesariana desnecessária, imunização, direitos da gestante e do bebê, aleitamento materno, cuidados com o bebê, adolescência, sexualidade, gravidez e prevenção de DSTs e HIV, responsabilidade paterna na criação do bebê, direito de brincar para desenvolve-se, acesso e qualidade da educação infantil, violência doméstica, estimulação e interação com o bebê.
Compromisso
Ao realizar a Semana do Bebê, cada município brasileiro contribui para o ‘Compromisso com a sobrevivência infantil: uma promessa renovada’, iniciativa da Unicef e dos governos dos EUA, Índia e Etiópia, em apoio à estratégia Toda Mulher Toda Criança, da Assembleia Geral da ONU, lançada em 2010. Esse compromisso tem como objetivo acelerar os esforços dos governos e da sociedade de reduzir as mortes evitáveis de crianças de até cinco anos, com ênfase nos primeiros dias de vida. O objetivo é reduzir a mortalidade na infância para 20 ou menos óbitos de crianças por 1.000 nascidos vivos em todos os países até 2035.