quinta-feira, 21 de março de 2013

Aterro Sanitário do Seridó será construído entre as cidades de Caicó e São José do Seridó

6800
Prefeitos de várias cidades do Seridó voltaram a se reunir na  terça-feira (19) em Caicó. Foi mais uma discussão sobre a construção do Aterro Sanitário do Seridó, que interligará todos os municípios seridoenses. De Bodó participaram o Vice Prefeito Nilsinho e a Secretária de Meio Ambiente Aucione Dantas. A reunião foi coordenada pelo presidente do Consórcio, prefeito de Caicó Roberto Germano (PMDB), na sede da antiga prefeitura.
Por sugestão do próprio Germano, as próximas reuniões serão descentralizadas, para que outras cidades tenham condições de sediar as reuniões, que sempre contam com participações de técnicos do Governo do Estado. A próxima reunião será no dia 19 de abril em Currais Novos. Para Roberto, a reunião foi importante principalmente no acompanhamento das discussões do consórcio. “Tivemos a participação de um técnico da empresa responsável pelo projeto, e mostrou a cada prefeito como será após o consórcio, dizendo a cada um quais suas responsabilidades com relação a triagem, transbordo”, explicou Roberto.
Na reunião chegou-se a conclusão que os recursos já alocados para a construção do aterro sanitário, provenientes de uma emenda do senador Garibaldi Filho não serão suficientes para toda a obra. Os prefeitos se comprometeram de baterem as portas dos governos Estadual e Federal que os municípios por si só, não tem condições de arcarem com os custos elevados.
“Estamos na fase de elaboração do projeto, que serão finalizados até o mês de julho e entregues a Secretaria de Recursos Hídricos, e a previsão de funcionamento é do segundo semestre do próximo ano. Caicó vai receber todo o rejeito, vai ter a questão da triagem, da coleta seletiva e sem contar a base de receber todo o rejeito, num terreno que será localizado entre São José do Seridó e Caicó”, finalizou.