terça-feira, 12 de março de 2013

Coopercrutac executa cursos em Bodó, Cerro Corá e Currais Novos



BODÓ está entre os seis municipios do Rio Grande do Norte escolhidos pela Cooperativa de Produção do Crutac (Coopercrutac) para a sequência de execução do Programa Projovem Trabalhador-Juventude Cidadã. A cooperativa foi selecionada, através licitação na modalidade de chamada pública, para elaborar ações de qualificação profissional de 525 jovens no âmbito dos recursos oriundos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).
Além de Bodó, serão atendidos pelo programa Cerro Corá, Currais Novos, Florânia, Jucurutu e Angicos. A Coopercrutac está oferecendo nove cursos: ‘Serviços Administrativos’, ‘Construção e Reparos (revestimentos)’, ‘Esporte e Lazer’, ‘Joalheria’, ‘Serviços Domésticos’, ‘Beleza e Estética’, ‘Telemática’, ‘Turismo e Hospitalidade’ e ‘Vestuário’.
Em relação a Cerro Corá, a maioria dos cursos adequam-se à sua realidade econômica, sobretudo o da área de turismo, devido a expansão da indústria sem chaminé no município, inclusive com a inauguração de novas pousadas, como a Colina dos Flamboyantes e também a de vestuário, devido o surgimento de indústrias têxteis, como a Zaja Confecções, que terceira a confecção de roupas da grife Hering, do sul do país.
Já em relação a Bodó, como município importante na área de mineração, como scheelita, o curso de joalheria pode ser o mais adequado, assim como o de turismo. 
A presidente da Coopercrutac, Márcia Oliveira, explica que “os cursos implantados já estão na sua fase da qualificação profissional, onde os jovens além do aprendizado para o mercado de trabalho e cada jovem recebe uma bolsa auxilio no valor de R$ 100”.
Dez por cento das vagas são destinados às pessoas com deficiência física e a meta é a inclusão de 30% dos jovens no mercado de trabalho formal e informal. A ação da Coopercrutac tem apoio das Prefeituras nos Municípios, Secretaria de Ação Social, CAIC, escolas estaduais, municipais e Sindicatos Rurais.

Credito:Valdir Julião