sexta-feira, 25 de maio de 2012

                                   A nova Bandeira do município de Bodó

Prefeito de Bodó sanciona lei sobre nova bandeira e brasão das armas


Lei municipal assinada dia 4 de maio pelo prefeito Francisco Avamar Alves, cria uma nova bandeira e o brasão das armas de Bodó. Segundo a lei a Bandeira Municipal será sempre hasteada nas datas comemorativas, nacionais, estaduais e municipais, ao lado esquerdo do Pavilhão Nacional. Já o Brasão de Armas será impresso nos papéis municipais marcando sua finalidade.

Outro artigo da lei estabelece que o Hino Municipal será executado e cantado em solenidades e eventos oficiais, públicos e nas escolas municipais obedecidas as determinações e normas legais nacionais, estaduais e municipais vigentes. Quanto a antiga bandeira, ela não será incinerada e devidamente arquivada como elemento histórico e de estudo.

A nova bandeira de Bodó será constituída de um retângulo em diagonais branco e azul sob um losango amarelo – simbolizando luz, sabedoria, riqueza, paz e harmonia; tendo, ao centro, o escudo do Município.

O Brasão das Armas será confeccionado no estilo alemão, 8 x 7 módulo, encimado por uma estrela branca – representando o poder Municipal. No campo, elementos simbólicos que caracterizam o município: o perfil de Serra ou Monte Santa Luzia sob um Céu de luz – reflete a fé a devoção a Santa Luzia e a religiosidade do povo bodoense; trilha da serra – turismo religioso, sócio-cultural e esportivo – atrativos de belezas naturais que o município dispõe e que encantam o visitante; carrinho – o potencial do seu subsolo onde está concentrada a maior reserva de scheelita da América Latina.

A faixa azul – representa o açude Bodó, cachoeira e outros mananciais de água que fertilizam as terras  propiciando-as a pecuária e a agricultura notadamente ao cultivo de mandioca e caju. No ângulo esquerdo, a família e moradias – representam as dezoito comunidades rurais, históricas e tradicionais existentes na região recebendo do governo municipal apoio, assistência sócio – cultural e econômica além, de garantir-lhes os direitos de cidadania. Galhos de cajueiro floridos e com frutos ladeiam o escudo. No listel azul em letras brancas – o topônimo do município e a data de sua emancipação política.

Ressaltando que a Bandeira de Bodó, foi retificada por Valeska Adelino a mesma jovem que criou a primeira Bandeira do município bodoense com a ajuda da Professora Anadite Fernandes da Silva que está escrevendo um livro que lançará pela Fundação José Augusto contando a História dos municípios do RN
Representantes da FJA, Anadite Fernandes e Joana Darc.

A comissão é formada pelos estudiosos Israel Vieira da Silva(advogado), Anadite Fernandes da Silva e Joana D’Arc Xavier, esta última, coordenadora das Casas de Cultura no Estado. Para professora Anadite, o seu trabalho tem encontrado algumas barreiras, dentre elas a falta de condições financeiras dos municípios, o despreparo cultural de alguns gestores e a falta de interesse das autoridades municipais, daí porque, segundo ela, o seu projeto elaborado através da Secretaria de Educação do Estado, está em andamento desde 1975, não ter conseguido ainda completar a empreitada de rever os símbolos ou de criá-los onde ainda não existe.